Contraindicação
Em algumas situações, você não deve utilizar anticoncepcionais hormonais combinados. Se alguma das seguintes condições se aplicar ao seu caso, informe ao seu médico. Ele poderá, então, orientá-la a usar um método anticonceptivo diferente (não-hormonal).
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres que:
- Tenham (ou já tiveram) um coágulo (trombose venosa) em um vaso da perna, nos pulmões (embolia pulmonar) ou em outros órgãos.
Já tiveram um ataque cardíaco, derrame cerebral, ou que tenham (ou já tiveram) uma condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco (como angina do peito ou forte dor no peito), ou de um derrame cerebral (como ataque isquêmico transitório ou um pequeno acidente vascular cerebral reversível).
- Tenham um fator de risco grave, ou vários fatores de risco para desenvolver um coágulo (veja o item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO - Coágulos (Trombose)”).
- Tenham uma doença que afeta a coagulação do sangue, como por exemplo, deficiência de proteína C.
- Tenham sido submetidas a cirurgia de grande porte (por exemplo, operação) e seus movimentos estão limitados por um longo período de tempo (veja item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO - Coágulos (trombose)”).
- Tenham (ou tiveram) um tipo de enxaqueca chamada “enxaqueca com aura”.
- Tenham diabetes com lesão dos vasos sanguíneos.
- Tenham (ou tiveram) inflamação do pâncreas (pancreatite) associada com elevadas concentrações de gordura no sangue.
- Tenham (ou tiveram) doença grave no fígado e seu fígado ainda não está funcionando normalmente.
- Tenham (ou tiveram) um tumor benigno ou maligno no fígado.
- Tenham (ou tiveram) ou possivelmente terão câncer de mama ou dos órgãos genitais.
- Tenham qualquer sangramento vaginal não explicado.
- Sejam alérgicas ao etinilestradiol ou etonogestrel, ou a qualquer outro componente da fórmula de LIVANEL (veja “Composição”).
Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso de LIVANEL, retire-o imediatamente e consulte o seu médico. Enquanto isso utilize métodos anticonceptivos não hormonais.
Para possíveis sinais de um coágulo, veja item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE
MEDICAMENTO - Coágulos (Trombose)”.
Não use LIVANEL se você tiver hepatite C e estiver sob tratamento com o regime combinado de medicamentos ombitasvir/paritaprevir/ritonavir com ou sem dasabuvir (veja item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? - Uso concomitante com outras substâncias”).
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitem que possam estar.
LIVANEL não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que pensem que possam estar grávidas. Se você engravidar enquanto estiver usando LIVANEL , você deve retirar o anel e informar ao seu médico.
Se deseja interromper o uso de LIVANEL porque quer engravidar, veja item “6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? - O que fazer se... Você quiser parar de usar LIVANEL”.
Instruções de Uso
Você pode inserir e remover o anel sozinha. Seu médico irá instrui-la quando você deve começar a utilizar LIVANEL pela primeira vez. O anel vaginal deve ser inserido no dia correto do seu ciclo menstrual mensal (veja item “6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
- Quando colocar o primeiro anel”) e permanecer inserido durante 3 semanas seguidas.
Verifique regularmente que LIVANEL está na sua vagina (por exemplo, antes e depois das relações sexuais) para garantir que você está protegida da gravidez. Depois da terceira semana, retire LIVANEL e fique uma semana sem o anel. Você deverá apresentar normalmente sua menstruação durante esse intervalo sem o anel.
Durante o uso de LIVANEL, você não deve usar certos métodos anticoncepcionais de barreira femininos, tais como diafragma vaginal, capuz cervical ou preservativo feminino como métodos anticoncepcionais adicionais, pois LIVANEL pode interferir na colocação e no posicionamento corretos do diafragma, do capuz cervical ou do preservativo feminino.
Como inserir e retirar LIVANEL
1. Antes de inserir o anel, verifique se ele não está fora do prazo de validade (veja item “5. ONDE,
COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?”).
2. Lave bem as mãos antes de inserir ou retirar o anel.
3. Escolha a posição para inserção mais confortável para você, por ex., em pé com uma das pernas levantada, agachada ou deitada.
4. Remova LIVANEL do envelope.
5. Segure o anel entre seu polegar e dedo indicador e pressione o anel até que os dois lados fiquem juntos para que você possa colocá-lo na vagina (veja Figuras 1-4). Quando LIVANEL
estiver no lugar, você não deverá senti-lo. Caso sinta-se desconfortável, delicadamente mude a posição do LIVANEL (por exemplo, empurre o anel um pouco mais para dentro da vagina) até que esteja confortável. A posição exata do anel dentro da vagina não é importante para sua ação anticonceptiva.
6. Após 3 semanas, você deverá remover LIVANEL da vagina. Você pode fazer isso enganchando o dedo indicador sob o anel, ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora (Figura 5).
7. O anel utilizado deve ser colocado de volta no envelope em que foi comprado e descartado no lixo comum.
Não jogue LIVANEL no vaso sanitário.
ATENÇÃO: GUARDE O ENVELOPE, POIS ELE SERÁ UTILIZADO PARA DESCARTAR O ANEL APÓS O USO.
Como inserir LIVANEL com os dedos apenas:
1: retire LIVANEL do envelope
2: pressione o anel
3: escolha uma posição confortável para inserir o anel
Insira o anel na vagina com uma das mãos (Fig. 4A). Se necessário, os grandes lábios podem ser afastados com a outra mão. Empurre o anel para dentro da vagina até sentir-se confortável (Fig. 4B).
Deixe o anel no lugar durante 3 semanas (Fig. 4C)
Figura 5: LIVANEL pode ser retirado enganchando o dedo indicador sob o anel, ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora.
Caso ainda tenha dúvidas, aponte a câmera do seu celular para o QRcode (localizado no cartucho) e acesse o vídeo ilustrativo de como inserir LIVANEL.
Reações Adversa
Assim como outros medicamentos, LIVANEL pode causar eventos adversos, embora nem todas as pessoas os apresentem.
As reações adversas graves associadas ao uso de LIVANEL , bem como os sintomas relacionados a elas, são descritas no item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? –
‘Coágulo (Trombose)’ e ‘Câncer’”.
As reações adversas a seguir foram relatadas por usuárias de LIVANEL
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% das pacientes que utilizam este medicamento):
- dor abdominal, mal-estar (náusea)
- infecção fúngica da vagina (tal como monilíase); desconforto na vagina devido à presença do
anel; coceira genital; secreção vaginal
- dor de cabeça ou enxaqueca; humor depressivo; diminuição do desejo sexual
- dores nas mamas; cólicas menstruais dolorosas
- acne
- aumento de peso
- expulsão do anel
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizam este medicamento):
- distúrbio da visão; tontura
- aumento do abdome; vômitos, diarreia ou constipação
- sensação de cansaço, indisposição ou irritação; alterações do humor
- retenção de líquido no organismo (edema)
- infecção da bexiga ou das vias urinárias
- dificuldade ou dor para urinar; forte desejo ou necessidade de urinar; urina mais frequente
- problemas durante a relação sexual, incluindo dor, sangramento ou o parceiro sente o anel
- aumento da pressão sanguínea
- aumento do apetite
- dor nas costas; espasmos musculares; dor nas pernas ou nos braços
- pele menos sensível
- mamas sensíveis ou aumentadas; massa mamária; doença mamária fibrocística (cistos nas mamas que podem se tornar inchadas ou dolorosas)
- inflamação do colo do útero; pólipos cervicais (vegetações no colo do útero); laminação para fora da margem do colo do útero (ectrópio)
- secreção genital; alterações nos períodos menstruais (ex., as menstruações podem ser mais intensas, longas, irregulares ou desaparecerem); desconforto pélvico; síndrome pré-menstrual; espasmos do útero
- infecção vaginal; sensação de ardor, odor, dor, desconforto ou secura na vagina ou na vulva
- perda de cabelo, eczema, coceira, erupções cutâneas ou rubores
- quebra do anel
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% das pacientes que utilizam este medicamento):
- coágulo na veia;
- coágulo na artéria
Os seguintes eventos adversos raros foram relatados por usuárias de LIVANEL, mas a frequência não pôde ser estimada com os dados disponíveis: reações alérgicas (hipersensibilidade), incluindo coceira, inchaço no rosto, lábios, língua e/ou garganta, ocasionando dificuldade em respirar ou engolir (angioedema e/ou anafilaxia); sintomas de angioedema em pacientes que já têm história (familiar) de angioedema; lesão vaginal associada à quebra do anel, secreção mamária e desconforto do pênis do parceiro (tal como irritação, vermelhidão, prurido).
O seguinte evento adverso tem sido relatado durante o uso de LIVANEL ansiedade (frequência desconhecida).
Se você tiver qualquer evento adverso, fale com o seu médico ou farmacêutico. Isso inclui qualquer reação adversa não mencionada nesta bula.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Especificações
Indicação:<p>LIVANEL (etonogestrel + etinilestradiol) é indicado para evitar a gravidez (anticoncepção).</p>
BloqueioVenda:Não
Contraindicação:<p>Em algumas situações, você não deve utilizar anticoncepcionais hormonais combinados. Se alguma das seguintes condições se aplicar ao seu caso, informe ao seu médico. Ele poderá, então, orientá-la a usar um método anticonceptivo diferente (não-hormonal).<br />
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres que:<br />
- Tenham (ou já tiveram) um coágulo (trombose venosa) em um vaso da perna, nos pulmões (embolia pulmonar) ou em outros órgãos. <br />
Já tiveram um ataque cardíaco, derrame cerebral, ou que tenham (ou já tiveram) uma condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco (como angina do peito ou forte dor no peito), ou de um derrame cerebral (como ataque isquêmico transitório ou um pequeno acidente vascular cerebral reversível).<br />
- Tenham um fator de risco grave, ou vários fatores de risco para desenvolver um coágulo (veja o item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO - Coágulos (Trombose)”).<br />
- Tenham uma doença que afeta a coagulação do sangue, como por exemplo, deficiência de proteína C.<br />
- Tenham sido submetidas a cirurgia de grande porte (por exemplo, operação) e seus movimentos estão limitados por um longo período de tempo (veja item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO - Coágulos (trombose)”).<br />
- Tenham (ou tiveram) um tipo de enxaqueca chamada “enxaqueca com aura”.<br />
- Tenham diabetes com lesão dos vasos sanguíneos.<br />
- Tenham (ou tiveram) inflamação do pâncreas (pancreatite) associada com elevadas concentrações de gordura no sangue.<br />
- Tenham (ou tiveram) doença grave no fígado e seu fígado ainda não está funcionando normalmente.<br />
- Tenham (ou tiveram) um tumor benigno ou maligno no fígado.<br />
- Tenham (ou tiveram) ou possivelmente terão câncer de mama ou dos órgãos genitais.<br />
- Tenham qualquer sangramento vaginal não explicado.<br />
- Sejam alérgicas ao etinilestradiol ou etonogestrel, ou a qualquer outro componente da fórmula de LIVANEL (veja “Composição”).<br />
Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso de LIVANEL, retire-o imediatamente e consulte o seu médico. Enquanto isso utilize métodos anticonceptivos não hormonais.<br />
Para possíveis sinais de um coágulo, veja item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE<br />
MEDICAMENTO - Coágulos (Trombose)”.<br />
Não use LIVANEL se você tiver hepatite C e estiver sob tratamento com o regime combinado de medicamentos ombitasvir/paritaprevir/ritonavir com ou sem dasabuvir (veja item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? - Uso concomitante com outras substâncias”). <br />
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitem que possam estar.<br />
LIVANEL não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que pensem que possam estar grávidas. Se você engravidar enquanto estiver usando LIVANEL , você deve retirar o anel e informar ao seu médico. <br />
Se deseja interromper o uso de LIVANEL porque quer engravidar, veja item “6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? - O que fazer se... Você quiser parar de usar LIVANEL”.<br />
</p>
Reações Adversas:<p>Assim como outros medicamentos, LIVANEL pode causar eventos adversos, embora nem todas as pessoas os apresentem.<br />
As reações adversas graves associadas ao uso de LIVANEL , bem como os sintomas relacionados a elas, são descritas no item “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? –<br />
‘Coágulo (Trombose)’ e ‘Câncer’”.<br />
As reações adversas a seguir foram relatadas por usuárias de LIVANEL<br />
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% das pacientes que utilizam este medicamento):<br />
- dor abdominal, mal-estar (náusea)<br />
- infecção fúngica da vagina (tal como monilíase); desconforto na vagina devido à presença do<br />
anel; coceira genital; secreção vaginal<br />
- dor de cabeça ou enxaqueca; humor depressivo; diminuição do desejo sexual<br />
- dores nas mamas; cólicas menstruais dolorosas<br />
- acne<br />
- aumento de peso<br />
- expulsão do anel <br />
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizam este medicamento):<br />
- distúrbio da visão; tontura<br />
- aumento do abdome; vômitos, diarreia ou constipação<br />
- sensação de cansaço, indisposição ou irritação; alterações do humor<br />
- retenção de líquido no organismo (edema)<br />
- infecção da bexiga ou das vias urinárias<br />
- dificuldade ou dor para urinar; forte desejo ou necessidade de urinar; urina mais frequente<br />
- problemas durante a relação sexual, incluindo dor, sangramento ou o parceiro sente o anel<br />
- aumento da pressão sanguínea<br />
- aumento do apetite<br />
- dor nas costas; espasmos musculares; dor nas pernas ou nos braços<br />
- pele menos sensível<br />
- mamas sensíveis ou aumentadas; massa mamária; doença mamária fibrocística (cistos nas mamas que podem se tornar inchadas ou dolorosas)<br />
- inflamação do colo do útero; pólipos cervicais (vegetações no colo do útero); laminação para fora da margem do colo do útero (ectrópio)<br />
- secreção genital; alterações nos períodos menstruais (ex., as menstruações podem ser mais intensas, longas, irregulares ou desaparecerem); desconforto pélvico; síndrome pré-menstrual; espasmos do útero<br />
- infecção vaginal; sensação de ardor, odor, dor, desconforto ou secura na vagina ou na vulva<br />
- perda de cabelo, eczema, coceira, erupções cutâneas ou rubores<br />
- quebra do anel<br />
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% das pacientes que utilizam este medicamento):<br />
- coágulo na veia;<br />
- coágulo na artéria<br />
Os seguintes eventos adversos raros foram relatados por usuárias de LIVANEL, mas a frequência não pôde ser estimada com os dados disponíveis: reações alérgicas (hipersensibilidade), incluindo coceira, inchaço no rosto, lábios, língua e/ou garganta, ocasionando dificuldade em respirar ou engolir (angioedema e/ou anafilaxia); sintomas de angioedema em pacientes que já têm história (familiar) de angioedema; lesão vaginal associada à quebra do anel, secreção mamária e desconforto do pênis do parceiro (tal como irritação, vermelhidão, prurido).<br />
O seguinte evento adverso tem sido relatado durante o uso de LIVANEL ansiedade (frequência desconhecida).<br />
Se você tiver qualquer evento adverso, fale com o seu médico ou farmacêutico. Isso inclui qualquer reação adversa não mencionada nesta bula.<br />
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.</p>
<p><br />
</p>
Como Usar:<p>Você pode inserir e remover o anel sozinha. Seu médico irá instrui-la quando você deve começar a utilizar LIVANEL pela primeira vez. O anel vaginal deve ser inserido no dia correto do seu ciclo menstrual mensal (veja item “6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?<br />
- Quando colocar o primeiro anel”) e permanecer inserido durante 3 semanas seguidas.<br />
Verifique regularmente que LIVANEL está na sua vagina (por exemplo, antes e depois das relações sexuais) para garantir que você está protegida da gravidez. Depois da terceira semana, retire LIVANEL e fique uma semana sem o anel. Você deverá apresentar normalmente sua menstruação durante esse intervalo sem o anel. <br />
Durante o uso de LIVANEL, você não deve usar certos métodos anticoncepcionais de barreira femininos, tais como diafragma vaginal, capuz cervical ou preservativo feminino como métodos anticoncepcionais adicionais, pois LIVANEL pode interferir na colocação e no posicionamento corretos do diafragma, do capuz cervical ou do preservativo feminino. <br />
Como inserir e retirar LIVANEL<br />
1. Antes de inserir o anel, verifique se ele não está fora do prazo de validade (veja item “5. ONDE,<br />
COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?”).<br />
2. Lave bem as mãos antes de inserir ou retirar o anel.<br />
3. Escolha a posição para inserção mais confortável para você, por ex., em pé com uma das pernas levantada, agachada ou deitada.<br />
4. Remova LIVANEL do envelope.<br />
5. Segure o anel entre seu polegar e dedo indicador e pressione o anel até que os dois lados fiquem juntos para que você possa colocá-lo na vagina (veja Figuras 1-4). Quando LIVANEL<br />
estiver no lugar, você não deverá senti-lo. Caso sinta-se desconfortável, delicadamente mude a posição do LIVANEL (por exemplo, empurre o anel um pouco mais para dentro da vagina) até que esteja confortável. A posição exata do anel dentro da vagina não é importante para sua ação anticonceptiva.<br />
6. Após 3 semanas, você deverá remover LIVANEL da vagina. Você pode fazer isso enganchando o dedo indicador sob o anel, ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora (Figura 5).<br />
7. O anel utilizado deve ser colocado de volta no envelope em que foi comprado e descartado no lixo comum.<br />
Não jogue LIVANEL no vaso sanitário.<br />
ATENÇÃO: GUARDE O ENVELOPE, POIS ELE SERÁ UTILIZADO PARA DESCARTAR O ANEL APÓS O USO.<br />
Como inserir LIVANEL com os dedos apenas:<br />
1: retire LIVANEL do envelope<br />
2: pressione o anel<br />
3: escolha uma posição confortável para inserir o anel<br />
Insira o anel na vagina com uma das mãos (Fig. 4A). Se necessário, os grandes lábios podem ser afastados com a outra mão. Empurre o anel para dentro da vagina até sentir-se confortável (Fig. 4B).<br />
Deixe o anel no lugar durante 3 semanas (Fig. 4C)<br />
Figura 5: LIVANEL pode ser retirado enganchando o dedo indicador sob o anel, ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora.<br />
Caso ainda tenha dúvidas, aponte a câmera do seu celular para o QRcode (localizado no cartucho) e acesse o vídeo ilustrativo de como inserir LIVANEL.</p>
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.