Contraindicação
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes:
• com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao fenofibrato ou aos seus excipientes;
• com insuficiência hepática (alteração do funcionamento do fígado);
• que já tiveram reação fototóxica ou fotoalérgica (reação de sensibilização da pele durante a
exposição ao sol ou a luz artificial UV) conhecida durante o tratamento com fibratos ou cetoprofeno (um tipo de anti-inflamatório);
• que tem alergia conhecida ao fenofibrato, à lecitina de soja, ao amendoim ou ao óleo de amendoim;
• com pancreatite aguda ou crônica (inflamação do pâncreas que pode levar a dores abdominais) - exceto se a pancreatite aguda é devido a um aumento acentuado dos níveis de triglicérides (um tipo de gordura) no sangue;
• com doença da vesícula biliar;
• com doença renal crônica grave (distúrbio grave do funcionamento do rim).
Se você possui intolerância a algum tipo de açúcar, entre em contato com o seu médico antes de tomar esse medicamento.
Este medicamento contém soja.
Instruções de Uso
Fenofibrato 160 mg deve ser administrado por via oral, em combinação com uma dieta apropriada.
Para obter o maior benefício do seu medicamento, deve tomá-lo todos os dias e durante uma das principais refeições. O tratamento é sintomático, de longa duração, que deve ser regularmente monitorado.
POSOLOGIA
A resposta da terapia deve ser monitorada pela determinação dos valores séricos (no sangue) de lipídios. Se uma resposta adequada não for alcançada depois de alguns meses (ex. 3 meses) de tratamento com fenofibrato, medidas terapêuticas complementares devem ser consideradas.
Adultos: Tomar um comprimido de fenofibrato 160 mg por dia, por via oral. Os pacientes tomando uma cápsula de fenofibrato 200 mg podem trocar por um comprimido de fenofibrato 160 mg, sem ajuste posológico.
Pacientes idosos: sem insuficiência renal (dos rins), é recomendada a dose utilizada para adultos.
Insuficiência renal (mau funcionamento dos rins): uma diminuição da posologia é recomendada para os pacientes com insuficiência renal. Em pacientes com doença renal crônica grave, fenofibrato é contraindicado.
Crianças: o uso do fenofibrato não é recomendado para uso de crianças com menos de 18 anos.
O comprimido deve ser engolido inteiro durante o almoço ou durante o jantar.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Reações Adversa
Fenofibrato 160 mg pode causar as seguintes reações adversas:
Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): elevação do nível de homocisteína (uma substância presente no sangue) nos exames laboratoriais.
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e flatulência (gases), elevação de enzimas do fígado (chamadas transaminases) nos exames laboratoriais.
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, tromboembolismo (formação de coágulo que pode obstruir um vaso sanguíneo), pancreatite (inflamação do pâncreas), colelitíase (pedra na vesícula), hipersensibilidade cutânea (exemplo: rash (manchas vermelhas na pele)), prurido (coceira), urticária, distúrbios musculares (exemplo: mialgia (dor muscular)), miosite (inflamação do músculo), espasmos (contrações) musculares e fraqueza, disfunção sexual (impotência sexual) e aumento da creatinina (substância que ajuda na avaliação da função renal) no sangue em exames laboratoriais.
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): diminuição da hemoglobina e dos leucócitos (células do sangue), hipersensibilidade (reação imunológica, incluindo reação anafilática), hepatite (inflamação do fígado), alopecia (queda de cabelo), reações de fotossensibilidade (reação na pele quando exposta à luz) e aumento da ureia
(substância produzida no fígado) no sangue em exames laboratoriais.
Dados pós-comercialização
As reações adversas a seguir têm sido reportadas espontaneamente durante a pós-comercialização do fenofibrato. A frequência precisa não pode ser estimada através dos dados disponíveis e é, portanto, classificada como desconhecida.
Reações adversas pós-comercialização sem frequência conhecida: doença intersticial pulmonar, (doenças respiratórias devido a formação de cicatrizes no pulmão), rabdomiólise (destruição das fibras musculares), icterícia (cor amarelada da pele devido problemas no fígado), complicações da colelitíase (exemplo: cólica biliar, pedra ou inflamação da vesícula biliar) graves reações na pele e fadiga.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Composição
Cada comprimido revestido de fenofibrato 160 mg contém:
fenofibrato ................................................................................................................................. 160 mg
excipientes...............................................................................................q.s.p. 1 comprimido revestido
Excipientes: laurilsulfato de sódio, amido pré-gelatinizado, povidona, celulose microcristalina, crospovidona, dióxido de silício, estearilfumarato de sódio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, talco, lecitina de soja e goma xantana.
Especificações
Gênero:Unissex
Descrição Marketplace:<H2 style="DISPLAY: inline">O que é Fenofibrato?</H2><BR><STRONG>Fenofibrato</STRONG> é um medicamento indicado para ajudar a <STRONG>reduzir o colesterol</STRONG> e os <STRONG>triglicérides</STRONG> em pacientes que não tiveram resultado apenas com dieta e mudanças no estilo de vida, especialmente quando há fatores de risco como hipertensão ou tabagismo, devendo a dieta ser mantida durante o tratamento.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como o Fenofibrato funciona?</H2><BR>Fenofibrato 160mg ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicérides, além de aumentar o colesterol bom (HDL), contribuindo para a proteção cardiovascular, com resultados visíveis a partir da segunda semana de uso conforme orientação médica.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como usar o Fenofibrato?</H2><BR><STRONG>Posologia</STRONG><BR><STRONG>Adultos:</STRONG> Tomar um comprimido de fenofibrato 160mg por dia, por via oral. Os pacientes tomando uma cápsula de fenofibrato 200mg podem trocar por um comprimido de fenofibrato 160mg, sem ajuste posológico.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Quais são as reações adversas do Fenofibrato?</H2><BR>Assim como todo e qualquer medicamento, Fenofibrato pode apresentar efeitos colaterais, alguns deles podem ser:<BR><STRONG>- Reações comuns:</STRONG> Elevação do nível de homocisteína, dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e flatulência, elevação de enzimas do fígado nos exames laboratoriais.<BR><STRONG>- Reações incomuns:</STRONG> Dor de cabeça, tromboembolismo, pancreatite, colelitíase, hipersensibilidade cutânea, prurido, urticária, distúrbios musculares, miosite, espasmos, disfunção sexual.<BR>Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Composição:<P>Cada comprimido revestido de fenofibrato 160 mg contém:<BR>fenofibrato ................................................................................................................................. 160 mg<BR>excipientes...............................................................................................q.s.p. 1 comprimido revestido<BR>Excipientes: laurilsulfato de sódio, amido pré-gelatinizado, povidona, celulose microcristalina, crospovidona, dióxido de silício, estearilfumarato de sódio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, talco, lecitina de soja e goma xantana.</P>
Indicação:<P align=justify>Fenofibrato 160 mg é indicado para pacientes com colesterol e/ou triglicérides (um tipo de gordura) aumentados no sangue, que não responderam à dieta e à outras medidas terapêuticas não medicamentosas (ex. perda de peso ou atividade física), em especial quando existirem fatores de risco associados, como pressão alta (hipertensão) e uso de cigarro (tabagismo).<BR>A dieta iniciada antes do tratamento deve continuar durante o uso de fenofibrato 160 mg.</P>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Contraindicação:<P align=justify>Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes:<BR>• com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao fenofibrato ou aos seus excipientes;<BR>• com insuficiência hepática (alteração do funcionamento do fígado);<BR>• que já tiveram reação fototóxica ou fotoalérgica (reação de sensibilização da pele durante a<BR>exposição ao sol ou a luz artificial UV) conhecida durante o tratamento com fibratos ou cetoprofeno (um tipo de anti-inflamatório);<BR>• que tem alergia conhecida ao fenofibrato, à lecitina de soja, ao amendoim ou ao óleo de amendoim;<BR>• com pancreatite aguda ou crônica (inflamação do pâncreas que pode levar a dores abdominais) - exceto se a pancreatite aguda é devido a um aumento acentuado dos níveis de triglicérides (um tipo de gordura) no sangue;<BR>• com doença da vesícula biliar;<BR>• com doença renal crônica grave (distúrbio grave do funcionamento do rim).<BR>Se você possui intolerância a algum tipo de açúcar, entre em contato com o seu médico antes de tomar esse medicamento.<BR>Este medicamento contém soja.</P>
Reações Adversas:<P align=justify>Fenofibrato 160 mg pode causar as seguintes reações adversas:<BR>Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): elevação do nível de homocisteína (uma substância presente no sangue) nos exames laboratoriais.<BR>Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e flatulência (gases), elevação de enzimas do fígado (chamadas transaminases) nos exames laboratoriais.<BR>Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, tromboembolismo (formação de coágulo que pode obstruir um vaso sanguíneo), pancreatite (inflamação do pâncreas), colelitíase (pedra na vesícula), hipersensibilidade cutânea (exemplo: rash (manchas vermelhas na pele)), prurido (coceira), urticária, distúrbios musculares (exemplo: mialgia (dor muscular)), miosite (inflamação do músculo), espasmos (contrações) musculares e fraqueza, disfunção sexual (impotência sexual) e aumento da creatinina (substância que ajuda na avaliação da função renal) no sangue em exames laboratoriais.<BR>Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): diminuição da hemoglobina e dos leucócitos (células do sangue), hipersensibilidade (reação imunológica, incluindo reação anafilática), hepatite (inflamação do fígado), alopecia (queda de cabelo), reações de fotossensibilidade (reação na pele quando exposta à luz) e aumento da ureia<BR>(substância produzida no fígado) no sangue em exames laboratoriais.<BR>Dados pós-comercialização<BR>As reações adversas a seguir têm sido reportadas espontaneamente durante a pós-comercialização do fenofibrato. A frequência precisa não pode ser estimada através dos dados disponíveis e é, portanto, classificada como desconhecida.<BR>Reações adversas pós-comercialização sem frequência conhecida: doença intersticial pulmonar, (doenças respiratórias devido a formação de cicatrizes no pulmão), rabdomiólise (destruição das fibras musculares), icterícia (cor amarelada da pele devido problemas no fígado), complicações da colelitíase (exemplo: cólica biliar, pedra ou inflamação da vesícula biliar) graves reações na pele e fadiga.<BR>Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.</P>
Como Usar:<P align=justify>Fenofibrato 160 mg deve ser administrado por via oral, em combinação com uma dieta apropriada.<BR>Para obter o maior benefício do seu medicamento, deve tomá-lo todos os dias e durante uma das principais refeições. O tratamento é sintomático, de longa duração, que deve ser regularmente monitorado.<BR>POSOLOGIA<BR>A resposta da terapia deve ser monitorada pela determinação dos valores séricos (no sangue) de lipídios. Se uma resposta adequada não for alcançada depois de alguns meses (ex. 3 meses) de tratamento com fenofibrato, medidas terapêuticas complementares devem ser consideradas.<BR>Adultos: Tomar um comprimido de fenofibrato 160 mg por dia, por via oral. Os pacientes tomando uma cápsula de fenofibrato 200 mg podem trocar por um comprimido de fenofibrato 160 mg, sem ajuste posológico.<BR>Pacientes idosos: sem insuficiência renal (dos rins), é recomendada a dose utilizada para adultos.<BR>Insuficiência renal (mau funcionamento dos rins): uma diminuição da posologia é recomendada para os pacientes com insuficiência renal. Em pacientes com doença renal crônica grave, fenofibrato é contraindicado.<BR>Crianças: o uso do fenofibrato não é recomendado para uso de crianças com menos de 18 anos.<BR>O comprimido deve ser engolido inteiro durante o almoço ou durante o jantar.<BR>Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.<BR>Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. </P>
Classe do Medicamento:Redutor de colesterol
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Medicamento genérico - Lei N.º 9.787/99.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula_1761759577669_3853da0c-fb4f-4d6c-b4be-ab3ca31bbd3f.pdf
Quantidade:60 Comprimidos
Fases da Vida:Para adultos
Parte do Corpo:Para o fígado
Princípio Ativo:Fenofibrato
Doenças e Complicações:Para colesterol
Forma de Administração:Uso oral
Prescrição Médica:Sim
Tipo de Medicamento:Genérico