Contraindicação
Você não deve tomar este medicamento se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação.
Não tome este medicamento caso você tenha doença do fígado. Se você tiver dúvidas, consulte o seu médico. Você não deve tomar certos medicamentos enquanto estiver tomando cetoconazol. Existem vários medicamentos que interagem com cetoconazol (veja o item Interações Medicamentosas).
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com doença do fígado
Instruções de Uso
Você deve tomar cetoconazol por via oral, durante uma das refeições diárias, com um pouco de líquido.
Tome cetoconazol com uma bebida ácida se você estiver recebendo também, medicamentos que reduzem a acidez o estômago (gástrica) ou se você apresentar uma condição que não produz os ácidos do estômago. Se você tiver alguma dúvida, converse com o médico.
Dosagem
A dose e o tempo de tratamento com cetoconazol dependem do tipo de fungo e do local da infecção. Seu médico o informará exatamente o que você deve fazer. O período de tratamento pode ser de 6 meses ou até cura da infecção.
Adultos
Adultos: um comprimido (200 mg) uma vez ao dia, junto com uma refeição. Quando a resposta clínica for insuficiente, seu médico poderá aumentar a dose de cetoconazol para 2 comprimidos (400 mg), sempre uma vez ao dia.
Crianças
Crianças que pesam mais que 30 kg geralmente necessitam de 1 comprimido (200mg) uma vez ao dia.
Algumas vezes, essa dose pode ser aumentada para 2 comprimidos (400mg), de uma só vez, diariamente.
Crianças com peso entre 15 e 30 kg necessitam da metade de um comprimido (100 mg) por dia durante uma refeição.
Este medicamento não é recomendado para crianças com peso inferior a 15 kg e abaixo dos 2 anos de idade.
O tratamento deve ser interrompido imediatamente e a função do fígado avaliada quando sinais e sintomas indicativos de inflamação do fígado, tais como: falta de vontade de comer, enjoo, vômito, cansaço anormal, pele amarela (icterícia), branco dos olhos amarelado, dor na barriga ou urina escura ocorrerem.
Uso em pacientes com insuficiência hepática:
Este medicamento é contraindicado para o uso por pacientes com doença hepática aguda ou crônica.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Reações Adversa
As reações adversas identificadas em estudos clínicos são as seguintes:
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal, diarreia, nausea, função hepática anormal e dor de cabeça.
Reações adversas relatadas por < 1% dos pacientes: ginecomastia (crescimento das mamas nos homens), fotofobia (sensibilidade à luz), dor abdominal superior, constipação, boca seca, disgeusia (distorção ou diminuição do paladar), dispepsia (dificuldade de digestão), flatulência, descoloração da língua, vômito, astenia (fraqueza muscular), calafrios, fadiga, fogacho (ondas de calor), mal-estar, edema periférico (inchaço dos pés e tornozelos), pirexia (febre), hepatite, icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas), reação anafilactoide, diminuição da contagem de plaquetas, intolerância ao álcool, anorexia, hiperlipidemia (aumento de gordura no sangue), aumento do apetite, mialgia (dor muscular), tontura, parestesia (sensações cutâneas subjetivas como frio, calor, formigamento, na ausência de estímulo), sonolência, insônia, nervosismo, distúrbio menstrual, epistaxe (sangramento nasal), alopecia (queda de cabelos), dermatite, eritema (vermelhidão), eritema multiforme, prurido, erupção cutânea, urticária, xeroderma (alta susceptibilidade a câncer de pele e extrema sensibilidade à luz), hipotensão ortostática (redução excessiva da pressão arterial quando na posição vertical).
Além das reações adversas relatadas durante os estudos clínicos e mencionadas anteriormente, as reações adversas a seguir foram relatadas durante a experiência pós-comercialização com cetoconazol:
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): trombocitopenia, condições alérgicas, incluindo choque anafilático, reação anafilática e edema angioneurótico, insuficiência adrenocortical, aumento reversível da pressão intracraniana (ex: papiledema, fontanela protuberante em lactentes), hepatotoxicidade grave incluindo hepatite colestática, necrose hepática confirmada por biópsia, cirrose, falência hepática incluindo casos resultando em transplante ou morte, pustulose exantemática aguda generalizada, fotosensibilidade, artralgia (dor das articulações), disfunção erétil, azoospermia com doses maiores que a dose terapêutica diária recomendada de 200 mg ou 400 mg.
Não hesite em relatar qualquer outro efeito indesejável a seu médico ou farmacêutico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis
pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Composição
COMPOSIÇÃO:
Cada comprimido contém:
cetoconazol ........................................................................................................................................ 200 mg
Excipientes (amido, estearato de magnésio, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, talco,
manitol e povidona) q.s.p. ................................................................................ 1 comprimido
Especificações
Gênero:Unissex
Descrição Marketplace:<H2 style="DISPLAY: inline">Para que serve o medicamento Cetoconazol? </H2><BR><STRONG>Cetoconazol</STRONG> comprimido é indicado para o <STRONG>tratamento de infecções</STRONG> causadas por <STRONG>fungos</STRONG>, como <STRONG>blastomicose</STRONG>, <STRONG>coccidioidomicose</STRONG>, <STRONG>histoplasmose</STRONG>, <STRONG>cromomicose</STRONG> e <STRONG>paracoccidioidomicose</STRONG>, quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes. 
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como o Cetoconazol funciona? </H2><BR>Cetoconazol possui ação fungicida (destrói fungos) e fungistática (inibe o crescimento dos fungos), agindo pela inibição da biossíntese do ergosterol e pela alteração de componentes lipídicos da membrana do fungo. 
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como tomar o Cetoconazol? </H2><BR>O cetoconazol comprimido deve ser administrado por via oral, durante uma refeição, com um pouco de líquido.<BR><STRONG>Adultos:</STRONG> a dose recomendada é de 1 comprimido (200 mg) uma vez ao dia, junto com uma refeição. Se a resposta clínica for insuficiente, o médico poderá aumentar a dose para 2 comprimidos (400 mg) uma vez ao dia.<BR><STRONG>Crianças com mais de 30 kg:</STRONG> 1 comprimido (200 mg) uma vez ao dia, podendo ser aumentada para 2 comprimidos (400 mg) conforme orientação médica.<BR><STRONG>Crianças entre 15 e 30 kg:</STRONG> metade de um comprimido (100 mg) ao dia, durante uma refeição.<BR>O uso do cetoconazol comprimido não é recomendado para crianças com peso inferior a 15 kg ou menores de 2 anos. 
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Quais são as reações adversas do Cetoconazol? </H2><BR>Reações comuns incluem dor abdominal, diarreia, náusea, alteração da função hepática e dor de cabeça. 
<P></P>
<P>
<H3 style="DISPLAY: inline">Perguntas Frequentes </H3>
<P></P>
<P>
<H3 style="DISPLAY: inline">1. Para quais doenças Cetoconazol é indicado? </H3><BR>O Cetoconazol é indicado para o tratamento de infecções causadas por fungos, como micoses na pele, unhas, couro cabeludo e infecções sistêmicas como candidíase, histoplasmose e paracoccidioidomicose. 
<P></P>
<P>
<H3 style="DISPLAY: inline">2. O Cetoconazol é um corticoide? </H3><BR>Não. O Cetoconazol é um antifúngico, não contém corticoide. Ele age combatendo os fungos que causam infecções na pele e em outras partes do corpo. 
<P></P>
<P>
<H3 style="DISPLAY: inline">3. Pode usar Cetoconazol pomada nas partes íntimas? </H3><BR>Sim, pode ser usada nas partes íntimas externas em casos de infecção fúngica, como candidíase, desde que com orientação médica. Evite o uso interno (inserção vaginal ou peniana).
Composição:<P>COMPOSIÇÃO:<BR>Cada comprimido contém:<BR>cetoconazol ........................................................................................................................................ 200 mg<BR>Excipientes (amido, estearato de magnésio, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, talco,<BR>manitol e povidona) q.s.p. ................................................................................ 1 comprimido</P>
Indicação:<P align=justify>O cetoconazol é indicado para o tratamento de certas infecções causadas por fungos como blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose e paracoccidioidomicose quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes.<BR>Cetoconazol comprimido não deve ser utilizado em casos de meningite fúngica devido a sua baixa penetração no líquido cerebroespinhal.</P>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Contraindicação:<P align=justify>Você não deve tomar este medicamento se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação.<BR>Não tome este medicamento caso você tenha doença do fígado. Se você tiver dúvidas, consulte o seu médico. Você não deve tomar certos medicamentos enquanto estiver tomando cetoconazol. Existem vários medicamentos que interagem com cetoconazol (veja o item Interações Medicamentosas).<BR>Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com doença do fígado</P>
Reações Adversas:<P>As reações adversas identificadas em estudos clínicos são as seguintes:<BR>Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal, diarreia, nausea, função hepática anormal e dor de cabeça.<BR>Reações adversas relatadas por < 1% dos pacientes: ginecomastia (crescimento das mamas nos homens), fotofobia (sensibilidade à luz), dor abdominal superior, constipação, boca seca, disgeusia (distorção ou diminuição do paladar), dispepsia (dificuldade de digestão), flatulência, descoloração da língua, vômito, astenia (fraqueza muscular), calafrios, fadiga, fogacho (ondas de calor), mal-estar, edema periférico (inchaço dos pés e tornozelos), pirexia (febre), hepatite, icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas), reação anafilactoide, diminuição da contagem de plaquetas, intolerância ao álcool, anorexia, hiperlipidemia (aumento de gordura no sangue), aumento do apetite, mialgia (dor muscular), tontura, parestesia (sensações cutâneas subjetivas como frio, calor, formigamento, na ausência de estímulo), sonolência, insônia, nervosismo, distúrbio menstrual, epistaxe (sangramento nasal), alopecia (queda de cabelos), dermatite, eritema (vermelhidão), eritema multiforme, prurido, erupção cutânea, urticária, xeroderma (alta susceptibilidade a câncer de pele e extrema sensibilidade à luz), hipotensão ortostática (redução excessiva da pressão arterial quando na posição vertical).<BR>Além das reações adversas relatadas durante os estudos clínicos e mencionadas anteriormente, as reações adversas a seguir foram relatadas durante a experiência pós-comercialização com cetoconazol:<BR>Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): trombocitopenia, condições alérgicas, incluindo choque anafilático, reação anafilática e edema angioneurótico, insuficiência adrenocortical, aumento reversível da pressão intracraniana (ex: papiledema, fontanela protuberante em lactentes), hepatotoxicidade grave incluindo hepatite colestática, necrose hepática confirmada por biópsia, cirrose, falência hepática incluindo casos resultando em transplante ou morte, pustulose exantemática aguda generalizada, fotosensibilidade, artralgia (dor das articulações), disfunção erétil, azoospermia com doses maiores que a dose terapêutica diária recomendada de 200 mg ou 400 mg.<BR>Não hesite em relatar qualquer outro efeito indesejável a seu médico ou farmacêutico.<BR>Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis<BR>pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.</P>
Como Usar:<P align=justify>Você deve tomar cetoconazol por via oral, durante uma das refeições diárias, com um pouco de líquido.<BR>Tome cetoconazol com uma bebida ácida se você estiver recebendo também, medicamentos que reduzem a acidez o estômago (gástrica) ou se você apresentar uma condição que não produz os ácidos do estômago. Se você tiver alguma dúvida, converse com o médico.<BR>Dosagem<BR>A dose e o tempo de tratamento com cetoconazol dependem do tipo de fungo e do local da infecção. Seu médico o informará exatamente o que você deve fazer. O período de tratamento pode ser de 6 meses ou até cura da infecção.<BR>Adultos<BR>Adultos: um comprimido (200 mg) uma vez ao dia, junto com uma refeição. Quando a resposta clínica for insuficiente, seu médico poderá aumentar a dose de cetoconazol para 2 comprimidos (400 mg), sempre uma vez ao dia.<BR>Crianças<BR>Crianças que pesam mais que 30 kg geralmente necessitam de 1 comprimido (200mg) uma vez ao dia.<BR>Algumas vezes, essa dose pode ser aumentada para 2 comprimidos (400mg), de uma só vez, diariamente.<BR>Crianças com peso entre 15 e 30 kg necessitam da metade de um comprimido (100 mg) por dia durante uma refeição.<BR>Este medicamento não é recomendado para crianças com peso inferior a 15 kg e abaixo dos 2 anos de idade.<BR>O tratamento deve ser interrompido imediatamente e a função do fígado avaliada quando sinais e sintomas indicativos de inflamação do fígado, tais como: falta de vontade de comer, enjoo, vômito, cansaço anormal, pele amarela (icterícia), branco dos olhos amarelado, dor na barriga ou urina escura ocorrerem.<BR>Uso em pacientes com insuficiência hepática:<BR>Este medicamento é contraindicado para o uso por pacientes com doença hepática aguda ou crônica.<BR>Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.<BR>Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.</P>
Classe do Medicamento:Antimicóticos
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Medicamento genérico - Lei N.º 9.787/99.
Quantidade:10 Comprimidos
Fases da Vida:Para adulto e infantil
Parte do Corpo:Para a pele
Princípio Ativo:Cetoconazol
Doenças e Complicações:Para micose
Forma de Administração:Uso oral
Prescrição Médica:Sim
Tipo de Medicamento:Genérico