MedicamentosAnalgésico e AntitérmicoSumax 6mg/0,5ml Solução Injetável 1 Seringa Preenchida 0,5ml

Descrição do Produto


 Este medicamento é destinado ao alívio das crises de enxaqueca.
Sumax não previne nem reduz o número de crises que você possa ter, ele apenas trata uma crise atual.

Está contraindicado no caso de reação alérgica à sumatriptana ou a qualquer componente de sua formulação.
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos e para maiores de 65 anos de idade.

Sumax somente deve ser administrado por injeção (aplicação) subcutânea.
Deve ser utilizado assim que aparecerem os sintomas da enxaqueca, embora possa ser usado a qualquer momento durante a crise. Não utilize outra dose se a primeira dose não tiver aliviado seus sintomas. Você poderá tomar a segunda dose de Sumax no caso de a primeira dose ter aliviado parcialmente os sintomas da enxaqueca ou caso os sintomas tenham retornado após uma melhora inicial. O intervalo entre as doses deve ser de, no mínimo, uma hora. A dose máxima recomendada que pode ser utilizada em 24 horas é de 12 mg, ou seja, duas injeções de 6 mg ao dia. Sumax somente deve ser utilizado após o aparecimento da crise de enxaqueca, não devendo ser usado para prevenir o aparecimento desta.
Você pode tomar sua medicação usual para dores de cabeça, desde que não contenha ergotamina ou di-hidroergotamina.
Não use medicamentos que contenham ergotamina ou di-hidroergotamina até seis horas após ter usado Sumax e não use Sumax até pelo menos 24 horas depois de ter usado qualquer medicamento com ergotamina ou dihidroergotamina.
Forma de realizar a aplicação subcutânea
Preparo: retire a seringa da embalagem e remova cuidadosamente a tampa de borracha que protege a agulha, conforme
a figura 1.
Opção 1 – Aplicação no braço realizada por outra pessoa
- Selecione o lado externo do braço, conforme a figura 2a e desinfete o local com álcool.
- Faça uma prega na pele
- Introduza rapidamente a seringa na prega da pele, em ângulo levemente inclinado (figura 3a)
- Puxe um pouco o êmbolo e se observar sangue na seringa, faça uma nova perfuração/aplicação. Caso não observe sangue ao puxar o êmbolo, injete o líquido e retire a agulha.
Opção 2 – Autoaplicação na coxa
- Selecione o lado externo da coxa, conforme a figura 2b.
- Desinfete o local com álcool. Faça uma prega na pele (figura 2b).
 Introduza rapidamente a seringa na prega da pele, em ângulo levemente inclinado (figura 3b).
- Puxe um pouco o êmbolo e se observar sangue na seringa, faça uma nova perfuração/aplicação. Caso não observe sangue ao puxar o êmbolo, injete o líquido e retire a agulha.
Descarte: esta seringa é descartável, não devendo ser reutilizada (figura 4).
Informações complementares
- Na aplicação subcutânea deve ser tomado cuidado para que a agulha não atinja o tecido muscular. Para isso devem ser levadas em conta algumas condições como os locais de aplicação: preferencialmente região superior externa dos braços, do abdômen ou região anterior da coxa.
- O peso da pessoa pode indicar a profundidade da camada subcutânea.
- Em pessoas com baixa quantidade de gordura ou camada maior de tecido muscular, pode ser mais adequada a aplicação da injeção em ângulo inclinado (45° ou 60°), para garantir a liberação do medicamento na camada subcutânea e não no tecido muscular.
- Da mesma maneira, pessoas com alta quantidade de gordura ou com pouca camada de tecido muscular, a aplicação da injeção pode ser em ângulo reto.
- Seu médico irá lhe orientar qual a maneira mais adequada para a introdução da agulha: em ângulo reto (90°) ou em ângulo inclinado (45° ou 60°).
- Preparo para reconstituição e/ou diluição antes da administração: este medicamento já vem pronto para uso, não necessita ser diluído.
Posologia: a dose recomendada para adultos é de 6 mg (0,5 mL) por aplicação, podendo ser aplicada nova injeção subcutânea de 6 mg de sumatriptana após uma hora, no mínimo, da aplicação da primeira dose. A dose máxima em 24 horas é somente de duas injeções de 6 mg (12 mg de sumatriptana ao dia).
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Na ocorrência de qualquer um dos sintomas abaixo, pare de usar Sumax e procure seu médico imediatamente.
- Alguns sintomas podem ocorrer normalmente, mas se estes forem intensos e não passarem rapidamente como dor ou sensação de dormência; calor; sensação de peso ou pressão em qualquer parte do corpo, incluindo o peito e a garganta, avise ao seu médico imediatamente (pode ser sinal de ataque cardíaco).
- Entre em contato imediatamente com o seu médico caso desenvolva dor abdominal súbita e intensa, fôlego curto, inchaço nas pálpebras, face ou lábios, reações alérgicas na pele.
- Embora rara, alguns pacientes podem desenvolver uma doença aguda chamada síndrome serotoninérgica que inclui confusão mental, alucinações, febre, aumento da produção de saliva, contrações nos músculos, dificuldade de caminhar e diarreia. Se você desenvolver estes sintomas, avise ao médico imediatamente.
Na ocorrência de algumas das reações abaixo, não há necessidade de parar de usar Sumax, mas você deverá avisar seu médico da ocorrência delas na próxima consulta: cansaço ou sonolência; tontura; confusão ou sensação de cabeça leve; batimentos do coração atipicamente muito lentos ou rápidos, ou sensação de batimentos cardíacos irregulares ou fortes; sensação de fraqueza, náusea, vômito; redução na audição; rubor (vermelhidão da face); distúrbios visuais ou perda de coloração dos dedos dos pés ou das mãos. Entretanto, no caso de ocorrência de descoloração roxa persistente dos pés e das mãos, pare de tomar o medicamento e avise ao seu médico imediatamente.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Avaliações

Carregando…
Carregando avaliações…