Contraindicação
Não use Fiasp® se você for alérgico à insulina asparte ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (veja seção “Composição”) ou se você estiver apresentando sintomas de hipoglicemia (veja seção “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).
Instruções de Uso
Sempre use Fiasp® exatamente como orientado pelo seu médico. Você deve consultar seu médico, enfermeiro ou farmacêutico em caso de dúvida.
Quando usar Fiasp®:
Fiasp® é uma insulina para uso na hora da refeição.
Adultos: Fiasp® pode ser injetado logo antes (0-2 minutos) do início de uma refeição, com a opção de injetar dentro de 20 minutos após iniciar uma refeição.
Crianças: Fiasp® pode ser injetado logo antes (0-2 minutos) do início de uma refeição, com a opção de injetar dentro de 20 minutos após iniciar uma refeição em situações em que há incertezas sobre como a criança irá se alimentar. Converse com seu médico sobre conselhos nessas situações.
Não há experiência clínica com o uso de Fiasp® em crianças menores de 2 anos de idade.
O efeito máximo ocorre dentro de 1 a 3 horas após a injeção e o efeito dura 3-5 horas.
Posologia:
Posologia para diabetes tipo 1 e tipo 2:
O seu médico decidirá junto com você:
• quanto de Fiasp® você precisará em cada refeição;
• quando verificar o seu nível de açúcar no sangue e se você precisa de uma dose mais alta ou mais baixa.
Se você quiser modificar a sua dieta habitual, verifique com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro primeiro, já que uma modificação na dieta pode alterar a sua necessidade de insulina.
Ao usar outros medicamentos, pergunte ao seu médico se o seu tratamento precisa ser ajustado.
Ajuste de dose para o diabetes tipo 2:
A dose diária para Fiasp® deve ser baseada no seu nível de açúcar no sangue na hora das refeições e na hora de dormir do dia anterior.
Antes do café da manhã - a dose deve ser ajustada de acordo com o nível de açúcar no sangue antes do almoço do dia anterior.
Antes do almoço - a dose deve ser ajustada de acordo com o nível de açúcar no sangue antes do jantar do dia anterior.
Antes do jantar - a dose deve ser ajustada de acordo com o nível de açúcar no sangue na hora de dormir no dia anterior.
Uso em pacientes idosos (65 anos ou mais):
Fiasp® pode ser usado por pacientes idosos, mas se você for idoso, você pode precisar verificar seu nível de açúcar no sangue mais regularmente. Converse com o seu médico sobre mudanças na sua dose.
Se você tiver problemas nos rins ou fígado:
Se você tiver problemas renais ou hepáticos pode ser necessário verificar o seu nível de açúcar no sangue mais regularmente. Converse com seu médico sobre mudanças na sua dose.
Aplicando Fiasp®:
Fiasp® é aplicado sob a pele (via subcutânea) ou por bomba de infusão contínua.
A administração por bomba necessitará de uma instrução mais detalhada pelo seu profissional de saúde.
Onde aplicar Fiasp®:
• Alterne o local da aplicação, dentro de uma mesma região onde você costuma aplicar todos os dias. Isso reduz o risco de desenvolver alterações da pele (veja seção “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).
Não use Fiasp®:
• Se a tampa protetora do frasco-ampola estiver solta ou faltando. Cada frasco-ampola tem uma tampa protetora de plástico à prova de adulteração. Se ela não estiver em perfeitas condições quando você adquirir o frasco não use Fiasp®.
• Se o frasco-ampola não tiver sido armazenado corretamente ou foi congelado (veja seção “5. Onde, como e por quanto tempo devo guardar este medicamento?”).
• Se a insulina não estiver límpida e incolor.
Como aplicar Fiasp®:
Antes de injetar Fiasp® pela primeira vez, o seu médico ou enfermeiro te mostrará como usá-lo.
Fiasp® frasco deve ser utilizado com uma seringa.
AS SERINGAS NÃO ESTÃO INCLUÍDAS.
1. Verifique o nome e a concentração no rótulo do frasco-ampola para ter certeza que é Fiasp®.
2. Remova a tampa protetora de plástico do frasco-ampola.
3. Sempre use uma nova agulha a cada aplicação para prevenir contaminações. Agulhas e seringas não devem ser compartilhadas.
4. Transfira para a seringa a mesma quantidade de ar que a dose de insulina que você irá injetar. Injete o ar no frasco-ampola.
5. Vire o frasco-ampola e a seringa de cabeça para baixo e transfira a dose correta de insulina para a seringa.
Retire a agulha do frasco-ampola. Empurre o ar para fora da seringa e verifique se a dose está correta.
6. Injete a insulina sob a pele. Use a técnica de injeção aconselhada pelo seu médico ou enfermeiro.
7. Descarte a agulha após cada aplicação.
Para uso em um sistema de bomba de infusão:
Siga as instruções e recomendações do seu médico referente ao uso de Fiasp® em uma bomba. Antes de usar
Fiasp® no sistema da bomba, você deve ter recebido uma instrução detalhada sobre o uso e informação sobre qualquer medida a ser tomada em caso de doença, nível de açúcar muito alto ou muito baixo no sangue ou falha do sistema de bomba. Se você usar Fiasp® de um frasco em um sistema de bomba de infusão, a insulina pode ser usada por no máximo 6 dias.
Preenchendo a bomba:
Fiasp® nunca deve ser diluído ou misturado com outra insulina.
Antes de inserir a agulha, usar água e sabão para lavar as suas mãos e a pele onde a agulha será inserida para evitar infecção no local da infusão.
Quando você encher um novo reservatório, não deixar grandes bolhas de ar na seringa ou no tubo.
A troca do equipo de infusão (tubo e agulha) deve ser feita de acordo com as instruções do produto fornecidas com o equipo de infusão.
Para obter o benefício da infusão de insulina, e detectar possível defeito da bomba de insulina, recomenda-se que você faça medições do seu nível de açúcar no sangue regularmente.
O que fazer se o sistema de bomba falhar:
Você deve sempre ter um método alternativo de fornecimento de insulina disponível para injeção sob a pele em caso de falha do sistema da bomba.
Três passos que podem ajudar a evitar a hipoglicemia ou hiperglicemia:
• Sempre carregue um frasco-ampola e seringas como reserva.
• Sempre carregue algo que mostre que você é diabético.
• Sempre carregue produtos contendo açúcar (veja seção “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).
Não pare de usar a insulina sem conversar com o seu médico. Se você parar de usar a insulina, seu nível de açúcar no sangue pode aumentar muito (hiperglicemia grave) e levar à um quadro de cetoacidose (acúmulo de ácido no sangue, uma condição muito grave que pode colocar a sua vida em risco) (veja seção “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações Adversa
Como todos os medicamentos, Fiasp® pode causar efeitos colaterais, embora nem todas as pessoas os apresentem.
Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) é muito comum em tratamentos com insulina (pode ocorrer em mais de 1 em 10 pacientes). Isso pode ser muito sério. Se o seu nível de açúcar no sangue cair muito, você pode desmaiar (ficar inconsciente). A hipoglicemia grave pode causar dano cerebral e risco à vida. Se você apresentar sintomas de baixo açúcar no sangue, tome imediatamente medidas para aumentar o seu nível de açúcar no sangue. Veja recomendações abaixo.
Se você tiver uma reação alérgica grave (frequência desconhecida) à insulina ou a qualquer um dos componentes de Fiasp®, pare de usar Fiasp® e procure ajuda médica imediatamente. Os sinais de uma reação alérgica grave são:
• as reações se espalham para outras partes do seu corpo;
• você se sente repentinamente mal, com suores;
• você começa a passar mal (vômito);
• você apresenta dificuldade para respirar;
• você apresenta batimento cardíaco rápido ou sente tontura.
Alterações da pele no local da injeção: se você injetar insulina no mesmo local, o tecido adiposo pode encolher (lipoatrofia) ou ficar mais espesso (lipohipertrofia) (podem ocorrer em até 1 em 100 pacientes).
Caroços sob a pele também podem ser causados pelo acúmulo de uma proteína chamada amilóide (amiloidose cutânea, a frequência com que isso ocorre é desconhecida). A insulina pode não funcionar muito bem se você injetar em uma área irregular, encolhida ou mais espessa. Alterne o local da injeção a cada aplicação para ajudar a prevenir essas alterações na pele.
Reações Comuns (podem ocorrer em até 1 em 10 pacientes):
• Reações no local da aplicação: os sinais podem incluir hematoma, erupção cutânea, dor, vermelhidão, inflamação, irritação e coceira - estes geralmente desaparecem após alguns dias.
• Reações cutâneas: sinais de alergia na pele como eczema, erupção cutânea, urticária e dermatite podem ocorrer.
Reações Incomuns (podem ocorrer em até 1 em 100 pacientes):
• Reações alérgicas (hipersensibilidade), tais como erupção cutânea generalizada e inchaço da face podem ocorrer.
Procure um médico se os efeitos colaterais descritos acima não desaparecerem após algumas semanas, ou se eles se espalharem por todo o corpo.
Pare de usar Fiasp® e procure imediatamente um médico se as reações se tornarem sérias. Para mais informações, veja o item “reação alérgica grave” acima.
Efeitos gerais do tratamento para diabetes
Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)
- não tiver aplicado insulina o suficiente;
- continuar usando menos insulina do que você precisa;
- se esquecer de usar ou parar de usar sua insulina sem falar com o seu médico.
Sinais de alerta de açúcar elevado no sangue - estes normalmente aparecem gradualmente:
Pele seca e avermelhada, sensação de sono ou cansaço, boca seca, hálito frutado (acetona), urina com mais frequência, sensação de sede, perda de apetite, sensação de enjoo (náusea ou vômito).
Estes podem ser sinais de uma condição muito grave chamada de cetoacidose. Este é um acúmulo de ácido no sangue porque o organismo está usando gordura ao invés de açúcar. Se não for tratada, isso pode levar ao coma diabético e, eventualmente, à morte.
O que fazer se você apresentar alto nível de açúcar no sangue:
• teste seu nível de açúcar no sangue;
• faça um exame de urina para cetonas;
• procure ajuda médica imediatamente.
Relatos de efeitos colaterais:
Se você apresentar algum dos efeitos colaterais mencionados, converse com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Isto inclui qualquer efeito colateral possível não listado nesta bula. Ao relatar efeitos colaterais, você pode ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O baixo nível de açúcar no sangue pode ocorrer se você:
- ingerir álcool;
- usar muita insulina;
- se exercitar mais do que o habitual;
- comer muito pouco ou pular uma refeição.
Sinais de alerta de baixo nível de açúcar no sangue – estes podem surgir subitamente:
Dor de cabeça, fala arrastada, batimento cardíaco acelerado, suor frio, pele pálida e fria, sensação de enjoo (náusea), sensação de muita fome, tremedeira, sensação de nervosismo ou preocupação, cansaço anormal, fraqueza e sonolência anormais, confusão, dificuldade de concentração, alterações de curta duração em sua visão.
O que fazer se você apresentar baixo nível de açúcar no sangue:
• Ingerir comprimidos de glicose ou outros alimentos com alto teor de açúcar - como balas, biscoitos ou suco de frutas (sempre carregue consigo comprimidos de glicose ou alimentos com alto teor de açúcar, por precaução).
• Meça o seu nível de açúcar no sangue se possível e descanse. Você pode precisar medir o seu nível de açúcar no sangue mais de uma vez. Isso ocorre porque a melhora do seu nível de açúcar no sangue pode não acontecer imediatamente.
• Espere até que os sinais de baixo nível de açúcar no sangue tenham desaparecido ou que o seu nível de açúcar no sangue tenha se estabilizado. Em seguida, continue com a sua insulina como de costume.
O que os outros precisam fazer se você desmaiar:
Diga a todos com quem você convive que você tem diabetes. Diga-lhes o que pode acontecer se o seu nível de açúcar no sangue baixar, incluindo o risco de desmaiar.
Avise-os que se você desmaiar, eles devem:
• virá-lo (a) de lado;
• procurar ajuda médica imediatamente;
• não lhe dar qualquer alimento ou bebida porque você pode engasgar.
Você pode se recuperar mais rapidamente do desmaio com uma injeção de glucagon. Isso só pode ser injetado por alguém que saiba como usá-lo.
• Se você receber glucagon, você precisará de açúcar ou de um alimento açucarado assim que você se recuperar.
• Se você não responder a uma injeção de glucagon, você terá de ser tratado em um hospital.
• Se o baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia grave) não for tratado ao longo do tempo, ele poderá causar danos cerebrais. Isso pode ser de curta ou de longa duração e poderá até mesmo causar morte.
Fale com o seu médico se:
• o seu nível de açúcar no sangue ficou tão baixo que você desmaiou;
• você aplicou uma injeção de glucagon;
• recentemente você apresentou baixo nível de açúcar no sangue algumas vezes.
Isto porque a dose e o horário das aplicações de insulina, alimentos ou exercícios, talvez, devam ser ajustados.
Alto nível de açúcar no sangue (hiperglicemia):
O alto nível de açúcar no sangue pode ocorrer se você:
- comer mais do que o habitual;
- se exercitar menos do que o habitual;
- ingerir bebida alcoólica;
- apresentar uma infecção ou febre;
- não tiver aplicado insulina o suficiente;
- continuar usando menos insulina do que você precisa;
- se esquecer de usar ou parar de usar sua insulina sem falar com o seu médico.
Sinais de alerta de açúcar elevado no sangue - estes normalmente aparecem gradualmente:
Pele seca e avermelhada, sensação de sono ou cansaço, boca seca, hálito frutado (acetona), urina com mais frequência, sensação de sede, perda de apetite, sensação de enjoo (náusea ou vômito).
Estes podem ser sinais de uma condição muito grave chamada de cetoacidose. Este é um acúmulo de ácido no sangue porque o organismo está usando gordura ao invés de açúcar. Se não for tratada, isso pode levar ao coma diabético e, eventualmente, à morte.
O que fazer se você apresentar alto nível de açúcar no sangue:
• teste seu nível de açúcar no sangue;
• faça um exame de urina para cetonas;
• procure ajuda médica imediatamente.
Relatos de efeitos colaterais:
Se você apresentar algum dos efeitos colaterais mencionados, converse com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Isto inclui qualquer efeito colateral possível não listado nesta bula. Ao relatar efeitos colaterais, você pode ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo
uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Composição
O princípio ativo é a insulina asparte.
1 mL da solução contém 100 unidades (U) (equivalente a 3,5 mg) de insulina asparte.
Um frasco-ampola contém 1.000 U de insulina asparte em 10 mL de solução injetável.
Excipientes: fenol, metacresol, glicerol, acetato de zinco, fosfato de sódio dibásico di-hidratado, cloridrato de arginina, nicotinamida, ácido clorídrico, hidróxido de sódio e água para injetáveis.
Especificações
Gênero:Unissex
Origem:Nacional
Descrição Marketplace:<H2 style="DISPLAY: inline">O que é Fiasp? </H2><BR><STRONG>Fiasp</STRONG> é uma <STRONG>insulina</STRONG> de <STRONG>ação rápida</STRONG> indicada para uso no momento das refeições, ajudando a reduzir de forma rápida o açúcar no sangue em adultos e crianças a partir de 1 ano com diabetes mellitus, podendo ser utilizada em conjunto com insulinas de ação intermediária ou prolongada.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como o Fiasp funciona? </H2><BR>Fiasp é uma insulina de ação rápida indicada para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes, podendo ser aplicada no início ou até 20 minutos após a refeição, com efeito máximo entre 1 e 3 horas e duração de 3 a 5 horas, contribuindo para prevenir complicações da doença.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como usar o Fiasp? </H2><BR><STRONG>Posologia</STRONG> para diabetes tipo 1 e tipo 2:<BR>O seu médico decidirá junto com você:<BR>- Quanto de Fiasp você precisará em cada refeição.<BR>- Quando verificar o seu nível de açúcar no sangue e se você precisa de uma dose mais alta ou mais baixa.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Qual é o principio ativo do Fiasp? </H2><BR>Fiasp tem como principal ativo <STRONG>Insulina Asparte com Nicotinamida</STRONG>.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Quais são as reações adversas do Fiasp? </H2><BR>Assim como todo e qualquer medicamento, Fiasp pode apresentar efeitos colaterais, alguns deles podem ser:<BR><STRONG>- Reações comuns:</STRONG> Erupção cutânea, dor, vermelhidão, inflamação, irritação e coceira.<BR><STRONG>- Reações incomuns:</STRONG> Erupção cutânea generalizada e inchaço da face podem ocorrer.<BR>Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Composição:<P>O princípio ativo é a insulina asparte.<BR>1 mL da solução contém 100 unidades (U) (equivalente a 3,5 mg) de insulina asparte.<BR>Um frasco-ampola contém 1.000 U de insulina asparte em 10 mL de solução injetável.<BR>Excipientes: fenol, metacresol, glicerol, acetato de zinco, fosfato de sódio dibásico di-hidratado, cloridrato de arginina, nicotinamida, ácido clorídrico, hidróxido de sódio e água para injetáveis.</P>
Indicação:<P align=justify>Fiasp® é uma insulina de rápida ação no efeito hipoglicemiante para uso na hora da refeição. Fiasp® é indicado para reduzir o nível de açúcar no sangue em adultos e crianças maiores de 1 ano de idade com diabetes mellitus. Fiasp® é normalmente usado em combinação com insulinas de ação intermediária ou de ação longa.</P>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
modaltype:REFRIGERATED
Tipo Modalidade:Geladeira
Contraindicação:<P align=justify>Não use Fiasp® se você for alérgico à insulina asparte ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (veja seção “Composição”) ou se você estiver apresentando sintomas de hipoglicemia (veja seção “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).</P>
Reações Adversas:<P>Como todos os medicamentos, Fiasp® pode causar efeitos colaterais, embora nem todas as pessoas os apresentem.<BR>Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) é muito comum em tratamentos com insulina (pode ocorrer em mais de 1 em 10 pacientes). Isso pode ser muito sério. Se o seu nível de açúcar no sangue cair muito, você pode desmaiar (ficar inconsciente). A hipoglicemia grave pode causar dano cerebral e risco à vida. Se você apresentar sintomas de baixo açúcar no sangue, tome imediatamente medidas para aumentar o seu nível de açúcar no sangue. Veja recomendações abaixo.<BR>Se você tiver uma reação alérgica grave (frequência desconhecida) à insulina ou a qualquer um dos componentes de Fiasp®, pare de usar Fiasp® e procure ajuda médica imediatamente. Os sinais de uma reação alérgica grave são:<BR>• as reações se espalham para outras partes do seu corpo;<BR>• você se sente repentinamente mal, com suores;<BR>• você começa a passar mal (vômito);<BR>• você apresenta dificuldade para respirar;<BR>• você apresenta batimento cardíaco rápido ou sente tontura.<BR>Alterações da pele no local da injeção: se você injetar insulina no mesmo local, o tecido adiposo pode encolher (lipoatrofia) ou ficar mais espesso (lipohipertrofia) (podem ocorrer em até 1 em 100 pacientes).<BR>Caroços sob a pele também podem ser causados pelo acúmulo de uma proteína chamada amilóide (amiloidose cutânea, a frequência com que isso ocorre é desconhecida). A insulina pode não funcionar muito bem se você injetar em uma área irregular, encolhida ou mais espessa. Alterne o local da injeção a cada aplicação para ajudar a prevenir essas alterações na pele.<BR>Reações Comuns (podem ocorrer em até 1 em 10 pacientes):<BR>• Reações no local da aplicação: os sinais podem incluir hematoma, erupção cutânea, dor, vermelhidão, inflamação, irritação e coceira - estes geralmente desaparecem após alguns dias.<BR>• Reações cutâneas: sinais de alergia na pele como eczema, erupção cutânea, urticária e dermatite podem ocorrer.<BR>Reações Incomuns (podem ocorrer em até 1 em 100 pacientes):<BR>• Reações alérgicas (hipersensibilidade), tais como erupção cutânea generalizada e inchaço da face podem ocorrer.<BR>Procure um médico se os efeitos colaterais descritos acima não desaparecerem após algumas semanas, ou se eles se espalharem por todo o corpo. <BR>Pare de usar Fiasp® e procure imediatamente um médico se as reações se tornarem sérias. Para mais informações, veja o item “reação alérgica grave” acima.<BR>Efeitos gerais do tratamento para diabetes<BR>Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)<BR>- não tiver aplicado insulina o suficiente;<BR>- continuar usando menos insulina do que você precisa;<BR>- se esquecer de usar ou parar de usar sua insulina sem falar com o seu médico.<BR>Sinais de alerta de açúcar elevado no sangue - estes normalmente aparecem gradualmente:<BR>Pele seca e avermelhada, sensação de sono ou cansaço, boca seca, hálito frutado (acetona), urina com mais frequência, sensação de sede, perda de apetite, sensação de enjoo (náusea ou vômito).<BR>Estes podem ser sinais de uma condição muito grave chamada de cetoacidose. Este é um acúmulo de ácido no sangue porque o organismo está usando gordura ao invés de açúcar. Se não for tratada, isso pode levar ao coma diabético e, eventualmente, à morte.<BR>O que fazer se você apresentar alto nível de açúcar no sangue:<BR>• teste seu nível de açúcar no sangue;<BR>• faça um exame de urina para cetonas;<BR>• procure ajuda médica imediatamente.<BR>Relatos de efeitos colaterais:<BR>Se você apresentar algum dos efeitos colaterais mencionados, converse com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Isto inclui qualquer efeito colateral possível não listado nesta bula. Ao relatar efeitos colaterais, você pode ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.<BR>Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.<BR>O baixo nível de açúcar no sangue pode ocorrer se você:<BR>- ingerir álcool;<BR>- usar muita insulina;<BR>- se exercitar mais do que o habitual;<BR>- comer muito pouco ou pular uma refeição.<BR>Sinais de alerta de baixo nível de açúcar no sangue – estes podem surgir subitamente:<BR>Dor de cabeça, fala arrastada, batimento cardíaco acelerado, suor frio, pele pálida e fria, sensação de enjoo (náusea), sensação de muita fome, tremedeira, sensação de nervosismo ou preocupação, cansaço anormal, fraqueza e sonolência anormais, confusão, dificuldade de concentração, alterações de curta duração em sua visão.<BR>O que fazer se você apresentar baixo nível de açúcar no sangue:<BR>• Ingerir comprimidos de glicose ou outros alimentos com alto teor de açúcar - como balas, biscoitos ou suco de frutas (sempre carregue consigo comprimidos de glicose ou alimentos com alto teor de açúcar, por precaução).<BR>• Meça o seu nível de açúcar no sangue se possível e descanse. Você pode precisar medir o seu nível de açúcar no sangue mais de uma vez. Isso ocorre porque a melhora do seu nível de açúcar no sangue pode não acontecer imediatamente.<BR>• Espere até que os sinais de baixo nível de açúcar no sangue tenham desaparecido ou que o seu nível de açúcar no sangue tenha se estabilizado. Em seguida, continue com a sua insulina como de costume.<BR>O que os outros precisam fazer se você desmaiar:<BR>Diga a todos com quem você convive que você tem diabetes. Diga-lhes o que pode acontecer se o seu nível de açúcar no sangue baixar, incluindo o risco de desmaiar.<BR>Avise-os que se você desmaiar, eles devem:<BR>• virá-lo (a) de lado;<BR>• procurar ajuda médica imediatamente;<BR>• não lhe dar qualquer alimento ou bebida porque você pode engasgar.<BR>Você pode se recuperar mais rapidamente do desmaio com uma injeção de glucagon. Isso só pode ser injetado por alguém que saiba como usá-lo.<BR>• Se você receber glucagon, você precisará de açúcar ou de um alimento açucarado assim que você se recuperar.<BR>• Se você não responder a uma injeção de glucagon, você terá de ser tratado em um hospital.<BR>• Se o baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia grave) não for tratado ao longo do tempo, ele poderá causar danos cerebrais. Isso pode ser de curta ou de longa duração e poderá até mesmo causar morte.<BR>Fale com o seu médico se:<BR>• o seu nível de açúcar no sangue ficou tão baixo que você desmaiou;<BR>• você aplicou uma injeção de glucagon;<BR>• recentemente você apresentou baixo nível de açúcar no sangue algumas vezes.<BR>Isto porque a dose e o horário das aplicações de insulina, alimentos ou exercícios, talvez, devam ser ajustados.<BR>Alto nível de açúcar no sangue (hiperglicemia):<BR>O alto nível de açúcar no sangue pode ocorrer se você:<BR>- comer mais do que o habitual;<BR>- se exercitar menos do que o habitual;<BR>- ingerir bebida alcoólica;<BR>- apresentar uma infecção ou febre;<BR>- não tiver aplicado insulina o suficiente;<BR>- continuar usando menos insulina do que você precisa;<BR>- se esquecer de usar ou parar de usar sua insulina sem falar com o seu médico.<BR>Sinais de alerta de açúcar elevado no sangue - estes normalmente aparecem gradualmente:<BR>Pele seca e avermelhada, sensação de sono ou cansaço, boca seca, hálito frutado (acetona), urina com mais frequência, sensação de sede, perda de apetite, sensação de enjoo (náusea ou vômito).<BR>Estes podem ser sinais de uma condição muito grave chamada de cetoacidose. Este é um acúmulo de ácido no sangue porque o organismo está usando gordura ao invés de açúcar. Se não for tratada, isso pode levar ao coma diabético e, eventualmente, à morte.<BR>O que fazer se você apresentar alto nível de açúcar no sangue:<BR>• teste seu nível de açúcar no sangue;<BR>• faça um exame de urina para cetonas;<BR>• procure ajuda médica imediatamente.<BR>Relatos de efeitos colaterais:<BR>Se você apresentar algum dos efeitos colaterais mencionados, converse com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Isto inclui qualquer efeito colateral possível não listado nesta bula. Ao relatar efeitos colaterais, você pode ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.<BR>Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo<BR>uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.</P>
Como Usar:<P>Sempre use Fiasp® exatamente como orientado pelo seu médico. Você deve consultar seu médico, enfermeiro ou farmacêutico em caso de dúvida.<BR>Quando usar Fiasp®:<BR>Fiasp® é uma insulina para uso na hora da refeição.<BR>Adultos: Fiasp® pode ser injetado logo antes (0-2 minutos) do início de uma refeição, com a opção de injetar dentro de 20 minutos após iniciar uma refeição.<BR>Crianças: Fiasp® pode ser injetado logo antes (0-2 minutos) do início de uma refeição, com a opção de injetar dentro de 20 minutos após iniciar uma refeição em situações em que há incertezas sobre como a criança irá se alimentar. Converse com seu médico sobre conselhos nessas situações.<BR>Não há experiência clínica com o uso de Fiasp® em crianças menores de 2 anos de idade.<BR>O efeito máximo ocorre dentro de 1 a 3 horas após a injeção e o efeito dura 3-5 horas.<BR>Posologia:<BR>Posologia para diabetes tipo 1 e tipo 2:<BR>O seu médico decidirá junto com você:<BR>• quanto de Fiasp® você precisará em cada refeição;<BR>• quando verificar o seu nível de açúcar no sangue e se você precisa de uma dose mais alta ou mais baixa.<BR>Se você quiser modificar a sua dieta habitual, verifique com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro primeiro, já que uma modificação na dieta pode alterar a sua necessidade de insulina.<BR>Ao usar outros medicamentos, pergunte ao seu médico se o seu tratamento precisa ser ajustado.<BR>Ajuste de dose para o diabetes tipo 2:<BR>A dose diária para Fiasp® deve ser baseada no seu nível de açúcar no sangue na hora das refeições e na hora de dormir do dia anterior.<BR>Antes do café da manhã - a dose deve ser ajustada de acordo com o nível de açúcar no sangue antes do almoço do dia anterior.<BR>Antes do almoço - a dose deve ser ajustada de acordo com o nível de açúcar no sangue antes do jantar do dia anterior.<BR>Antes do jantar - a dose deve ser ajustada de acordo com o nível de açúcar no sangue na hora de dormir no dia anterior.<BR>Uso em pacientes idosos (65 anos ou mais):<BR>Fiasp® pode ser usado por pacientes idosos, mas se você for idoso, você pode precisar verificar seu nível de açúcar no sangue mais regularmente. Converse com o seu médico sobre mudanças na sua dose.<BR>Se você tiver problemas nos rins ou fígado:<BR>Se você tiver problemas renais ou hepáticos pode ser necessário verificar o seu nível de açúcar no sangue mais regularmente. Converse com seu médico sobre mudanças na sua dose.<BR>Aplicando Fiasp®:<BR>Fiasp® é aplicado sob a pele (via subcutânea) ou por bomba de infusão contínua.<BR>A administração por bomba necessitará de uma instrução mais detalhada pelo seu profissional de saúde.<BR>Onde aplicar Fiasp®:<BR>• Alterne o local da aplicação, dentro de uma mesma região onde você costuma aplicar todos os dias. Isso reduz o risco de desenvolver alterações da pele (veja seção “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).<BR>Não use Fiasp®:<BR>• Se a tampa protetora do frasco-ampola estiver solta ou faltando. Cada frasco-ampola tem uma tampa protetora de plástico à prova de adulteração. Se ela não estiver em perfeitas condições quando você adquirir o frasco não use Fiasp®.<BR>• Se o frasco-ampola não tiver sido armazenado corretamente ou foi congelado (veja seção “5. Onde, como e por quanto tempo devo guardar este medicamento?”).<BR>• Se a insulina não estiver límpida e incolor.<BR>Como aplicar Fiasp®:<BR>Antes de injetar Fiasp® pela primeira vez, o seu médico ou enfermeiro te mostrará como usá-lo.<BR>Fiasp® frasco deve ser utilizado com uma seringa.<BR>AS SERINGAS NÃO ESTÃO INCLUÍDAS.<BR>1. Verifique o nome e a concentração no rótulo do frasco-ampola para ter certeza que é Fiasp®.<BR>2. Remova a tampa protetora de plástico do frasco-ampola.<BR>3. Sempre use uma nova agulha a cada aplicação para prevenir contaminações. Agulhas e seringas não devem ser compartilhadas.<BR>4. Transfira para a seringa a mesma quantidade de ar que a dose de insulina que você irá injetar. Injete o ar no frasco-ampola.<BR>5. Vire o frasco-ampola e a seringa de cabeça para baixo e transfira a dose correta de insulina para a seringa.<BR>Retire a agulha do frasco-ampola. Empurre o ar para fora da seringa e verifique se a dose está correta.<BR>6. Injete a insulina sob a pele. Use a técnica de injeção aconselhada pelo seu médico ou enfermeiro.<BR>7. Descarte a agulha após cada aplicação.<BR>Para uso em um sistema de bomba de infusão:<BR>Siga as instruções e recomendações do seu médico referente ao uso de Fiasp® em uma bomba. Antes de usar<BR>Fiasp® no sistema da bomba, você deve ter recebido uma instrução detalhada sobre o uso e informação sobre qualquer medida a ser tomada em caso de doença, nível de açúcar muito alto ou muito baixo no sangue ou falha do sistema de bomba. Se você usar Fiasp® de um frasco em um sistema de bomba de infusão, a insulina pode ser usada por no máximo 6 dias.<BR>Preenchendo a bomba:<BR>Fiasp® nunca deve ser diluído ou misturado com outra insulina.<BR>Antes de inserir a agulha, usar água e sabão para lavar as suas mãos e a pele onde a agulha será inserida para evitar infecção no local da infusão.<BR>Quando você encher um novo reservatório, não deixar grandes bolhas de ar na seringa ou no tubo.<BR>A troca do equipo de infusão (tubo e agulha) deve ser feita de acordo com as instruções do produto fornecidas com o equipo de infusão.<BR>Para obter o benefício da infusão de insulina, e detectar possível defeito da bomba de insulina, recomenda-se que você faça medições do seu nível de açúcar no sangue regularmente.<BR>O que fazer se o sistema de bomba falhar:<BR>Você deve sempre ter um método alternativo de fornecimento de insulina disponível para injeção sob a pele em caso de falha do sistema da bomba.<BR>Três passos que podem ajudar a evitar a hipoglicemia ou hiperglicemia:<BR>• Sempre carregue um frasco-ampola e seringas como reserva.<BR>• Sempre carregue algo que mostre que você é diabético.<BR>• Sempre carregue produtos contendo açúcar (veja seção “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).<BR>Não pare de usar a insulina sem conversar com o seu médico. Se você parar de usar a insulina, seu nível de açúcar no sangue pode aumentar muito (hiperglicemia grave) e levar à um quadro de cetoacidose (acúmulo de ácido no sangue, uma condição muito grave que pode colocar a sua vida em risco) (veja seção “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).<BR>Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.<BR>Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.<BR></P>
Classe do Medicamento:Antidiabéticos
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula_1762197676237_b2939347-5578-49b0-9fa3-bd992177fa6b.pdf
Quantidade:10ml
Fases da Vida:Para adulto e infantil
Parte do Corpo:Para o pâncreas
Princípio Ativo:Insulina Asparte
Doenças e Complicações:Para diabetes
Forma de Administração:Uso subcutânea
Prescrição Médica:Sim
Tipo de Medicamento:Similar