Contraindicação
Alprazolam é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a esse fármaco, a outros benzodiazepínicos ou a qualquer componente do produto, e em pacientes portadores de miastenia gravis ou glaucoma de ângulo estreito agudo.
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.
Instruções de Uso
Cada comprimido de 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg de alprazolam contém o equivalente a 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg de alprazolam, respectivamente.
Uso em Adultos
A dose ótima de alprazolam deve ser individualizada com base na gravidade dos sintomas e na resposta individual do paciente. Nos pacientes que requeiram doses mais elevadas, essas devem ser aumentadas com cautela, a fim de evitar reações adversas. Em geral, os pacientes que não tenham sido previamente tratados com medicamentos psicotrópicos necessitarão de doses menores que aqueles previamente tratados com ansiolíticos menores, antidepressivos ou hipnóticos.
Uso em Crianças
A segurança e a eficácia de alprazolam em indivíduos com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.
Uso em Pacientes Idosos ou Debilitados
Recomenda-se usar a menor dose eficaz para os pacientes idosos ou debilitados para evitar sedação excessiva ou ataxia (vide quadro).
Duração do Tratamento
Os dados disponíveis corroboram a utilização da medicação por até 6 meses para transtornos ansiosos e por até 8 meses no tratamento dos transtornos de pânico.
Descontinuação do Tratamento
Para descontinuar o tratamento com alprazolam, a dose deve ser reduzida lentamente, conforme prática médica adequada. É sugerido que a dose diária de alprazolam seja reduzida em não mais que 0,5mg a cada 3 dias. Alguns pacientes podem necessitar de redução de dose ainda mais lenta.
Dosagem Recomendada
Indicação
|
Dose inicial*
|
Limites da dose habitual
|
Transtornos de ansiedade
|
0,25mg a 0,5mg, administrados 3 vezes ao dia
|
0,5mg a 4,0mg ao dia, administrados em doses divididas.
|
Transtorno do pânico
|
0,5mg a 1,0mg antes de dormir ou 0,5mg, administrados 3 vezes ao dia
|
A dose deve ser ajustada à resposta do paciente.
Os ajustes de dose devem ser aumentados no máximo 1mg a cada 3 ou 4 dias. Com alprazolam, doses adicionais podem ser acrescentadas até que seja alcançada uma posologia de 3 ou 4 vezes diariamente.
A dose média em um grande estudo multi-clínico foi 5,7 ± 2,27mg, com pacientes necessitando, ocasionalmente, de um máximo de 10mg diariamente.
|
Pacientes geriátricos ou na presença de condições debilitantes
|
0,25mg administrados 2 ou 3 vezes ao dia
|
0,5mg a 0,75mg ao dia, administrados em doses divididas; podem ser gradualmente aumentadas se necessário e tolerado.
|
*Se ocorrerem efeitos colaterais, a dose deve ser diminuída.
Dose Omitida
Caso o paciente se esqueça de utilizar Frontal no horário estabelecido, deve fazê-lo assim que lembrar.
Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e utilizar a próxima. Neste caso, o paciente não deve utilizar a dose duplicada para compensar doses esquecidas.
O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Reações Adversa
Os eventos adversos de alprazolam, se presentes, geralmente são observados no início do tratamento e habitualmente desaparecem com a continuidade do tratamento ou diminuição da dose.
Os eventos adversos associados ao tratamento com alprazolam em pacientes participantes de estudos clínicos controlados e em experiências pós-comercialização são os seguintes:
*Reações Adversas identificadas pós-comercialização.
Em muitos dos relatos de casos espontâneos de efeitos comportamentais adversos, os pacientes estavam recebendo outros fármacos de ação no sistema nervoso central concomitantemente e/ou tinham doenças psiquiátricas subjacentes. Pacientes que apresentam um distúrbio de personalidade limítrofe, história prévia de comportamento violento ou agressivo ou abuso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias podem ser pacientes de risco para esses eventos. Foram relatados casos de irritabilidade, hostilidade e pensamentos invasivos durante a interrupção da administração de alprazolam em pacientes com distúrbio de estresse pós-traumático.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Especificações
Genero:Unissex
Descrição Marketplace:O que é Alprazolam?
Alprazolam é um medicamento em comprimido indicado para o tratamento de transtornos de ansiedade.
Como funciona Alprazolam?
Estudos Clínicos Transtornos de Ansiedade O alprazolam foi comparado ao placebo em estudos duplo-cegos (doses de até 4 mg/dia) em pacientes com um diagnóstico de ansiedade ou ansiedade associada a sintomas de depressão. O alprazolam foi significativamente melhor do que o placebo para cada período de avaliação destes estudos de 4 semanas, conforme a observação de vários instrumentos psicométricos, como a Escala de Impressão Clínica Global - gravidade, Escala de Hamilton de Ansiedade, Escala de Impressão Clínica Global - melhora e Escala de auto avaliação dos sintomas. Transtorno do Pânico Três estudos de curto prazo (até 10 semanas), duplo-cegos, controlados por placebo, dão suporte ao uso de alprazolam no tratamento do transtorno de pânico, conforme diagnóstico estabelecido utilizando-se o critério do DSM-III-R para este transtorno.
A dose média de alprazolam foi de 5-6 mg/dia em dois destes estudos, e as doses foram fixadas em 2 e 6 mg/dia no terceiro estudo. Em todos os três estudos clínicos, alprazolam demonstrouse superior ao placebo na variável definida como “o número de pacientes com nenhum ataque de pânico” (37 a 83% dos pacientes alcançaram este critério), bem como na variável sobre o escore de melhora global. Em dois destes três estudos, o alprazolam foi superior ao placebo na mudança do número de ataques de pânico por semana em comparação à linha de base (que variou de 3,3 a 5,2) e também na escala de fobia. Um subgrupo de pacientes que melhorou com alprazolam durante o tratamento de curto prazo continuou em uma fase aberta de até 8 meses, sem perda aparente do benefício do medicamento.
Como usar Alprazolam?
A dose ótima de alprazolam deve ser individualizada com base na gravidade dos sintomas e na resposta individual do paciente. Nos pacientes que requeiram doses mais elevadas, essas devem ser aumentadas com cautela, a fim de evitar reações adversas. Em geral, os pacientes que não tenham sido previamente tratados com medicamentos psicotrópicos necessitarão de doses menores que aqueles previamente tratados com ansiolíticos menores, antidepressivos ou hipnóticos.
Quem não deve usar Alprazolam?
A administração a pacientes suicidas ou gravemente deprimidos deve ser realizada com as devidas precauções e com a prescrição de doses apropriadas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que fazer em caso de superdosagem de Alprazolam?
As manifestações de superdose do alprazolam são extensões da sua ação farmacológica e incluem sonolência, fala arrastada, comprometimento da coordenação motora, coma e depressão respiratória. Sequelas sérias são raras, exceto quando há ingestão concomitante de outros fármacos e/ou etanol. O tratamento de superdose é principalmente de suporte para a função respiratória e cardiovascular. Como em todos os casos de superdose, a respiração, o pulso e a pressão arterial devem ser monitorados. O valor da diálise não foi determinado. Como em todos os casos de superdose intencional de qualquer fármaco, deve-se ter em mente que múltiplos agentes podem ter sido ingeridos. O flumazenil pode ser usado como um adjuvante para a administração das funções respiratórias e cardiovasculares associadas a superdose.
Indicação:<p>Alprazolam é indicado no tratamento de transtornos de ansiedade.</p>
<p>Alprazolam não deve ser administrado como substituição do tratamento apropriado de psicose.</p>
<p>Os sintomas de ansiedade podem variavelmente incluir: tensão, medo, apreensão, intranquilidade, dificuldades de concentração, irritabilidade, insônia e/ou hiperatividade neurovegetativa, resultando em manifestações somáticas variadas.</p>
<p>Alprazolam também é indicado no tratamento dos transtornos de ansiedade associado a outras condições, como a abstinência ao álcool.</p>
<p>Alprazolam também está indicado no tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia, cuja principal característica é a crise de ansiedade não esperada, um ataque súbito de apreensão intensa, medo ou terror.</p>
BloqueioVenda:Não
Tipo Modalidade:Controlados
Contraindicação:<p>Alprazolam é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a esse fármaco, a outros benzodiazepínicos ou a qualquer componente do produto, e em pacientes portadores de miastenia gravis ou glaucoma de ângulo estreito agudo.</p>
<p><strong>Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.</strong></p>
Reações Adversas:<P>Os eventos adversos de alprazolam, se presentes, geralmente são observados no início do tratamento e habitualmente desaparecem com a continuidade do tratamento ou diminuição da dose.</P>
<P>Os eventos adversos associados ao tratamento com alprazolam em pacientes participantes de estudos clínicos controlados e em experiências pós-comercialização são os seguintes:</P>
<P>*Reações Adversas identificadas pós-comercialização.</P>
<P>Em muitos dos relatos de casos espontâneos de efeitos comportamentais adversos, os pacientes estavam recebendo outros fármacos de ação no sistema nervoso central concomitantemente e/ou tinham doenças psiquiátricas subjacentes. Pacientes que apresentam um distúrbio de personalidade limítrofe, história prévia de comportamento violento ou agressivo ou abuso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias podem ser pacientes de risco para esses eventos. Foram relatados casos de irritabilidade, hostilidade e pensamentos invasivos durante a interrupção da administração de alprazolam em pacientes com distúrbio de estresse pós-traumático.</P>
<P><STRONG>Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.</STRONG></P>
Como Usar:<p>Cada comprimido de 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg de alprazolam contém o equivalente a 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg de alprazolam, respectivamente.</p>
<h3>Uso em Adultos</h3>
<p>A dose ótima de alprazolam deve ser individualizada com base na gravidade dos sintomas e na resposta individual do paciente. Nos pacientes que requeiram doses mais elevadas, essas devem ser aumentadas com cautela, a fim de evitar reações adversas. Em geral, os pacientes que não tenham sido previamente tratados com medicamentos psicotrópicos necessitarão de doses menores que aqueles previamente tratados com ansiolíticos menores, antidepressivos ou hipnóticos.</p>
<h3>Uso em Crianças</h3>
<p>A segurança e a eficácia de alprazolam em indivíduos com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.</p>
<h3>Uso em Pacientes Idosos ou Debilitados</h3>
<p>Recomenda-se usar a menor dose eficaz para os pacientes idosos ou debilitados para evitar sedação excessiva ou ataxia (vide quadro).</p>
<h3>Duração do Tratamento</h3>
<p>Os dados disponíveis corroboram a utilização da medicação por até 6 meses para transtornos ansiosos e por até 8 meses no tratamento dos transtornos de pânico.</p>
<h3>Descontinuação do Tratamento</h3>
<p>Para descontinuar o tratamento com alprazolam, a dose deve ser reduzida lentamente, conforme prática médica adequada. É sugerido que a dose diária de alprazolam seja reduzida em não mais que 0,5mg a cada 3 dias. Alguns pacientes podem necessitar de redução de dose ainda mais lenta.</p>
<h3>Dosagem Recomendada</h3>
<table border="1" cellpadding="1" cellspacing="1" style="width:100%">
<tbody>
<tr>
<td style="width:175px">
<p style="text-align:center"><strong>Indicação</strong></p>
</td>
<td style="width:185px">
<p style="text-align:center"><strong>Dose inicial*</strong></p>
</td>
<td style="width:169px">
<p style="text-align:center"><strong>Limites da dose habitual</strong></p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width:175px">
<p style="text-align:center">Transtornos de ansiedade</p>
</td>
<td style="width:185px">
<p style="text-align:center">0,25mg a 0,5mg, administrados 3 vezes ao dia</p>
</td>
<td style="width:169px">
<p style="text-align:center">0,5mg a 4,0mg ao dia, administrados em doses divididas.</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width:175px">
<p style="text-align:center">Transtorno do pânico</p>
</td>
<td style="width:185px">
<p style="text-align:center">0,5mg a 1,0mg antes de dormir ou 0,5mg, administrados 3 vezes ao dia</p>
</td>
<td style="width:169px">
<p style="text-align:center">A dose deve ser ajustada à resposta do paciente.</p>
<p style="text-align:center">Os ajustes de dose devem ser aumentados no máximo 1mg a cada 3 ou 4 dias. Com alprazolam, doses adicionais podem ser acrescentadas até que seja alcançada uma posologia de 3 ou 4 vezes diariamente.</p>
<p style="text-align:center">A dose média em um grande estudo multi-clínico foi 5,7 ± 2,27mg, com pacientes necessitando, ocasionalmente, de um máximo de 10mg diariamente.</p>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="width:175px">
<p style="text-align:center">Pacientes geriátricos ou na presença de condições debilitantes</p>
</td>
<td style="width:185px">
<p style="text-align:center">0,25mg administrados 2 ou 3 vezes ao dia</p>
</td>
<td style="width:169px">
<p style="text-align:center">0,5mg a 0,75mg ao dia, administrados em doses divididas; podem ser gradualmente aumentadas se necessário e tolerado.</p>
</td>
</tr>
</tbody>
</table>
<p>*Se ocorrerem efeitos colaterais, a dose deve ser diminuída.</p>
<h3>Dose Omitida</h3>
<p>Caso o paciente se esqueça de utilizar Frontal no horário estabelecido, deve fazê-lo assim que lembrar.</p>
<p>Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e utilizar a próxima. Neste caso, o paciente não deve utilizar a dose duplicada para compensar doses esquecidas.</p>
<p>O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.</p>
Classe do Medicamento:Antipsicóticos
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Com retenção de receita. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Medicamento genérico - Lei N.º 9.787/99.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/ALPRAZOLAM_MEDLEY_b8839314-6ec4-4665-80f4-484dd9d9ab51.pdf
Fases da Vida:Para adultos
Parte do Corpo:Para o sistema nervoso
Principio Ativo:Alprazolam
Doencas e Complicacoes:Para ansiedade
Forma de Administracao:Uso oral
Prescrição Medica:Sim
Tipo de Medicamento:Genérico