Contraindicação
Gésico (cloridrato de tramadol) é contraindicado:
- Em pacientes que apresentam hipersensibilidade a Gésico (cloridrato de tramadol) ou a qualquer componente da fórmula;
- Nas intoxicações agudas por álcool, hipnóticos, analgésicos, opioides ou outros medicamentos psicotrópicos;
- Em pacientes em tratamento com inibidores da MAO, ou pacientes que foram tratados com esses fármacos nos últimos 14 dias;
- Em pacientes com epilepsia não controlada adequadamente com tratamento;
- Para uso no tratamento de abstinência de narcóticos.
Gravidez
Estudos em animais revelaram que no Gésico (cloridrato de tramadol), em doses muito altas, afeta o desenvolvimento dos órgãos, ossificação e a taxa de mortalidade neonatal. O Gésico (cloridrato de tramadol) atravessa a barreira placentária.
Não estão disponíveis evidências adequadas na segurança de Gésico (cloridrato de tramadol) em mulheres grávidas. Portanto, Gésico (cloridrato de tramadol) não deve ser utilizado durante a gravidez.
O Gésico (cloridrato de tramadol) administrado antes ou durante o trabalho de parto, não afeta a contratilidade uterina. Em neonatos, pode induzir alterações na taxa respiratória, normalmente de importância clínica não relevante.
O uso crônico durante a gravidez pode levar a sintomas de abstinência no neonato.
Gésico é um medicamento classificado na categoria de risco de gravidez C. Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Instruções de Uso
A dose deve ser ajustada à intensidade da dor e à sensibilidade individual do paciente. A menor dose efetiva para analgesia deve geralmente ser selecionada. A dose total diária de 400 mg de Gésico (cloridrato de tramadol) não deve ser excedida, exceto em circunstâncias clínicas especiais. A menos que prescrito de outra forma, Gésico (cloridrato de tramadol) deve ser administrado como segue:
Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade: 50 – 100 mg de Gésico (cloridrato de tramadol) a cada 4 ou 6 horas. Crianças
Devido a sua alta dosagem, as cápsulas não devem ser utilizadas em crianças abaixo de 12 anos de idade. Método de administração As cápsulas devem ser engolidas inteiras, não partidas ou mastigadas, com líquido suficiente, com ou sem alimento.
Pacientes Idosos
O ajuste de dose não é usualmente necessário em pacientes idosos até 75 anos sem manifestação clínica de insuficiência hepática ou renal. Em pacientes idosos acima de 75 anos a eliminação pode ser prolongada. Portanto, se necessário, o intervalo entre as doses deve ser aumentado de acordo com os requerimentos do paciente.
Pacientes com Insuficiência Renal / diálise e hepática
Em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática a eliminação do tramadol é atrasada. Nesses pacientes, deve-se considerar o uso de intervalos maiores entre as doses de acordo com os requerimentos dos pacientes. Em casos de insuficiência renal e/ou hepática grave não é recomendado o uso de cloridrato de tramadol (comprimidos de liberação prolongada).
Duração do Tratamento Gésico (cloridrato de tramadol) não deve sob nenhuma circunstância ser administrado por mais tempo que o absolutamente necessário.
Se for necessário tratamento prolongado da dor devido à natureza e gravidade da doença, então monitoramento regular e cuidadoso deve ser feito (se necessário com interrupções no tratamento) para estabelecer se e em que extensão tratamento adicional é necessário.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Reações Adversa
As reações adversas mais comumente relatadas são náusea e tontura, ambas ocorrendo em mais que 10% dos pacientes.
As frequências são definidas como:
Muito comum: ≥ 10%
Comum: ≥ 1% e < 10%
Incomum: ≥ 0,1% e < 1%
Rara: ≥ 0,01% e < 0,1%
Muito rara: < 0,01%
Desconhecida: não pode ser estimada pelos dados disponíveis.
Transtornos cardíacos
Incomum: regulação cardiovascular (palpitação, taquicardia). Estas reações adversas podem ocorrer especialmente no caso de administração intravenosa e em pacientes que estão fisicamente estressados.
Rara: bradicardia.
Investigações Rara: aumento na pressão sanguínea.
Transtornos vasculares
Incomum: regulação cardiovascular (hipotensão postural ou colapso cardiovascular). Estas reações adversas podem ocorrer especialmente no caso de administração intravenosa e em pacientes que estão fisicamente estressados.
Transtornos endócrinos
Casos de SIADH (síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético) foram relatados na literatura, embora uma relação causal para Gésico (cloridrato de tramadol) não tenha sido estabelecida.
Transtornos de metabolismo e nutrição
Rara: alterações no apetite.
Desconhecida: hipoglicemia
Casos de hiponatremia foram relatados na literatura, embora uma relação causal para tramadol não tenha sido estabelecida.
Transtornos respiratórios, torácicos e do mediastino
Rara: depressão respiratória, dispneia. Se as doses recomendadas forem excedidas consideravelmente e outras substâncias depressoras centrais forem administradas concomitantemente, depressão respiratória pode ocorrer. Foi relatada piora de asma, embora não tenha sido estabelecida uma relação causal.
Desconhecida: síndrome da apneia central do sono.
Transtornos do sistema nervoso
Muito comum: tontura.
Comum: dor de cabeça, sonolência.
Rara: transtornos da fala, parestesia, tremor, convulsão epileptiforme, contrações musculares involuntárias, coordenação anormal, síncope.
Convulsão ocorreu principalmente após a administração de altas doses de Gésico (cloridrato de tramadol) ou após o tratamento concomitante com fármacos que podem diminuir o limiar para crise convulsiva.
Transtornos psiquiátricos
Rara: alucinação, confusão, distúrbios do sono, delírios, ansiedade e pesadelos.
Reações adversas psíquicas podem ocorrer após administração de tramadol podendo variar individualmente em intensidade e natureza (dependendo da personalidade do paciente e duração do tratamento). Esses efeitos incluem alteração no humor (geralmente euforia, ocasionalmente disforia), alterações em atividade (geralmente supressão, ocasionalmente elevação) e alterações na capacidade cognitiva e sensorial (por ex.: comportamento de decisão, problemas de percepção). Pode ocorrer dependência da droga.
Os sintomas das reações de abstinência, similares àquelas ocorrendo durante a retirada de opiáceos, podem ocorrer como segue: agitação, ansiedade, nervosismo, insônia, hipercinesia, tremor e sintomas gastrintestinais.
Outros sintomas que foram vistos muito raramente com a descontinuação de Gésico (cloridrato de tramadol) ) incluem: ataques de pânico, ansiedade grave, alucinações, parestesias, zumbido e sintomas não usuais do SNC (como confusão, ilusões, despersonalização, desrealização, paranoia).
Transtornos do olho
Rara: miose, midríase, visão turva.
Transtornos gastrintestinais
Muito comum: náusea.
Comum: constipação, boca seca, vômito.
Incomum: ânsia de vômito, desconforto gastrintestinal (uma sensação de pressão no estômago, distensão abdominal), diarreia.
Transtornos da pele e tecidos subcutâneos
Comum: hiperidrose.
Incomum: reações dérmicas (por ex.: prurido, rash, urticária).
Transtornos músculo esqueléticos e dos tecidos conectivos
Rara: fraqueza motora.
Transtornos hepatobiliares
Em poucos casos isolados foi relatado aumento nos valores das enzimas hepáticas em associação temporal com uso terapêutico de Gésico (cloridrato de tramadol).
Transtornos do trato urinário e renal
Rara: distúrbios de micção (disúria e retenção urinária).
Transtornos do sistema imune
Rara: reações alérgicas (como dispneia, broncoespasmo, tosse, edema angioneurótico) e anafilaxia.
Transtornos gerais e condições do local de administração
Comum: fadiga.
Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.
Composição
Cada cápsula dura contém: cloridrato de tramadol.....50 mg
excipiente q.s.p .....1 cápsula
Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio e dióxido de silício.
Especificações
Genero:Unissex
Descrição Marketplace:<P align=justify>
<P align=justify>
<P align=justify>
<P align=justify>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">O que é Gesico e para que é utilizado? </H2><BR>Gésico <STRONG>cloridrato de tramadol</STRONG> é indicado para tratamento da dor de intensidade moderada a grave.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como o medicamento Gesico funciona? </H2><BR>O Gésico cloridrato de tramadol, substância ativa do Gésico, é um analgésico que pertence à classe dos opioides que age no sistema nervoso <BR>central. Desta forma, alivia a dor agindo nas células nervosas específicas da medula espinhal e cérebro.
<P></P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Qual o principio ativo de Gesico?<BR></H2>Gesico possui como principio ativo o<STRONG> cloridrato de tramadol.</STRONG>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como devo usar Gesico? </H2><BR>Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade: 50 – 100 mg de Gésico (cloridrato de tramadol) a cada 4 ou 6 horas. Crianças Devido a sua alta dosagem, as cápsulas não devem ser utilizadas em crianças abaixo de 12 anos de idade.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Quem não deve usar Gesico? </H2><BR>Gésico (cloridrato de tramadol) é contraindicado: <BR>- Em pacientes que apresentam hipersensibilidade a Gésico (cloridrato de tramadol) ou a qualquer componente da fórmula;<BR>- Nas intoxicações agudas por álcool, hipnóticos, analgésicos, opioides ou outros medicamentos psicotrópicos; <BR>- Em pacientes em tratamento com inibidores da MAO, ou pacientes que foram tratados com esses fármacos nos últimos 14 dias; <BR>- Em pacientes com epilepsia não controlada adequadamente com tratamento; <BR>- Para uso no tratamento de abstinência de narcóticos.
<P></P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Quais são os efeitos colaterais de Gesico? </H2><BR>As reações adversas mais comumente relatadas são náusea e tontura, ambas ocorrendo em mais que 10% dos pacientes.
Composição:Cada cápsula dura contém: cloridrato de tramadol.....50 mg <BR>excipiente q.s.p .....1 cápsula <BR>Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio e dióxido de silício.
Indicação:Gésico (cloridrato de tramadol) é indicado para tratamento da dor de intensidade moderada a grave.
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Tipo Modalidade:Controlados
Contraindicação:<P align=justify>Gésico (cloridrato de tramadol) é contraindicado: <BR>- Em pacientes que apresentam hipersensibilidade a Gésico (cloridrato de tramadol) ou a qualquer componente da fórmula; <BR>- Nas intoxicações agudas por álcool, hipnóticos, analgésicos, opioides ou outros medicamentos psicotrópicos; <BR>- Em pacientes em tratamento com inibidores da MAO, ou pacientes que foram tratados com esses fármacos nos últimos 14 dias; <BR>- Em pacientes com epilepsia não controlada adequadamente com tratamento; <BR>- Para uso no tratamento de abstinência de narcóticos. <BR>Gravidez <BR>Estudos em animais revelaram que no Gésico (cloridrato de tramadol), em doses muito altas, afeta o desenvolvimento dos órgãos, ossificação e a taxa de mortalidade neonatal. O Gésico (cloridrato de tramadol) atravessa a barreira placentária. <BR>Não estão disponíveis evidências adequadas na segurança de Gésico (cloridrato de tramadol) em mulheres grávidas. Portanto, Gésico (cloridrato de tramadol) não deve ser utilizado durante a gravidez. <BR>O Gésico (cloridrato de tramadol) administrado antes ou durante o trabalho de parto, não afeta a contratilidade uterina. Em neonatos, pode induzir alterações na taxa respiratória, normalmente de importância clínica não relevante. <BR>O uso crônico durante a gravidez pode levar a sintomas de abstinência no neonato. <BR>Gésico é um medicamento classificado na categoria de risco de gravidez C. Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. </P>
Reações Adversas:<P align=justify>As reações adversas mais comumente relatadas são náusea e tontura, ambas ocorrendo em mais que 10% dos pacientes. <BR>As frequências são definidas como: <BR>Muito comum: ≥ 10% <BR>Comum: ≥ 1% e < 10% <BR>Incomum: ≥ 0,1% e < 1% <BR>Rara: ≥ 0,01% e < 0,1% <BR>Muito rara: < 0,01% <BR>Desconhecida: não pode ser estimada pelos dados disponíveis. <BR>Transtornos cardíacos <BR>Incomum: regulação cardiovascular (palpitação, taquicardia). Estas reações adversas podem ocorrer especialmente no caso de administração intravenosa e em pacientes que estão fisicamente estressados. <BR>Rara: bradicardia. <BR>Investigações Rara: aumento na pressão sanguínea. <BR>Transtornos vasculares <BR>Incomum: regulação cardiovascular (hipotensão postural ou colapso cardiovascular). Estas reações adversas podem ocorrer especialmente no caso de administração intravenosa e em pacientes que estão fisicamente estressados. <BR>Transtornos endócrinos <BR>Casos de SIADH (síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético) foram relatados na literatura, embora uma relação causal para Gésico (cloridrato de tramadol) não tenha sido estabelecida. <BR>Transtornos de metabolismo e nutrição <BR>Rara: alterações no apetite. <BR>Desconhecida: hipoglicemia <BR>Casos de hiponatremia foram relatados na literatura, embora uma relação causal para tramadol não tenha sido estabelecida. <BR>Transtornos respiratórios, torácicos e do mediastino <BR>Rara: depressão respiratória, dispneia. Se as doses recomendadas forem excedidas consideravelmente e outras substâncias depressoras centrais forem administradas concomitantemente, depressão respiratória pode ocorrer. Foi relatada piora de asma, embora não tenha sido estabelecida uma relação causal. <BR>Desconhecida: síndrome da apneia central do sono. <BR>Transtornos do sistema nervoso <BR>Muito comum: tontura. <BR>Comum: dor de cabeça, sonolência. <BR>Rara: transtornos da fala, parestesia, tremor, convulsão epileptiforme, contrações musculares involuntárias, coordenação anormal, síncope. <BR>Convulsão ocorreu principalmente após a administração de altas doses de Gésico (cloridrato de tramadol) ou após o tratamento concomitante com fármacos que podem diminuir o limiar para crise convulsiva. <BR>Transtornos psiquiátricos <BR>Rara: alucinação, confusão, distúrbios do sono, delírios, ansiedade e pesadelos. <BR>Reações adversas psíquicas podem ocorrer após administração de tramadol podendo variar individualmente em intensidade e natureza (dependendo da personalidade do paciente e duração do tratamento). Esses efeitos incluem alteração no humor (geralmente euforia, ocasionalmente disforia), alterações em atividade (geralmente supressão, ocasionalmente elevação) e alterações na capacidade cognitiva e sensorial (por ex.: comportamento de decisão, problemas de percepção). Pode ocorrer dependência da droga. <BR>Os sintomas das reações de abstinência, similares àquelas ocorrendo durante a retirada de opiáceos, podem ocorrer como segue: agitação, ansiedade, nervosismo, insônia, hipercinesia, tremor e sintomas gastrintestinais. <BR>Outros sintomas que foram vistos muito raramente com a descontinuação de Gésico (cloridrato de tramadol) ) incluem: ataques de pânico, ansiedade grave, alucinações, parestesias, zumbido e sintomas não usuais do SNC (como confusão, ilusões, despersonalização, desrealização, paranoia). <BR>Transtornos do olho <BR>Rara: miose, midríase, visão turva. <BR>Transtornos gastrintestinais <BR>Muito comum: náusea. <BR>Comum: constipação, boca seca, vômito. <BR>Incomum: ânsia de vômito, desconforto gastrintestinal (uma sensação de pressão no estômago, distensão abdominal), diarreia. <BR>Transtornos da pele e tecidos subcutâneos <BR>Comum: hiperidrose. <BR>Incomum: reações dérmicas (por ex.: prurido, rash, urticária). <BR>Transtornos músculo esqueléticos e dos tecidos conectivos <BR>Rara: fraqueza motora. <BR>Transtornos hepatobiliares <BR>Em poucos casos isolados foi relatado aumento nos valores das enzimas hepáticas em associação temporal com uso terapêutico de Gésico (cloridrato de tramadol). <BR>Transtornos do trato urinário e renal <BR>Rara: distúrbios de micção (disúria e retenção urinária). <BR>Transtornos do sistema imune <BR>Rara: reações alérgicas (como dispneia, broncoespasmo, tosse, edema angioneurótico) e anafilaxia. <BR>Transtornos gerais e condições do local de administração <BR>Comum: fadiga. <BR>Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa. </P>
Como Usar:<P align=justify>A dose deve ser ajustada à intensidade da dor e à sensibilidade individual do paciente. A menor dose efetiva para analgesia deve geralmente ser selecionada. A dose total diária de 400 mg de Gésico (cloridrato de tramadol) não deve ser excedida, exceto em circunstâncias clínicas especiais. A menos que prescrito de outra forma, Gésico (cloridrato de tramadol) deve ser administrado como segue: <BR>Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade: 50 – 100 mg de Gésico (cloridrato de tramadol) a cada 4 ou 6 horas. Crianças <BR>Devido a sua alta dosagem, as cápsulas não devem ser utilizadas em crianças abaixo de 12 anos de idade. Método de administração As cápsulas devem ser engolidas inteiras, não partidas ou mastigadas, com líquido suficiente, com ou sem alimento. <BR>Pacientes Idosos <BR>O ajuste de dose não é usualmente necessário em pacientes idosos até 75 anos sem manifestação clínica de insuficiência hepática ou renal. Em pacientes idosos acima de 75 anos a eliminação pode ser prolongada. Portanto, se necessário, o intervalo entre as doses deve ser aumentado de acordo com os requerimentos do paciente. <BR>Pacientes com Insuficiência Renal / diálise e hepática <BR>Em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática a eliminação do tramadol é atrasada. Nesses pacientes, deve-se considerar o uso de intervalos maiores entre as doses de acordo com os requerimentos dos pacientes. Em casos de insuficiência renal e/ou hepática grave não é recomendado o uso de cloridrato de tramadol (comprimidos de liberação prolongada). <BR>Duração do Tratamento Gésico (cloridrato de tramadol) não deve sob nenhuma circunstância ser administrado por mais tempo que o absolutamente necessário. <BR>Se for necessário tratamento prolongado da dor devido à natureza e gravidade da doença, então monitoramento regular e cuidadoso deve ser feito (se necessário com interrupções no tratamento) para estabelecer se e em que extensão tratamento adicional é necessário. <BR>Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. </P>
Classe do Medicamento:Analgésicos
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Com retenção de receita. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula-gesico-retard_b11f36d6-c40f-4163-a82f-534819205f34.pdf
Quantidade:10 Cápsulas
Fases da Vida:Para adultos
Parte do Corpo:Para o sistema nervoso
Principio Ativo:Cloridrato De Tramadol
Doencas e Complicacoes:Para dor
Forma de Administracao:Uso oral
Prescrição Medica:Sim
Tipo de Medicamento:Similar