MedicamentosRedutor de ColesterolLester 2 mg 30 comprimidos revestidos

Descrição do Produto

Contraindicação

Lester é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente desse produto, doença hepática (no fígado) ativa, mulheres grávidas, em idade fértil ou amamentando e coadministração com ciclosporina (por exemplo: Sandimmun Neoral).

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Instruções de Uso

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

A variação de dose para Lester é de 1 a 4 mg, por via oral, uma vez ao dia a qualquer hora do dia, com ou sem alimento. A dose inicial recomendada é de 2 mg e a dose máxima é de 4 mg.

Não exceder a dose de 4 mg, uma vez ao dia, de Lester.

Em pacientes com insuficiência renal:

Pacientes com insuficiência renal moderada e severa não recebendo hemodiálise, bem como em doença renal em estágio terminal recebendo hemodiálise devem receber uma dose inicial de Lester de 1 mg, uma vez ao dia e uma dose máxima de Lester de 2 mg, uma vez ao dia.

Uso com eritromicina:

Em pacientes tomando eritromicina, a dose de Lester de 1 mg, uma vez ao dia não deve ser excedida.

Uso com rifampina:

Em pacientes tomando rifampina, a dose de Lester de 2 mg, uma vez ao dia, não deve ser excedida.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.


O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Lester?

Caso o paciente se esqueça de tomar uma dose de Lester, deverá tomá-la assim que lembrar. Entretanto, se for quase a hora da próxima dose, o paciente deverá pular a dose esquecida e tomar imediatamente a dose planejada. Não tome duas doses de Lester ao mesmo tempo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Reações Adversa

Foram relatadas as seguintes reações adversas sérias com Lester:

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Rabdomiólise (lesão grave do músculo) com mioglobinúria (presença de mioglobina na urina), insuficiência renal aguda, miopatia (doença muscular) (incluindo miosite - inflamação muscular) e anormalidades das enzimas hepáticas.

Os eventos adversos obtidos a partir de experiência nos estudos clínicos foram:

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Dor nas costas, constipação (intestino preso), diarreia, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), cefaleia (dor de cabeça), gripe e nasofaringite (inflamação no nariz e faringe).

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Dor nas extremidades e elevação de algumas enzimas do organismo (transaminases e creatina fosfoquinase).

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Elevação de algumas enzimas do organismo (fosfatase alcalina e bilirrubina) e da glicose.

As reações adversas mais comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) que levaram à descontinuação do tratamento foram:

Elevação da enzima creatina fosfoquinase e mialgia (dor muscular). Reações de hipersensibilidade incluindo erupções cutâneas (feridas na pele), prurido (coceira) e urticária (reação da pele caracterizada por vermelhidão e coceira) também foram relatadas com Lester.

Relatos pós-comercialização:

As reações adversas relatadas associadas ao tratamento com pitavastatina cálcica desde sua introdução no mercado são as seguintes:

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Náusea (vontade de vomitar), mal-estar, tontura, hipoestesia (perda das sensações, adormecimento e formigamento em partes do corpo) e espasmos musculares (contração involuntária do músculo).

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Desconforto abdominal, dor abdominal, dispepsia (indigestão), astenia (fraqueza), fadiga (cansaço) e insônia.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Hepatite (inflamação das células do fígado), icterícia (pele amarelada em função do aumento de bilirrubina), insuficiência hepática (diminuição da capacidade de funcionar do fígado) fatal e não fatal, depressão, doença intersticial pulmonar e disfunção erétil.

Houve relatos pós-comercialização de casos raros (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) de comprometimento cognitivo (por exemplo: perda de memória, esquecimento, amnésia, deterioração da memória e confusão) associados com o uso de estatina. Estes problemas cognitivos tem sido relatados para todas as estatinas. Os relatos são geralmente não graves e reversíveis com a descontinuação da estatina, com tempos variáveis para o início (1 dia a anos) e resolução dos sintomas (mediana de 3 semanas). Foram relatados casos raros de miopatia necrotizante imunomediada (doença muscular com morte de tecido resultante de atividade anormal do sistema imune).

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

Especificações

Indicação:<p>Lester&nbsp;&eacute; indicado como terapia complementar &agrave; dieta para reduzir os n&iacute;veis elevados de colesterol total, &ldquo;colesterol ruim&rdquo; (LDL-C), apolipoprote&iacute;na B, triglic&eacute;rides e para aumentar os n&iacute;veis de &ldquo;colesterol bom&rdquo; (HDL-C) em pacientes adultos com excesso de subst&acirc;ncias gordurosas no sangue.</p> <p>Lester&nbsp;s&oacute; deve ser usado quando a resposta &agrave; dieta restrita de gorduras saturadas e colesterol e outras medidas n&atilde;o farmacol&oacute;gicas forem inadequadas.</p> <hr /> <h2>Como Lester funciona?</h2> <p>A pitavastatina c&aacute;lcica pertence &agrave; classe de medicamentos denominados inibidores da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase. Ela inibe a produ&ccedil;&atilde;o de colesterol no f&iacute;gado (a maior fonte de colesterol no organismo) e aumenta a remo&ccedil;&atilde;o do &ldquo;colesterol ruim&rdquo; do sangue pelo f&iacute;gado, diminuindo o colesterol total.</p> <p>As concentra&ccedil;&otilde;es plasm&aacute;ticas m&aacute;ximas de pitavastatina s&atilde;o atingidas cerca de 1 hora ap&oacute;s a administra&ccedil;&atilde;o oral.</p>

Classificação:Tarja vermelha

BloqueioVenda:Não

Contraindicação:<p>Lester&nbsp;&eacute; contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente desse produto, doen&ccedil;a hep&aacute;tica (no f&iacute;gado) ativa, mulheres gr&aacute;vidas, em idade f&eacute;rtil ou amamentando e coadministra&ccedil;&atilde;o com ciclosporina (por exemplo: Sandimmun Neoral).</p> <p><strong>Este medicamento n&atilde;o deve ser utilizado por mulheres gr&aacute;vidas ou que possam ficar gr&aacute;vidas durante o tratamento.</strong></p>

Reações Adversas:<p>Foram relatadas as seguintes rea&ccedil;&otilde;es adversas s&eacute;rias com Lester:</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Rabdomi&oacute;lise (les&atilde;o grave do m&uacute;sculo) com mioglobin&uacute;ria (presen&ccedil;a de mioglobina na urina), insufici&ecirc;ncia renal aguda, miopatia (doen&ccedil;a muscular) (incluindo miosite - inflama&ccedil;&atilde;o muscular) e anormalidades das enzimas hep&aacute;ticas.</p> <p>Os eventos adversos obtidos a partir de experi&ecirc;ncia nos estudos cl&iacute;nicos foram:</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Dor nas costas, constipa&ccedil;&atilde;o (intestino preso), diarreia, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articula&ccedil;&otilde;es), cefaleia (dor de cabe&ccedil;a), gripe e nasofaringite (inflama&ccedil;&atilde;o no nariz e faringe).</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Dor nas extremidades e eleva&ccedil;&atilde;o de algumas enzimas do organismo (transaminases e creatina fosfoquinase).</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Eleva&ccedil;&atilde;o de algumas enzimas do organismo (fosfatase alcalina e bilirrubina) e da glicose.</p> <h3>As rea&ccedil;&otilde;es adversas mais comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) que levaram &agrave; descontinua&ccedil;&atilde;o do tratamento foram:</h3> <p>Eleva&ccedil;&atilde;o da enzima creatina fosfoquinase e mialgia (dor muscular). Rea&ccedil;&otilde;es de hipersensibilidade incluindo erup&ccedil;&otilde;es cut&acirc;neas (feridas na pele), prurido (coceira) e urtic&aacute;ria (rea&ccedil;&atilde;o da pele caracterizada por vermelhid&atilde;o e coceira) tamb&eacute;m foram relatadas com Lester.</p> <h3>Relatos p&oacute;s-comercializa&ccedil;&atilde;o:</h3> <p>As rea&ccedil;&otilde;es adversas relatadas associadas ao tratamento com pitavastatina c&aacute;lcica desde sua introdu&ccedil;&atilde;o no mercado s&atilde;o as seguintes:</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>N&aacute;usea (vontade de vomitar), mal-estar, tontura, hipoestesia (perda das sensa&ccedil;&otilde;es, adormecimento e formigamento em partes do corpo) e espasmos musculares (contra&ccedil;&atilde;o involunt&aacute;ria do m&uacute;sculo).</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Desconforto abdominal, dor abdominal, dispepsia (indigest&atilde;o), astenia (fraqueza), fadiga (cansa&ccedil;o) e ins&ocirc;nia.</p> <h3>Rea&ccedil;&atilde;o muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):</h3> <p>Hepatite (inflama&ccedil;&atilde;o das c&eacute;lulas do f&iacute;gado), icter&iacute;cia (pele amarelada em fun&ccedil;&atilde;o do aumento de bilirrubina), insufici&ecirc;ncia hep&aacute;tica (diminui&ccedil;&atilde;o da capacidade de funcionar do f&iacute;gado) fatal e n&atilde;o fatal, depress&atilde;o, doen&ccedil;a intersticial pulmonar e disfun&ccedil;&atilde;o er&eacute;til.</p> <p>Houve relatos p&oacute;s-comercializa&ccedil;&atilde;o de casos raros (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) de comprometimento cognitivo (por exemplo: perda de mem&oacute;ria, esquecimento, amn&eacute;sia, deteriora&ccedil;&atilde;o da mem&oacute;ria e confus&atilde;o) associados com o uso de estatina. Estes problemas cognitivos tem sido relatados para todas as estatinas. Os relatos s&atilde;o geralmente n&atilde;o graves e revers&iacute;veis com a descontinua&ccedil;&atilde;o da estatina, com tempos vari&aacute;veis para o in&iacute;cio (1 dia a anos) e resolu&ccedil;&atilde;o dos sintomas (mediana de 3 semanas). Foram relatados casos raros de miopatia necrotizante imunomediada (doen&ccedil;a muscular com morte de tecido resultante de atividade anormal do sistema imune).</p> <p><strong>Aten&ccedil;&atilde;o: este produto &eacute; um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado efic&aacute;cia e seguran&ccedil;a aceit&aacute;veis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevis&iacute;veis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu m&eacute;dico ou cirurgi&atilde;o-dentista.</strong></p>

Como Usar:<p><strong>Este medicamento n&atilde;o deve ser partido, aberto ou mastigado.</strong></p> <p>A varia&ccedil;&atilde;o de dose para Lester&nbsp;&eacute; de 1 a 4 mg, por via oral, uma vez ao dia a qualquer hora do dia, com ou sem alimento. A dose inicial recomendada &eacute; de 2 mg e a dose m&aacute;xima &eacute; de 4 mg.</p> <p>N&atilde;o exceder a dose de 4 mg, uma vez ao dia, de Lester.</p> <h3>Em pacientes com insufici&ecirc;ncia renal:</h3> <p>Pacientes com insufici&ecirc;ncia renal moderada e severa n&atilde;o recebendo hemodi&aacute;lise, bem como em doen&ccedil;a renal em est&aacute;gio terminal recebendo hemodi&aacute;lise devem receber uma dose inicial de Lester&nbsp;de 1 mg, uma vez ao dia e uma dose m&aacute;xima de Lester&nbsp;de 2 mg, uma vez ao dia.</p> <h3>Uso com eritromicina:</h3> <p>Em pacientes tomando eritromicina, a dose de Lester&nbsp;de 1 mg, uma vez ao dia n&atilde;o deve ser excedida.</p> <h3>Uso com rifampina:</h3> <p>Em pacientes tomando rifampina, a dose de Lester&nbsp;de 2 mg, uma vez ao dia, n&atilde;o deve ser excedida.</p> <p><strong>Siga a orienta&ccedil;&atilde;o de seu m&eacute;dico, respeitando sempre os hor&aacute;rios, as doses e a dura&ccedil;&atilde;o do tratamento. N&atilde;o interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu m&eacute;dico.</strong></p> <hr /> <h2>O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Lester?</h2> <p>Caso o paciente se esque&ccedil;a de tomar uma dose de Lester, dever&aacute; tom&aacute;-la assim que lembrar. Entretanto, se for quase a hora da pr&oacute;xima dose, o paciente dever&aacute; pular a dose esquecida e tomar imediatamente a dose planejada. N&atilde;o tome duas doses de Lester&nbsp;ao mesmo tempo.</p> <p><strong>Em caso de d&uacute;vidas, procure orienta&ccedil;&atilde;o do farmac&ecirc;utico ou de seu m&eacute;dico, ou cirurgi&atilde;o-dentista.</strong></p>

Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.

Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula-paciente-lester_f4d5c096-8485-4f37-944b-18b41064e1f5.pdf

Forma de Administracao:Uso oral

Prescrição Medica:Não

Tipo de Medicamento:Similar Equivalente

Lester 2 mg 30 comprimidos revestidos

Lester
Cód: 10702

Avaliações

Carregando…
Carregando avaliações…