AZORGA está indicado para redução da pressão intraocular (PIO) em paciente com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular (pressão alta dentro dos olhos).
Descrição do Produto
Indicação
AZORGA está indicado para redução da pressão intraocular (PIO) em paciente com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular (pressão alta dentro dos olhos).
Contraindicação
Este medicamento é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo ou a qualquer excipiente, ou a sulfonamidas. Também é contraindicado a pacientes com doença respiratória reativa, incluindo asma brônquica ou histórico de asma brônquica, ou doença pulmonar obstrutiva crônica grave, pacientes com batimento cardíaco lento, insuficiência cardíaca ou distúrbios do ritmo cardíaco ou choque cardiogênico (redução da capacidade de bombeamento do coração), acidose hiperclorêmica, insuficiência renal (dos rins) grave.
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência renal grave.
Instruções de Uso
Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.
- Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize AZORGA caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco.
- A suspensão já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio.
- Agite bem antes de usar.
- Aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), 2 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente de 12 horas entre as doses.
- Feche bem o frasco depois de usar. Se for utilizar mais de um medicamento oftálmico tópico, administre com pelo menos 5 minutos de intervalo. Pomadas devem ser utilizadas por último.
- Ao fazer oclusão nasolacrimal ou fechar as pálpebras durante 2 minutos, a absorção sistêmica é reduzida. Isso pode resultar em uma diminuição das reações adversas sistêmicas e um aumento na atividade local.
A segurança de AZORGA com doses ou frequência de administração maiores, bem como o uso por outras vias de administração não foi estabelecida.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações Adversa
As seguintes reações adversas são classificadas de acordo com a seguinte convenção: muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento), comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento), incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento), rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento), ou muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). Dentro de cada grupo de frequência as reações adversas são apresentadas em ordem decrescente de seriedade.
Classificação por sistema de órgãos/ Reações adversas
Distúrbios do sistema sanguíneo e linfático: Incomum: diminuição da contagem de células sanguíneas brancas.
Distúrbios psiquiátricos: Raro: insônia. Distúrbios do sistema nervoso: Comum: disgeusia (alteração do paladar).
Distúrbios oculares: Comum: ceratite punteada (inflamação e danos na superfície do olho), visão borrada, dor ocular, irritação ocular. Incomum: ceratite (inflamação na superfície do olho), coloração na córnea, olho seco, prurido ocular (coceira e/ou ardência nos olhos), vermelhidão ocular, vermelhidão conjuntival, sensação de corpo estranho nos olhos, secreção ocular. Raro: erosão corneana, ardor na câmara anterior (precipitação dentro do olho), lacrimação aumentada por fotofobia (sensibilidade exagerada à luz), hiperemia escleral, eritema da pálpebra (vermelhidão), crosta na margem da pálpebra. Distúrbios cardíacos: Comum: diminuição da frequência cardíaca. Distúrbios vasculares: Incomum: diminuição da pressão sanguínea. Distúrbios respiratório, torácico e do mediastino: Incomum: tosse. Raro: dor orofaríngea e rinorreia. Distúrbios renais e urinários: Incomum: presença de sangue na urina. Distúrbios gerais e alterações no local da administração: Incomum: mal-estar.
Reações adversas adicionais identificadas a partir da vigilância pós-comercialização, incluem o seguinte (as frequências não puderam ser estimadas a partir dos dados disponíveis):
Distúrbios do sistema imune: choque anafilático, hipersensibilidade (alergia). Distúrbio cardíaco: palpitações.
Distúrbio auditivo e do labirinto: zumbido. Distúrbios psiquiátricos: depressão, alucinação (sentir ou ouvir coisas que não existem). Distúrbios do sistema nervoso: tontura, dor de cabeça, parestesia (formigamentos). Distúrbios oculares: deficiência visual, alergia, edema palpebral, conjuntivite. Distúrbio vascular: aumento da pressão sanguínea.
Distúrbio respiratório, torácico e do mediastino: asma, dispneia (dificuldade respiratória), epistaxe (sangramento nasal). Distúrbios gastrointestinais: diarreia, boca seca, náusea, desconforto abdominal. Distúrbios da pele e tecido subcutâneo: eritema, alopecia (perda de cabelos e pelos), coceira. Alguns efeitos colaterais podem ser graves: erupção cutânea, vermelhidão da pele, descamação da pele, bolhas nos lábios, olhos ou boca, febre ou qualquer combinação destes (síndrome de Stevens-Johnson/necrólise epidérmica tóxica). Distúrbios musculoesquelético e do tecido conjuntivo: mialgia (dor muscular). Distúrbios gerais e alterações no local da administração: dor no peito, fadiga
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Responsabilidade social
Drogal Farmacêutica LTDA | CNPJ: 54.375.647/0066-72 | IE: 535.412.860.113 | Rua São João, 909 - Bairro Alto - Piracicaba/São Paulo, CEP: 13416-585 | SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 771 2120 (Segunda à Sexta das 7h as 20h/ Sábado das 7h às 15h) ou sac@drogal.com.br / Farmacêutica responsável: Giovanna do Rosario Martins – CRF/SP 49.855 | Autorização de Funcionamento Anvisa (AFE): 7.15583.1 / CEVS: 353870901-477-000047-1-5. As informações contidas neste site, como promoções e ofertas de remédios e medicamentos, não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente o médico está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Para mais informações, consulte o site Anvisa. As fotos contidas em nosso site são meramente ilustrativas. Promoções e preços são válidos apenas para compras on-line, caso haja disponibilidade e estão sujeitos a alterações no decorrer do dia. Todos os direitos reservados.