Você pode inserir e remover o anel sozinha. Seu médico irá instruí-la quando você deve começar a utilizar EXELRING® pela primeira vez. O anel vaginal deve ser inserido no dia correto do seu ciclo menstrual mensal (veja item “6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? – Colocando o primeiro anel”) e permanecer inserido durante 3 semanas seguidas. Verifique regularmente que EXELRING® está na sua vagina (por exemplo, antes e depois das relações sexuais) para garantir que você está protegida da gravidez. Depois da terceira semana, retire EXELRING® e fique uma semana sem o anel. Você deverá apresentar normalmente sua menstruação durante esse intervalo sem o anel.
Durante o uso de EXELRING®, você não deve usar certos métodos anticoncepcionais de barreira femininos, tais como diafragma vaginal, capuz cervical ou preservativo feminino como métodos anticoncepcionais adicionais, pois EXELRING® pode interferir na colocação e no posicionamento corretos do diafragma, do capuz cervical ou do preservativo feminino.
Como inserir e retirar EXELRING®
1. Antes de inserir o anel, verifique se ele não está fora do prazo de validade (veja item “5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?”).
2. Lave bem as mãos antes de inserir ou retirar o anel.
3. Escolha a posição para inserção mais confortável para você, por ex., em pé com uma das pernas levantada, agachada ou deitada.
4. Remova EXELRING® dosachê.
5. Segure o anel entre seu polegar e dedo indicador e pressione o anel até que os dois lados fiquem juntos para que você possa colocá-lo na vagina. Quando EXELRING® estiver no
lugar, você não deverá senti-lo. Caso sinta-se desconfortável, delicadamente mude a posição do EXELRING® (por exemplo, empurre o anel um pouco mais para dentro da vagina) até que esteja confortável. A posição exata do anel dentro da vagina não é importante para sua ação anticonceptiva.
6. Após 3 semanas, você deverá remover EXELRING® da vagina. Você pode fazer isso enganchando o dedo indicador sob o anel, ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora.
7. O anel utilizado deve ser colocado de volta no sachê em que foi comprado e descartado no lixo comum. Não jogue EXELRING® no vaso sanitário.
ATENÇÃO: GUARDE O SACHÊ, POIS ELE SERÁ UTILIZADO PARA DESCARTAR O ANEL APÓS O USO.
1 : retire EXELRING® do sachê.
2 : pressione o anel.
3 : escolha uma posição confortável para inserir o anel.
Insira o anel na vagina com uma das mãos. Se necessário, os grandes lábios podem ser afastados com a outra mão. Empurre o anel para dentro da vagina até sentir-se confortável.
Deixe o anel no lugar durante 3 semanas.
EXELRING® pode ser retirado enganchando o dedo indicador sob o anel, ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora.
Três semanas dentro, uma semana fora
1. Contando a partir do dia da colocação, o anel vaginal deverá permanecer inserido, sem interrupções, por 3 semanas.
2. Após 3 semanas, você deve remover o anel no mesmo dia da semana e, aproximadamente, na mesma hora em que ele foi inserido. Por ex., se você colocar EXELRING® em uma quarta-feira por volta das 22h00, deverá retirá-lo 3 semanas depois, em uma quarta-feira, por volta das 22h00.
3. Depois de retirar o anel, você ficará uma semana sem utilizar o anel. Durante essa semana, você deve menstruar, o que normalmente ocorre de 2 a 3 dias após a remoção deEXELRING®.
4. Insira um novo anel exatamente após o intervalo de uma semana (no mesmo dia da semana e, aproximadamente, no mesmo horário), mesmo que sua menstruação ainda não tenha terminado.
Caso o novo anel seja inserido mais de 3 horas após o horário habitual de colocação, sua eficácia anticonceptiva poderá ser reduzida. Nesse caso, siga as instruções no item “7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO? – O que fazer se... Você esquecer de inserir um novo anel após o intervalo sem o uso de EXELRING®”.
Se você seguir as instruções anteriormente mencionadas, sua menstruação ocorrerá todos os meses aproximadamente nos mesmos dias.
Quando colocar o primeiro anel
• Sem ter utilizado um anticoncepcional hormonal durante o último mês
Insira o primeiro EXELRING® no primeiro dia do seu ciclo menstrual, isto é, no primeiro dia da sua menstruação. EXELRING® começa a agir imediatamente. Você não precisa utilizar nenhuma outra precaução anticoncepcional. Você pode também inserir EXELRING® entre os dias 2 e 5 do seu ciclo, mas se tiver relações sexuais durante os 7 primeiros dias de uso de EXELRING®, não esqueça de utilizar também um método anticonceptivo adicional (como a “camisinha” masculina).
Siga essa orientação apenas quando usar EXELRING® pela primeira vez.
• Se você utilizou uma pílula combinada durante o último mês
Comece a usar EXELRING®, no mais tardar, no dia seguinte ao período sem comprimido de seu tratamento atual com pílula. Caso a sua cartela de pílulas contenha comprimidos inativos, insira EXELRING®, no mais tardar, no dia seguinte em que tomar o último comprimido inativo. Caso não tenha certeza sobre qual é esse comprimido, pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Nunca prolongue o intervalo sem hormônio de sua cartela atual de pílula além do tempo recomendado.
Se você usou a pílula consistentemente e corretamente, e se você tem certeza que não está grávida, você pode, também, parar de tomar a pílula em qualquer dia da sua cartela atual e iniciar o uso de EXELRING® imediatamente.
• Se você utilizou um adesivo transdérmico durante o último mês
Comece a usar EXELRING®, no mais tardar, no dia seguinte ao intervalo sem o adesivo. Nunca prolongue o intervalo sem o adesivo além do tempo recomendado. Se você usou o adesivo consistentemente e corretamente, e se tem certeza que não está grávida, você pode, também, parar de usar o adesivo em qualquer dia e iniciar o uso de EXELRING® imediatamente.
• Se você utilizou uma minipílula (pílula à base de progestagênio isolado) durante o último mês
Você pode parar de tomar a minipílula em qualquer dia e inserir EXELRING® no dia seguinte, no mesmo horário em que você tomaria a pílula. Durante os 7 primeiros dias de uso do anel, também deve ser utilizado um método anticonceptivo adicional como, por exemplo, a camisinha masculina.
• Se você utilizou um anticoncepcional injetável, ou implante, ou um dispositivo intrauterino (DIU) que libera progestagênio, durante o último mês
Comece a usar EXELRING® no dia em que deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que remover o implante ou o DIU que libera progestagênio. Durante os 7 primeiros dias de uso do anel, também deve ser utilizado um método anticonceptivo adicional como, por exemplo, a camisinha masculina.
• Após o parto
Se você acabou de ter um bebê, pode ser que seu médico a aconselhe a esperar até a sua primeira menstruação natural antes de começar a usar EXELRING®. Às vezes, é possível começar antes.
Seu médico irá orientá-la. Se estiver amamentando e quiser utilizar EXELRING®, você deve, primeiro, discutir o assunto com seu médico.
• Após aborto
Seu médico vai orientá-la sobre o assunto.
O que fazer se...
... Seu anel for expelido acidentalmente da vagina
EXELRING® pode ser expelido acidentalmente da vagina, por exemplo, se não tiver sido inserido adequadamente, ao remover um absorvente interno, durante a relação sexual, durante uma constipação (intestino preso) ou se você tiver prolapso do útero. Portanto, um bom hábito é verificar regularmente se o anel ainda está na sua vagina (por exemplo, antes e depois das relações sexuais).
... O anel ficar temporariamente fora da vagina
EXELRING® ainda pode protegê-la de engravidar dependendo de quanto tempo em que o anel ficou fora da sua vagina.
Se o anel ficou fora da vagina por:
• um período menor que 3 horas, ele ainda a protegerá contra uma gravidez. Você deverá enxaguar o anel com água fria a morna (não utilizar água quente) e colocar o anel novamente assim que possível, mas apenas se o anel esteve fora da vagina por menos de 3 horas.
• um período maior que 3 horas durante a 1ª e a 2ª semana, ele poderá não proteger você contra gravidez. Você deverá enxaguar o anel com água fria a morna (não utilizar água quente) e recolocar o anel na vagina assim que lembrar, deixando o anel na vagina sem interrupção por pelo menos 7 dias. Utilize um método anticonceptivo adicional, como o preservativo masculino (“camisinha”), se tiver relações sexuais durante esses 7 dias. Se você está na sua primeira semana e teve relação sexual durante os últimos 7 dias, existe a possibilidade de você ter engravidado. Nesse caso, contate o seu médico.
• mais de 3 horas durante a 3ª semana de uso, ele poderá não proteger você contra gravidez.
Descarte o anel e siga uma das duas opções a seguir:
1. insira um novo anel imediatamente
A inserção de um novo anel iniciará um novo período de 3 semanas de uso. Você poderá não apresentar a menstruação; entretanto, pode ocorrer sangramento inesperado e pequeno sangramento escurecido (“borra de café”).
2. Não insira novamente o anel. Aguarde sua primeira menstruação e insira um novo anel no máximo 7 dias após ter retirado/expelido o anel anterior. Essa opção deve ser escolhida somente se você tiver usado o anel continuamente nos 7 dias anteriores.
• um período de tempo desconhecido, você pode não estar protegida da gravidez. Realize um teste para gravidez e consulte seu médico antes de inserir um novo anel
... O anel quebrar
Muito raramente, EXELRING® pode quebrar, ocasionando a perda de formato do anel. É improvável que um anel quebrado cause uma superdose, porque o anel não vai liberar uma quantidade maior dos hormônios anticoncepcionais. Se o anel permanecer em sua vagina, sua eficácia na prevenção da gravidez não estará diminuída. Foi relatada lesão vaginal associada à quebra do anel.
Se EXELRING® quebrar, é provável que ocorra sua expulsão (veja item “6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? – O que fazer se... O anel ficar temporariamente fora da vagina”). Portanto, se você notar que seu EXELRING® quebrou, descarte o anel e substitua-o por um novo anel assim que possível.
... Você não menstruar por uma vez
• Você utilizou EXELRING® de acordo com as instruções
Se você não menstruou, mas utilizou EXELRING® de acordo com as instruções e não tomou outros medicamentos, é muito pouco provável que esteja grávida. Continue a utilizar EXELRING® normalmente. Mesmo assim, consulte o seu médico imediatamente. Entretanto, se você não menstruar por duas vezes seguidas, você pode estar grávida. Não insira o próximo EXELRING® até que seu médico tenha confirmado que você não está grávida.
• Você não utilizou EXELRING® de acordo com as instruções
Se você não seguiu as instruções recomendadas e não menstruou conforme esperado no primeiro intervalo sem o uso do anel, você pode estar grávida. Consulte seu médico antes de inserir um novo EXELRING®.
... Você apresentar um sangramento inesperado
Durante o uso de EXELRING®, algumas mulheres apresentam sangramentos vaginais inesperados entre as menstruações. Poderá ser necessário o uso de absorventes. Sangramentos inesperados podem variar desde pequenas manchas entre as menstruações, até sangramentos de fluxo semelhante uma menstruação usual. Sangramentos inesperados ocorrem comumente durante os primeiros três meses de uso de EXELRING®, mas podem ocorrer após algum tempo de uso de EXELRING®.
Tais sangramentos são temporários e normalmente não indicam problemas sérios. Em todo caso, deixe o anel na vagina e continue a usar o anel normalmente. Se o sangramento irregular continuar, ficar mais intenso ou recomeçar, consulte seu médico.
... Você quiser mudar o primeiro dia de sua menstruação
Se você usar EXELRING® conforme indicado, sua menstruação (sangramento de privação) começará no intervalo sem o uso do anel. Caso deseje alterar o dia do início de sua menstruação, basta encurtar o intervalo sem o uso do anel (mas nunca aumentar!). Por exemplo, se o seu intervalo sem o uso do anel começa em uma sexta-feira, você pode mudar esse dia para terça-feira (3 dias antes). Simplesmente insira seu próximo anel 3 dias antes do habitual.
Se você deixar seu intervalo sem o uso do anel muito curto (por exemplo, 3 dias ou menos), pode acontecer de você não apresentar sua menstruação habitual. Você pode apresentar pequeno sangramento escurecido (“borra de café”) (gotejamento ou partículas de sangue) ou sangramento inesperado durante o uso do próximo anel.
... Você quer atrasar a data de sua menstruação
É possível atrasar sua menstruação inserindo um novo anel imediatamente após a remoção do anel que estiver usando, não fazendo o intervalo sem o uso do anel entre os anéis. Você poderá manter o novo anel na vagina por até, no máximo, 3 semanas. Enquanto estiver usando o novo anel, poderá ocorrer pequeno sangramento escurecido (“borra de café”) (gotejamento ou partículas de sangue) ou sangramento inesperado. Quando desejar que sua menstruação comece, simplesmente retire o anel.
Tenha seu intervalo regular de uma semana sem o uso do anel e, subsequentemente, insira um novo anel.
... Você quiser parar de usar EXELRING®
Você pode parar de usar EXELRING® a qualquer momento que quiser. Se não desejar engravidar, pergunte ao seu médico sobre outros métodos anticonceptivos.
Se você parar de usar EXELRING® porque deseja engravidar, você deve esperar até que você apresente uma menstruação natural antes de tentar engravidar. Esse procedimento ajudará no cálculo da data provável de nascimento do bebê.
... Você quiser usar EXELRING® depois do uso de um anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte)
Se você pensa que possa estar grávida e que necessita utilizar um anticoncepcional de emergência, pare de utilizar EXELRING®. Não inicie o tratamento com EXELRING® até que seu médico tenha confirmado que você não está grávida.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser cortado.
Assim como outros medicamentos, EXELRING® pode causar eventos adversos, embora nem todas as pessoas os apresentem.
As reações adversas graves associadas ao uso de EXELRING, bem como os sintomas relacionados a elas, são descritas no item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? – ‘Coágulo (Trombose)’ e ‘Câncer’”.
As reações adversas a seguir foram relatadas por usuárias de EXELRING®:
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% das pacientes que utilizam este medicamento):
• dor abdominal, mal estar (náusea)
• infecção fúngica da vagina (tal como monilíase); desconforto na vagina devido à
• presença do anel; coceira genital; secreção vaginal
• dor de cabeça ou enxaqueca; humor depressivo; diminuição do desejo
• sexual dores nas mamas; cólicas menstruais dolorosas
• acne
• aumento de peso
• expulsão do anel
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizam este medicamento):
• distúrbio da visão; tontura
• aumento do abdômen; vômitos, diarreia ou constipação
• sensação de cansaço, indisposição ou irritação; alterações do humor retenção de líquido no organismo (edema)
• infecção da bexiga ou das vias urinárias
• dificuldade ou dor para urinar; forte desejo ou necessidade de urinar; urina mais
• frequente problemas durante a relação sexual, incluindo dor, sangramento ou o
• parceiro sente oanel aumento da pressão sanguínea
• aumento do apetite
• dor nas costas; espasmos musculares; dor nas pernas ou nos
• braços pele menos sensível
• mamas sensíveis ou aumentadas; massa mamária; doença mamária fibrocística (cistos nas mamas que podem se tornar inchadas ou dolorosas)
• inflamação do colo do útero; pólipos cervicais (vegetações no colo do útero); laminação para fora da margem do colo do útero (ectrópio)
• secreção genital; alterações nos períodos menstruais (ex., as menstruações podem ser mais intensas, longas, irregulares ou desaparecerem); desconforto pélvico; síndrome prémenstrual; espasmos do útero
• infecção vaginal; sensação de ardor, odor, dor, desconforto ou secura na vagina ou na vulva
• perda de cabelo, eczema, coceira, erupções cutâneas ou
• rubores quebra do anel
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% das pacientes que utilizam este medicamento):
• coágulo na veia;
• coágulo na artéria
Os seguintes eventos adversos raros foram relatados por usuárias de EXELRING®, mas a frequência não pôde ser estimada com os dados disponíveis: reações alérgicas (hipersensibilidade), incluindo coceira, inchaço no rosto, lábios, língua e/ou garganta, ocasionando dificuldade em respirar ou engolir (angioedema e/ou anafilaxia); sintomas de angioedema em pacientes que já têm história (familiar) de angioedema, lesão vaginal associada à quebra do anel, secreção mamária e desconforto do pênis do parceiro (tal como irritação, vermelhidão, prurido).
O seguinte evento adverso tem sido relatado durante o uso de EXELRING®: ansiedade (frequência desconhecida).
Se você tiver qualquer evento adverso, fale com o seu médico ou farmacêutico. Isso inclui qualquer reação adversa não mencionada nesta bula.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.