MedicamentosTratamento de Distúrbios HormonaisClomid 50mg caixa com 10 comprimidos

Descrição do Produto

Contraindicação

Este medicamento é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao citrato de clomifeno ou a qualquer componente da fórmula.

Uso durante gravidez e lactação

Clomid não deve ser administrado durante a gravidez.

Para evitar a administração inadvertida de Clomid durante o início da gravidez, devem-se utilizar os testes apropriados durante cada ciclo de tratamento para determinar se a ovulação ocorreu, como por exemplo, determinar a temperatura corpórea basal em todos os ciclos de tratamento e observar a paciente cuidadosamente para determinar se há ou não sinais de ovulação. A paciente deve fazer um teste de gravidez antes do início do próximo ciclo de tratamento com Clomid.

Em algumas pacientes, o citrato de clomifeno pode reduzir o acúmulo de leite em determinadas regiões das mamas pós-parto e a lactação.

Outras contraindicações

O tratamento com Clomid é contraindicado em pacientes com doença no fígado ou histórico de disfunção hepática (fígado), em pacientes com tumores hormônio-dependentes ou em pacientes com metrorragia anormal (sangramento uterino) de origem indeterminada, cisto no ovário, exceto ovário policístico, uma vez que pode ocorrer uma dilatação adicional do cisto. Em pacientes que possuem disfunção tireoidiana ou adrenal (problemas nas glândulas tireoide ou adrenal, que não estejam controlados), pacientes com lesão orgânica intracraniana, como um tumor da hipófise (glândula situada dentro do cérebro e que produz hormônios).

Se você ficar grávida durante o tratamento, suspensa a medicação e consulte seu médico. Informar ao médico se está amamentando.

Instruções de Uso

O tratamento consiste de 3 ciclos, o qual pode ser contínuo ou alternado, a critério médico. Após o tratamento, você deve tentar engravidar. Entretanto, se ficar grávida durante o tratamento, deve-se interromper a medicação. A dose recomendada para o primeiro ciclo do tratamento é de 50 mg (1 comprimido) ao dia durante 5 dias. Em pacientes que não menstruam o tratamento pode ser iniciado em qualquer período do ciclo menstrual. Se for programada indução da menstruação pelo uso de progesterona ou se ocorrer menstruação espontânea, Clomid deve ser administrado a partir do 5º dia do ciclo. Se a ovulação ocorrer com esta posologia, não há vantagem em aumentar a dose nos 2 ciclos seguintes. Se a ovulação não ocorrer após o primeiro ciclo de tratamento, deve ser instituído um segundo ciclo com 100 mg ao dia durante 5 dias, após 30 dias do tratamento anterior.

O aumento da posologia não deve ultrapassar a dose e duração de 100 mg/dia por 5 dias. A maioria das pacientes responsivas ao Clomid, ovulam após o primeiro ciclo de tratamento e 3 ciclos são suficientes para uma avaliação da terapêutica. Se não ocorrer menstruação ovulatória neste período de tempo, o diagnóstico deve ser revisto. A continuidade do tratamento após 3 ciclos não é recomendável nas pacientes que não manifestarem evidência de ovulação.

Dado que não foi demonstrada a inocuidade relativa ao tratamento cíclico prolongado, não se recomenda continuar o tratamento depois de 6 ciclos (incluindo 3 ciclos ovulatórios).

Populações especiais

Cuidados especiais com doses baixas ou duração do ciclo de tratamento são particularmente recomendados caso haja suspeita de sensibilidade pouco comum à gonadotrofina pituitária, como por exemplo, em pacientes com síndrome do ovário policístico.

Quando Clomid é administrado em períodos prolongados, pode interferir com a síntese do colesterol. Pacientes em tratamento prolongado podem apresentar níveis sanguíneos elevados de desmosterol, que é um precursor do colesterol.

Siga orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Clomid?

Não tome dois comprimidos ao mesmo tempo para compensar o comprimido esquecido. O esquecimento de uma dose pode comprometer o tratamento e o ciclo ovulatório. Avise seu médico o mais rápido possível para receber novas orientações.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Reações Adversa

Este medicamento pode causar algumas reações indesejáveis. Caso você tenha uma reação alérgica, deve parar de usar o medicamento e informar seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.

Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Aumento do tamanho dos ovários. Há um aumento da chance de ocorrer uma gravidez ectópica (incluindo tubária e ovariana) em mulheres que conceberam após tratamento com Clomid. Fogachos (sensação de calor súbito).

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Face avermelhada, sintomas visuais que desaparecem rapidamente com a interrupção do tratamento, desconforto abdominal, dores nas mamas, náuseas e vômitos, insônia, dor de cabeça, tonturas, vertigens, aumento da frequência urinária, dor para urinar. Existem novos casos de endometriose (é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação) e exacerbação de endometriose pré-existente durante o tratamento com Clomid.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Sangramento uterino anormal, depressão e fadiga, coceira e alergia na pele, ganho de peso, queda de cabelo, cabelos secos, espinhas, aumento do apetite, palpitação, dor no peito, constipação, diarreia, inchaço, dor nos olhos, febre, pressão alta, aumento de pelos, enxaquecas, alterações de humor, agravamento de cânceres e também alterações no útero como o aparecimento de miomas, tumores no cérebro, tumores na hipófise e mamas, sangramento ovariano, convulsões, desmaios, perda temporária da visão, distúrbios da glândula tireoide, zumbido, aumento das transaminases (enzimas do fígado), gravidez nas trompas, batimentos cardíacos aumentados, inflamação do pâncreas e redução da espessura endometrial.

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Catarata e neurite óptica.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Não há relatos de reações muito raras para este medicamento.

Outras reações possíveis:

Os sintomas vasomotores da menopausa assemelham-se a ondas de calor, e geralmente não são graves. Eles rapidamente desaparecem após interrupção do tratamento.

Os sintomas visuais geralmente descritos como visão borrada ou pontos ou flashes [escotomas visuais (visão de pontinhos brilhantes)] aumentam em incidência com o aumento da dose total. Estes sintomas parecem ser decorrentes da intensificação ou prolongamento após imagens, que também já foram reportadas. Os sintomas muitas vezes aparecem na primeira vez ou são acentuadas com a exposição a um ambiente brilhante. Escotoma definido oftalmologicamente, fosfenos e redução da acuidade visual foram reportados. Estes distúrbios visuais são geralmente reversíveis; entretanto, casos de distúrbios visuais prolongados foram reportados após a descontinuação do tratamento com Clomid. Os distúrbios visuais podem ser irreversíveis, especialmente com aumento da dose e da duração do tratamento.

Gravidez múltipla, incluindo gravidez intrauterina e extrauterina simultânea foi reportada.

Foram recebidos relatos isolados da ocorrência de neoplasias/tumores endócrino-dependentes ou de seu agravamento.

Hipertrigliceridemia (nível aumentado de triglicérides), em alguns casos pancreatites (inflamação no pâncreas), foram observadas em pacientes com hipergliceridemia pré-existente ou com histórico familiar e/ou com doses e duração de tratamento excedendo as recomendações posológicas descritas na bula.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Especificações

Indicação:<p>Este medicamento &eacute; destinado ao tratamento da infertilidade feminina decorrente de anovula&ccedil;&atilde;o, ou seja, para aquelas pacientes que n&atilde;o conseguem ovular.</p> <p>Clomid est&aacute; somente indicado para pacientes que n&atilde;o ovulam que se incluem nas condi&ccedil;&otilde;es descritas nesta bula e para pacientes onde o citrato de clomifeno n&atilde;o est&aacute; contraindicado. Outras causas de infertilidade devem ser exclu&iacute;das ou adequadamente tratadas antes do tratamento.</p> <h3>Como Clomid funciona?</h3> <p>Este medicamento ajuda o crescimento dos &oacute;vulos e com isso permite que eles sejam liberados do ov&aacute;rio para a fecunda&ccedil;&atilde;o. A ovula&ccedil;&atilde;o ocorre geralmente de 6 a 12 dias ap&oacute;s a administra&ccedil;&atilde;o de Clomid.</p>

Classificação:Tarja vermelha

BloqueioVenda:Não

Contraindicação:<p>Este medicamento &eacute; contraindicado em pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao citrato de clomifeno ou a qualquer componente da f&oacute;rmula.</p> <h3>Uso durante gravidez e lacta&ccedil;&atilde;o</h3> <p>Clomid n&atilde;o deve ser administrado durante a gravidez.</p> <p>Para evitar a administra&ccedil;&atilde;o inadvertida de Clomid durante o in&iacute;cio da gravidez, devem-se utilizar os testes apropriados durante cada ciclo de tratamento para determinar se a ovula&ccedil;&atilde;o ocorreu, como por exemplo, determinar a temperatura corp&oacute;rea basal em todos os ciclos de tratamento e observar a paciente cuidadosamente para determinar se h&aacute; ou n&atilde;o sinais de ovula&ccedil;&atilde;o. A paciente deve fazer um teste de gravidez antes do in&iacute;cio do pr&oacute;ximo ciclo de tratamento com Clomid.</p> <p>Em algumas pacientes, o citrato de clomifeno pode reduzir o ac&uacute;mulo de leite em determinadas regi&otilde;es das mamas p&oacute;s-parto e a lacta&ccedil;&atilde;o.</p> <h3>Outras contraindica&ccedil;&otilde;es</h3> <p>O tratamento com Clomid &eacute; contraindicado em pacientes com doen&ccedil;a no f&iacute;gado ou hist&oacute;rico de disfun&ccedil;&atilde;o hep&aacute;tica (f&iacute;gado), em pacientes com tumores horm&ocirc;nio-dependentes ou em pacientes com metrorragia anormal (sangramento uterino) de origem indeterminada, cisto no ov&aacute;rio, exceto ov&aacute;rio polic&iacute;stico, uma vez que pode ocorrer uma dilata&ccedil;&atilde;o adicional do cisto. Em pacientes que possuem disfun&ccedil;&atilde;o tireoidiana ou&nbsp;adrenal (problemas nas gl&acirc;ndulas tireoide ou adrenal, que n&atilde;o estejam controlados), pacientes com les&atilde;o org&acirc;nica intracraniana, como um tumor da hip&oacute;fise (gl&acirc;ndula situada dentro do c&eacute;rebro e que produz horm&ocirc;nios).</p> <p><strong>Se voc&ecirc; ficar gr&aacute;vida durante o tratamento, suspensa a medica&ccedil;&atilde;o e consulte seu m&eacute;dico. Informar ao m&eacute;dico se est&aacute; amamentando.</strong></p>

Reações Adversas:<p>Este medicamento pode causar algumas rea&ccedil;&otilde;es indesej&aacute;veis. Caso voc&ecirc; tenha uma rea&ccedil;&atilde;o al&eacute;rgica, deve parar de usar o medicamento e informar seu m&eacute;dico o aparecimento de rea&ccedil;&otilde;es indesej&aacute;veis.</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Aumento do tamanho dos ov&aacute;rios. H&aacute; um aumento da chance de ocorrer uma gravidez ect&oacute;pica (incluindo tub&aacute;ria e&nbsp;ovariana) em mulheres que conceberam ap&oacute;s tratamento com Clomid. Fogachos (sensa&ccedil;&atilde;o de calor s&uacute;bito).</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Face avermelhada, sintomas visuais que desaparecem rapidamente com a interrup&ccedil;&atilde;o do tratamento, desconforto abdominal, dores nas mamas, n&aacute;useas e v&ocirc;mitos, ins&ocirc;nia, dor de cabe&ccedil;a, tonturas, vertigens, aumento da&nbsp;frequ&ecirc;ncia urin&aacute;ria, dor para urinar. Existem novos casos de endometriose (&eacute; uma doen&ccedil;a que acomete as&nbsp;mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presen&ccedil;a de endom&eacute;trio em locais fora do &uacute;tero. O&nbsp;endom&eacute;trio &eacute; a camada interna do &uacute;tero que &eacute; renovada mensalmente pela menstrua&ccedil;&atilde;o) e exacerba&ccedil;&atilde;o de&nbsp;endometriose pr&eacute;-existente durante o tratamento com Clomid.</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Sangramento uterino anormal, depress&atilde;o e fadiga, coceira e alergia na pele, ganho de peso, queda de cabelo, cabelos secos, espinhas, aumento do apetite, palpita&ccedil;&atilde;o, dor no peito, constipa&ccedil;&atilde;o, diarreia, incha&ccedil;o, dor&nbsp;nos olhos, febre, press&atilde;o alta, aumento de pelos, enxaquecas, altera&ccedil;&otilde;es de humor, agravamento de&nbsp;c&acirc;nceres e tamb&eacute;m altera&ccedil;&otilde;es no &uacute;tero como o aparecimento de miomas, tumores no c&eacute;rebro, tumores na&nbsp;hip&oacute;fise e mamas, sangramento ovariano, convuls&otilde;es, desmaios, perda tempor&aacute;ria da vis&atilde;o, dist&uacute;rbios da gl&acirc;ndula tireoide, zumbido, aumento das transaminases (enzimas do f&iacute;gado), gravidez nas trompas, batimentos card&iacute;acos aumentados, inflama&ccedil;&atilde;o do p&acirc;ncreas e redu&ccedil;&atilde;o da espessura endometrial.</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Catarata e neurite &oacute;ptica.</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>N&atilde;o h&aacute; relatos de rea&ccedil;&otilde;es muito raras para este medicamento.</p> <h3>Outras rea&ccedil;&otilde;es poss&iacute;veis:</h3> <p>Os sintomas vasomotores da menopausa assemelham-se a ondas de calor,&nbsp;e geralmente n&atilde;o s&atilde;o graves. Eles rapidamente desaparecem ap&oacute;s interrup&ccedil;&atilde;o do tratamento.</p> <p>Os sintomas visuais geralmente descritos como vis&atilde;o borrada ou pontos ou flashes [escotomas visuais&nbsp;(vis&atilde;o de pontinhos brilhantes)] aumentam em incid&ecirc;ncia com o aumento da dose total. Estes sintomas&nbsp;parecem ser decorrentes da intensifica&ccedil;&atilde;o ou prolongamento ap&oacute;s imagens, que tamb&eacute;m j&aacute; foram&nbsp;reportadas. Os sintomas muitas vezes aparecem na primeira vez ou s&atilde;o acentuadas com a exposi&ccedil;&atilde;o a um&nbsp;ambiente brilhante. Escotoma definido oftalmologicamente, fosfenos e redu&ccedil;&atilde;o da acuidade visual foram&nbsp;reportados. Estes dist&uacute;rbios visuais s&atilde;o geralmente revers&iacute;veis; entretanto, casos de dist&uacute;rbios visuais&nbsp;prolongados foram reportados ap&oacute;s a descontinua&ccedil;&atilde;o do tratamento com Clomid. Os dist&uacute;rbios visuais&nbsp;podem ser irrevers&iacute;veis, especialmente com aumento da dose e da dura&ccedil;&atilde;o do tratamento.</p> <p>Gravidez m&uacute;ltipla, incluindo gravidez intrauterina e extrauterina simult&acirc;nea foi reportada.</p> <p>Foram recebidos relatos isolados da ocorr&ecirc;ncia de neoplasias/tumores end&oacute;crino-dependentes ou de seu&nbsp;agravamento.</p> <p>Hipertrigliceridemia (n&iacute;vel aumentado de triglic&eacute;rides), em alguns casos pancreatites (inflama&ccedil;&atilde;o no&nbsp;p&acirc;ncreas), foram observadas em pacientes com hipergliceridemia pr&eacute;-existente ou com hist&oacute;rico familiar&nbsp;e/ou com doses e dura&ccedil;&atilde;o de tratamento excedendo as recomenda&ccedil;&otilde;es posol&oacute;gicas descritas na bula.</p> <p><strong>Informe ao seu m&eacute;dico, cirurgi&atilde;o-dentista ou farmac&ecirc;utico o aparecimento de rea&ccedil;&otilde;es indesej&aacute;veis pelo uso do medicamento. Informe tamb&eacute;m &agrave; empresa atrav&eacute;s do seu servi&ccedil;o de atendimento.</strong></p>

Como Usar:<p>O tratamento consiste de 3 ciclos, o qual pode ser cont&iacute;nuo ou alternado, a crit&eacute;rio m&eacute;dico. Ap&oacute;s o tratamento, voc&ecirc; deve tentar engravidar. Entretanto, se ficar gr&aacute;vida durante o tratamento, deve-se interromper a medica&ccedil;&atilde;o. A dose recomendada para o primeiro ciclo do tratamento &eacute; de 50 mg (1 comprimido) ao dia durante 5 dias. Em pacientes que n&atilde;o menstruam o tratamento pode ser iniciado em qualquer per&iacute;odo do ciclo menstrual. Se for programada indu&ccedil;&atilde;o da menstrua&ccedil;&atilde;o pelo uso de progesterona ou se ocorrer menstrua&ccedil;&atilde;o espont&acirc;nea, Clomid deve ser administrado a partir do 5&ordm;&nbsp;dia do ciclo. Se a ovula&ccedil;&atilde;o ocorrer com esta posologia, n&atilde;o h&aacute; vantagem em aumentar a dose nos 2 ciclos seguintes. Se a ovula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o ocorrer ap&oacute;s o primeiro ciclo de tratamento, deve ser institu&iacute;do um segundo ciclo com 100 mg ao dia durante 5 dias, ap&oacute;s 30 dias do tratamento anterior.</p> <p>O aumento da posologia n&atilde;o deve ultrapassar a dose e dura&ccedil;&atilde;o de 100 mg/dia por 5 dias. A maioria das pacientes responsivas ao Clomid, ovulam ap&oacute;s o primeiro ciclo de tratamento e 3 ciclos s&atilde;o suficientes para uma avalia&ccedil;&atilde;o da terap&ecirc;utica. Se n&atilde;o ocorrer menstrua&ccedil;&atilde;o ovulat&oacute;ria neste per&iacute;odo de tempo, o diagn&oacute;stico deve ser revisto. A continuidade do tratamento ap&oacute;s 3 ciclos n&atilde;o &eacute; recomend&aacute;vel nas pacientes que n&atilde;o manifestarem evid&ecirc;ncia de ovula&ccedil;&atilde;o.</p> <p>Dado que n&atilde;o foi demonstrada a inocuidade relativa ao tratamento c&iacute;clico prolongado, n&atilde;o se recomenda continuar o tratamento depois de 6 ciclos (incluindo 3 ciclos ovulat&oacute;rios).</p> <h3>Popula&ccedil;&otilde;es especiais</h3> <p>Cuidados especiais com doses baixas ou dura&ccedil;&atilde;o do ciclo de tratamento s&atilde;o particularmente recomendados caso haja suspeita de sensibilidade pouco comum &agrave; gonadotrofina pituit&aacute;ria, como por exemplo, em pacientes com s&iacute;ndrome do ov&aacute;rio polic&iacute;stico.</p> <p>Quando Clomid &eacute; administrado em per&iacute;odos prolongados, pode interferir com a s&iacute;ntese do colesterol. Pacientes em tratamento prolongado podem apresentar n&iacute;veis sangu&iacute;neos elevados de desmosterol, que &eacute; um precursor do colesterol.</p> <p><strong>Siga orienta&ccedil;&atilde;o do seu m&eacute;dico, respeitando sempre os hor&aacute;rios, as doses e a dura&ccedil;&atilde;o do tratamento. </strong></p> <p><strong>N&atilde;o interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu m&eacute;dico.</strong></p> <p>Este medicamento n&atilde;o deve ser partido, aberto ou mastigado.</p> <h3>O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Clomid?</h3> <p>N&atilde;o tome dois comprimidos ao mesmo tempo para compensar o comprimido esquecido. O esquecimento de uma dose pode comprometer o tratamento e o ciclo ovulat&oacute;rio. Avise seu m&eacute;dico o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel para receber novas orienta&ccedil;&otilde;es.</p> <p><strong>Em caso de d&uacute;vidas, procure orienta&ccedil;&atilde;o do farmac&ecirc;utico ou de seu m&eacute;dico, ou cirurgi&atilde;o-dentista.</strong></p>

Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.

Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula-paciente-clomid_d5929ab4-388b-43bb-94e0-7c225e2d3f23.pdf

Forma de Administracao:Uso oral

Prescrição Medica:Não

Tipo de Medicamento:Similar

Clomid 50mg caixa com 10 comprimidos

Clomid
Cód: 690104
R$ 81,43
R$ 66,29

19% OFF

1X de

R$ 66,29
s/ juros no cartão

Avaliações

Carregando…
Carregando avaliações…