Contraindicação
A cefadroxila é não deve ser utilizada caso você apresente alergia ou intolerância à cefadroxila ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso você apresente alergia à penicilina e aos antibióticos da classe cefalosporinas.
Antes da utilização, verifique se você possui antecedentes alérgicos, especialmente aos componentes da formulação.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Instruções de Uso
A cefadroxila pode ser administrada antes, durante ou após as refeições. Você pode tomá-lo junto com alimentos, o que diminui a intolerância gastrintestinal e melhora a absorção.
Adultos: 1 a 2 g por dia, fracionados em duas tomadas de 12 em 12 horas.
Em algumas situações, seu médico poderá prescrever a cefadroxila na dose de 1 a 2 g ao dia, em dose única diária.
Crianças: A dose diária recomendada para crianças é de 25-50 mg/kg/dia (dividido em duas tomadas a cada 12 horas).
Para o tratamento de faringite ou amigdalite estreptocócicas beta-hemolíticas:
Crianças: 30 mg de cefadroxila/kg de peso ao dia em uma única dose ou em duas doses, durante um mínimo de 10 dias.
Adultos: 1 g de cefadroxila ao dia em uma única dose ou em duas doses iguais (intervalo de 12 horas) durante um mínimo de 10 dias.
Para o tratamento de infecções complicadas das vias urinárias:
Adultos: 2 g de cefadroxila ao dia, fracionado em duas tomadas de 12 em 12 horas durante 7 a 10 dias.
Posologia nos casos de disfunção renal:
A dose de cefadroxila deverá ser ajustada de acordo com as taxas de clearance de creatinina para evitar acúmulo da droga. Em adultos, a dose inicial é 1 g de cefadroxila e a dose de manutenção (conforme o clearance de creatinina) é de 500 mg, nos intervalos de tempo abaixo relacionados:
Pacientes com clearence de creatinina >50 mL/min/1,73m² podem ser tratados como pacientes com função renal normal.
Posologia em pacientes submetidos à hemodiálise:
Para pacientes com disfunção renal, 48 horas antes de iniciar a diálise, 1 dose de 500 mg de cefadroxila e ao terminar a diálise outra dose de 500 mg.
Como a frequência da hemodiálise é de duas a três vezes por semana, a próxima dose deve ser administrada 48 horas antes da próxima diálise.
Mantenha esta bula em seu poder até o final do tratamento com cefadroxila. Você pode querer lê-la novamente.
Caso você esteja ajudando alguém a tomar este medicamento, leia atentamente todas as informações antes de dar a primeira dose.
Como usar cefadroxila - pó para suspensão oral:
1. Agite o frasco para dispersar o pó;
2. Adicione água filtrada com cuidado, até a linha gravada no rótulo do frasco;
3. Agite o frasco novamente. Deixe a suspensão repousar por alguns instantes;
4. Adicione água filtrada novamente, em pequenas porções, agitando o frasco após cada adição, até que a suspensão reconstituída atinja a marca indicada no rótulo;
5. Coloque o bico adaptador no frasco, certificando-se de que esteja bem encaixado;
6. Insira a seringa dosadora no bico adaptador e puxe-a até a dose recomendada pelo seu médico. Administre o produto, fechando bem o frasco após o uso;
7. A suspensão reconstituída deve ser conservada ao abrigo do calor. Esta suspensão é válida por 10 dias, à temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C), após este período ela deve ser descartada;
8. Lembre-se de agitar bem o frasco antes de cada nova administração.
AGITE A SUSPENSÃO ANTES DE USAR.
Após reconstituição do pó, conservar a suspensão em temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C) por no máximo 10 dias ou sob refrigeração (entre 2° C e 8° C) por 14 dias. Após este prazo, despreze qualquer suspensão não utilizada. Agite bem antes de usar. Mantenha o frasco bem fechado.
Após a reconstituição pode ocorrer o amarelamento da suspensão, porém tal fato não altera suas propriedades terapêuticas, tão pouco sua qualidade.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Somente ele poderá avaliar a evolução do tratamento e decidir quando e como este poderá ser interrompido.
Qualquer modificação da dose somente deverá ser realizada sob orientação médica.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e o medicamento pode causar prejuízo para a sua saúde.
A data de fabricação e o prazo de validade estão impressos na embalagem externa do produto.
Reações Adversa
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como, por exemplo, náuseas, vômitos, diarreia e reações alérgicas.
As reações adversas da cefadroxila estão listadas de acordo com a sua frequência de incidência. Nesta lista, a frequência das reações está dividida da seguinte forma: reações muito comuns (≥10%); reações comuns (<10% e ≥1%); reações incomuns (<1% e ≥0,1%); reações raras (<0,1% e ≥0,01%); reações muito raras (<0,01%).
Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Gastrintestinal: diarreia.
Sistema gênito-urinário: infecção por Candida (monília) na vagina e vulva.
Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Gastrintestinal: dor de estômago, náuseas, vômitos, indigestão.
Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Alterações em exames laboratoriais: alterações em testes de função hepática, teste de Coombs temporariamente positivo.
Sistema imunológico: reação semelhante à doença do soro, reação alérgica grave (anafilaxia).
Gastrintestinal: colite pseudomembranosa, hepatite medicamentosa, colite, icterícia.
Sangue: hipoprotrombinemia (redução da trombina, proteína responsável pela coagulação), redução da contagem de plaquetas (células responsáveis pela coagulação), redução da contagem de granulócitos (tipo de glóbulo branco), anemia por destruição dos glóbulos vermelhos, aumento da contagem de eosinófilos (tipo de glóbulo branco), sangramento.
Pele e anexos: eritema multiforme, urticária, coceira, síndrome de Stevens-Johnsons.
Sintomas gerais: febre, fraqueza.
Sistema nervoso: alucinações, convulsões, confusão mental, tontura, inquietação, dor de cabeça, formigamento.
Sistema urinário: nefrite intersticial, insuficiência renal aguda.
Sistema musculoesquelético: dor nas juntas.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Especificações
Indicação:A cefadroxila está indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis. A eficácia de cefadroxila manifesta-se pela melhora do estado geral do paciente, incluindo a regressão da febre, dos sinais e sintomas da infecção.
<P> </P>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Tipo Modalidade:Controlados
Contraindicação:<P>A cefadroxila é não deve ser utilizada caso você apresente alergia ou intolerância à cefadroxila ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso você apresente alergia à penicilina e aos antibióticos da classe cefalosporinas.<BR>Antes da utilização, verifique se você possui antecedentes alérgicos, especialmente aos componentes da formulação.<BR>Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. </P>
Reações Adversas:Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como, por exemplo, náuseas, vômitos, diarreia e reações alérgicas.<BR>As reações adversas da cefadroxila estão listadas de acordo com a sua frequência de incidência. Nesta lista, a frequência das reações está dividida da seguinte forma: reações muito comuns (≥10%); reações comuns (<10% e ≥1%); reações incomuns (<1% e ≥0,1%); reações raras (<0,1% e ≥0,01%); reações muito raras (<0,01%).<BR>Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)<BR>Gastrintestinal: diarreia.<BR>Sistema gênito-urinário: infecção por Candida (monília) na vagina e vulva.<BR>Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)<BR>Gastrintestinal: dor de estômago, náuseas, vômitos, indigestão. <BR>Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)<BR>Alterações em exames laboratoriais: alterações em testes de função hepática, teste de Coombs temporariamente positivo.<BR>Sistema imunológico: reação semelhante à doença do soro, reação alérgica grave (anafilaxia).<BR>Gastrintestinal: colite pseudomembranosa, hepatite medicamentosa, colite, icterícia.<BR>Sangue: hipoprotrombinemia (redução da trombina, proteína responsável pela coagulação), redução da contagem de plaquetas (células responsáveis pela coagulação), redução da contagem de granulócitos (tipo de glóbulo branco), anemia por destruição dos glóbulos vermelhos, aumento da contagem de eosinófilos (tipo de glóbulo branco), sangramento.<BR>Pele e anexos: eritema multiforme, urticária, coceira, síndrome de Stevens-Johnsons.<BR>Sintomas gerais: febre, fraqueza.<BR>Sistema nervoso: alucinações, convulsões, confusão mental, tontura, inquietação, dor de cabeça, formigamento.<BR>Sistema urinário: nefrite intersticial, insuficiência renal aguda.<BR>Sistema musculoesquelético: dor nas juntas.<BR>Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Como Usar:A cefadroxila pode ser administrada antes, durante ou após as refeições. Você pode tomá-lo junto com alimentos, o que diminui a intolerância gastrintestinal e melhora a absorção.<BR>Adultos: 1 a 2 g por dia, fracionados em duas tomadas de 12 em 12 horas.<BR>Em algumas situações, seu médico poderá prescrever a cefadroxila na dose de 1 a 2 g ao dia, em dose única diária.<BR>Crianças: A dose diária recomendada para crianças é de 25-50 mg/kg/dia (dividido em duas tomadas a cada 12 horas).<BR>Para o tratamento de faringite ou amigdalite estreptocócicas beta-hemolíticas:<BR>Crianças: 30 mg de cefadroxila/kg de peso ao dia em uma única dose ou em duas doses, durante um mínimo de 10 dias.<BR>Adultos: 1 g de cefadroxila ao dia em uma única dose ou em duas doses iguais (intervalo de 12 horas) durante um mínimo de 10 dias.<BR>Para o tratamento de infecções complicadas das vias urinárias:<BR>Adultos: 2 g de cefadroxila ao dia, fracionado em duas tomadas de 12 em 12 horas durante 7 a 10 dias.<BR>Posologia nos casos de disfunção renal:<BR>A dose de cefadroxila deverá ser ajustada de acordo com as taxas de clearance de creatinina para evitar acúmulo da droga. Em adultos, a dose inicial é 1 g de cefadroxila e a dose de manutenção (conforme o clearance de creatinina) é de 500 mg, nos intervalos de tempo abaixo relacionados:<BR>Pacientes com clearence de creatinina >50 mL/min/1,73m² podem ser tratados como pacientes com função renal normal.<BR>Posologia em pacientes submetidos à hemodiálise:<BR>Para pacientes com disfunção renal, 48 horas antes de iniciar a diálise, 1 dose de 500 mg de cefadroxila e ao terminar a diálise outra dose de 500 mg.<BR>Como a frequência da hemodiálise é de duas a três vezes por semana, a próxima dose deve ser administrada 48 horas antes da próxima diálise.<BR>Mantenha esta bula em seu poder até o final do tratamento com cefadroxila. Você pode querer lê-la novamente.<BR>Caso você esteja ajudando alguém a tomar este medicamento, leia atentamente todas as informações antes de dar a primeira dose.<BR>Como usar cefadroxila - pó para suspensão oral:<BR>1. Agite o frasco para dispersar o pó;<BR>2. Adicione água filtrada com cuidado, até a linha gravada no rótulo do frasco;<BR>3. Agite o frasco novamente. Deixe a suspensão repousar por alguns instantes;<BR>4. Adicione água filtrada novamente, em pequenas porções, agitando o frasco após cada adição, até que a suspensão reconstituída atinja a marca indicada no rótulo;<BR>5. Coloque o bico adaptador no frasco, certificando-se de que esteja bem encaixado;<BR>6. Insira a seringa dosadora no bico adaptador e puxe-a até a dose recomendada pelo seu médico. Administre o produto, fechando bem o frasco após o uso;<BR>7. A suspensão reconstituída deve ser conservada ao abrigo do calor. Esta suspensão é válida por 10 dias, à temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C), após este período ela deve ser descartada;<BR>8. Lembre-se de agitar bem o frasco antes de cada nova administração.<BR>AGITE A SUSPENSÃO ANTES DE USAR. <BR>Após reconstituição do pó, conservar a suspensão em temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C) por no máximo 10 dias ou sob refrigeração (entre 2° C e 8° C) por 14 dias. Após este prazo, despreze qualquer suspensão não utilizada. Agite bem antes de usar. Mantenha o frasco bem fechado.<BR>Após a reconstituição pode ocorrer o amarelamento da suspensão, porém tal fato não altera suas propriedades terapêuticas, tão pouco sua qualidade.<BR>Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.<BR>Somente ele poderá avaliar a evolução do tratamento e decidir quando e como este poderá ser interrompido.<BR>Qualquer modificação da dose somente deverá ser realizada sob orientação médica.<BR>Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e o medicamento pode causar prejuízo para a sua saúde.<BR>A data de fabricação e o prazo de validade estão impressos na embalagem externa do produto.
Classe do Medicamento:Antibióticos
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Com retenção de receita. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Medicamento genérico - Lei N.º 9.787/99.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula-cefadroxila-po-para-suspensao_136d94f0-f13e-4bfc-84f0-3c449654d7b8.pdf
Parte do Corpo:Para uretra
Doencas e Complicacoes:Para infeções
Forma de Administracao:Uso oral
Prescrição Medica:Sim
Tipo de Medicamento:Genérico