Contraindicação
- - Pacientes hipersensíveis a quaisquer componentes desse produto;
- - Pacientes com anúria;
- - Pacientes hipersensíveis a outras medicações derivadas das sulfonamidas.
O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida não deve ser administrado com alisquireno em pacientes com diabetes.
Instruções de Uso
O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida pode ser administrado com outros agentes anti-hipertensivos.
O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida pode ser administrado com ou sem alimentos.
Hipertensão
A dose usual inicial e a dose de manutenção de losartana potássica + hidroclorotiazida é de um comprimido de losartana potássica + hidroclorotiazida 50/ 12,5mg uma vez ao dia.
Para os pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento com losartana potássica + hidroclorotiazida 50/ 12,5mg, a dose pode ser aumentada para 1 comprimido de losartana potássica + hidroclorotiazida 100/25 mg uma vez ao dia ou 2 comprimidos de losartana potássica + hidroclorotiazida 50/12,5 mg uma vez ao dia.
A dose máxima é de 1 comprimido de losartana potássica + hidroclorotiazida 100/25 mg uma vez ao dia ou 2 comprimidos de losartana potássica + hidroclorotiazida 50/12,5 mg uma vez ao dia.
Em geral, atinge-se o efeito anti-hipertensivo em três semanas após o início do tratamento.
O tratamento com losartana potássica + hidroclorotiazida não deve ser iniciado em pacientes que apresentam depleção de volume intravascular (por exemplo, pacientes que estejam utilizando altas doses de diuréticos).
O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida não é recomendado para pacientes com insuficiência renal severa (depuração de creatinina ≤ 30mL/min) ou para pacientes com insuficiência hepática.
Não é necessário ajuste posológico inicial de losartana potássica + hidroclorotiazida 50-12,5 em pacientes idosos. A losartana potássica + hidroclorotiazida 100-25 não deve ser usado como tratamento inicial em pacientes idosos.
Redução do risco de morbidade e de mortalidade cardiovasculares em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda
A dose inicial usual é de 50mg de losartana uma vez ao dia. Se a meta da pressão arterial não for atingida com 50mg de losartana, a terapia deve ser titulada utilizando-se uma combinação de losartana e uma dose baixa de hidroclorotiazida (12,5mg).
Se necessário, a dose deve ser aumentada para 100mg de losartana e 25mg de hidroclorotiazida uma vez ao dia.
Os medicamentos losartana potássica + hidroclorotiazida 50/12,5 e losartana potássica + hidroclorotiazida 100/25 são formulações alternativas adequadas para pacientes que poderiam receber losartana e hidroclorotiazida concomitantemente.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Reações Adversa
Nos estudos clínicos com losartana potássica/hidroclorotiazida, não foram observados efeitos adversos peculiares a essa combinação. Os efeitos adversos foram limitados àqueles anteriormente relatados para losartana potássica e/ou hidroclorotiazida.
A incidência global de efeitos adversos relatados com essa combinação foi comparável à observada com placebo. A porcentagem de descontinuações do tratamento também foi comparável à do placebo.
Em geral, o tratamento com losartana potássica/hidroclorotiazida foi bem tolerado. Na maioria dos casos, os efeitos adversos foram leves e de natureza transitória e não exigiram a descontinuação do tratamento.
Em estudos clínicos controlados em hipertensão essencial, o único efeito adverso relatado como relacionado ao medicamento foi tontura, que ocorreu a uma incidência maior do que a observada com placebo em 1% ou mais dos pacientes que receberam losartana potássica/hidroclorotiazida.
Em estudos clínicos controlados que envolveram pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda, a losartana, muitas vezes em combinação com hidroclorotiazida, foi geralmente bem tolerada.
Os efeitos mais comuns relacionadas ao medicamento foram:
- - Tontura;
- - Astenia/fadiga;
- - Vertigem.
Reações Pós-comercialização
As seguintes reações adversas foram relatadas após a comercialização com losartana potássica + hidroclorotiazida e/ou em estudos clínicos ou uso pós-comercialização com componentes individuais.
Distúrbios do sangue e do sistema linfático
- - Trombocitopenia;
- - Anemia;
- - Anemia aplástica;
- - Anemia hemolítica;
- - Leucopenia;
- - Agranulocitose.
Distúrbios do Sistema Imune
- - Reações anafiláticas;
- - Angioedema, incluindo edema de laringe e glote com obstrução das vias aéreas e/ou edema de face, lábios, faringe e/ou língua em pacientes que receberam losartana.
Alguns destes pacientes apresentaram anteriormente angioedema com outros medicamentos, inclusive com inibidores da ECA.
Distúrbios metabólicos e nutricionais
- - Anorexia;
- - Hiperglicemia;
- - Hiperuricemia;
- - Desequilíbrio eletrolítico, incluindo hiponatremia;
- - Hipocalemia.
Distúrbios psiquiátricos
- - Insonia;
- - Inquietação.
Distúrbios do Sistema Nervoso
- - Disgeusia;
- - Cefaleia;
- - Enxaqueca;
- - Parestesia.
Distúrbios oculares
- - Xantopsia;
- - Visão turva momentânea.
Distúrbios cardíacos
- - Palpitação;
- - Taquicardia.
Distúrbios vasculares
- - Efeitos ortostáticos dose-dependentes;
- - Angeíte necrosante (vasculite) (vasculite cutânea).
Distúrbios respiratórios, toráxicos e mediastinais
- - Tosse;
- - Congestão nasal;
- - Faringite;
- - Distúrbio sinuvial;
- - Infecção das vias aéreas superiores;
- - Desconforto respiratório (incluindo pneumonite e edema pulmonar).
Distúrbios gastrintestinais
- - Dispepsia;
- - Dor abdominal;
- - Irritação gástrica;
- - Cólicas;
- - Diarreia;
- - Constipação;
- - Náusea;
- - Vômitos;
- - Pancreatite;
- - Sialodenite.
Distúrbios hepato-biliares
- - Hepatite;
- - Icterícia (icterícia colestática intra-hepática).
Distúrbios da pele e dos tecidos sub-cutâneos
- - Erupção cutânea;
- - Prurido;
- - Púrpura (incluindo púrpura de Henoch-Schoenlein);
- - Necrólise epidermal tóxica;
- - Urticária;
- - Eritrodermia;
- - Fotossensibilidade;
- - Lúpus cutâneo eritematoso.
Distúrbios dos tecidos musculoesquelético e conjuntivo
- - Dor nas costas;
- - Cãimbras musculares;
- - Espasmos musculares;
- - Mialgia;
- - Artralgia.
Distúrbios renais e urinários
- - Glicosúria;
- - Disfunção renal;
- - Nefrite intersticial;
- - Insuficiência renal.
Distúrbios do sistema reprodutivo e da mama
- - Disfunção erétil/impotência.
Distúrbios gerais e alterações no local de administração
- - Dor no peito;
- - Edema/inchaço;
- - Mal-estar;
- - Febre;
- - Fraqueza.
Investigações
- - Anormalidades da função hepática.
Achados de Testes Laboratoriais
Em estudos clínicos controlados, alterações clínicas importantes nos parâmetros laboratoriais padrão foram raramente associadas à administração de losartana potássica + hidroclorotiazida.
Hipercalemia (potássio sérico > 5,5 mEq/L) ocorreu em 0,7% dos pacientes; nesses estudos, porém, não foi necessária a descontinuação de losartana potássica + hidroclorotiazida em razão da hipercalemia.
Raramente ocorreram elevações de ALT, em geral solucionadas com a descontinuação do tratamento.
Especificações
Indicação:<h3>Hipertensão</h3>
<p>O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida é indicado para o tratamento da hipertensão quando a terapia combinada for apropriada.</p>
<h3>Redução do risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda</h3>
<p>Este medicamento é uma combinação de losartana e hidroclorotiazida.</p>
<p>Em pacientes hipertensos e com hipertrofia ventricular esquerda, a losartana, frequentemente em combinação com a hidroclorotiazida, reduz o risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares conforme avaliado pela incidência combinada de morte cardiovascular, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda.</p>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Contraindicação:<ul>
<li>- Pacientes hipersensíveis a quaisquer componentes desse produto;</li>
<li>- Pacientes com anúria;</li>
<li>- Pacientes hipersensíveis a outras medicações derivadas das sulfonamidas.</li>
</ul>
<p>O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida não deve ser administrado com alisquireno em pacientes com diabetes.</p>
Reações Adversas:<p>Nos estudos clínicos com losartana potássica/hidroclorotiazida, não foram observados efeitos adversos peculiares a essa combinação. Os efeitos adversos foram limitados àqueles anteriormente relatados para losartana potássica e/ou hidroclorotiazida.</p>
<p>A incidência global de efeitos adversos relatados com essa combinação foi comparável à observada com placebo. A porcentagem de descontinuações do tratamento também foi comparável à do placebo.</p>
<p>Em geral, o tratamento com losartana potássica/hidroclorotiazida foi bem tolerado. Na maioria dos casos, os efeitos adversos foram leves e de natureza transitória e não exigiram a descontinuação do tratamento.</p>
<p>Em estudos clínicos controlados em hipertensão essencial, o único efeito adverso relatado como relacionado ao medicamento foi tontura, que ocorreu a uma incidência maior do que a observada com placebo em 1% ou mais dos pacientes que receberam losartana potássica/hidroclorotiazida.</p>
<p>Em estudos clínicos controlados que envolveram pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda, a losartana, muitas vezes em combinação com hidroclorotiazida, foi geralmente bem tolerada.</p>
<h3>Os efeitos mais comuns relacionadas ao medicamento foram:</h3>
<ul>
<li>- Tontura;</li>
<li>- Astenia/fadiga;</li>
<li>- Vertigem.</li>
</ul>
<h2>Reações Pós-comercialização</h2>
<p>As seguintes reações adversas foram relatadas após a comercialização com losartana potássica + hidroclorotiazida e/ou em estudos clínicos ou uso pós-comercialização com componentes individuais.</p>
<h3>Distúrbios do sangue e do sistema linfático</h3>
<ul>
<li>- Trombocitopenia;</li>
<li>- Anemia;</li>
<li>- Anemia aplástica;</li>
<li>- Anemia hemolítica;</li>
<li>- Leucopenia;</li>
<li>- Agranulocitose.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios do Sistema Imune</h3>
<ul>
<li>- Reações anafiláticas;</li>
<li>- Angioedema, incluindo edema de laringe e glote com obstrução das vias aéreas e/ou edema de face, lábios, faringe e/ou língua em pacientes que receberam losartana.</li>
</ul>
<p>Alguns destes pacientes apresentaram anteriormente angioedema com outros medicamentos, inclusive com inibidores da ECA.</p>
<h3>Distúrbios metabólicos e nutricionais</h3>
<ul>
<li>- Anorexia;</li>
<li>- Hiperglicemia;</li>
<li>- Hiperuricemia;</li>
<li>- Desequilíbrio eletrolítico, incluindo hiponatremia;</li>
<li>- Hipocalemia.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios psiquiátricos</h3>
<ul>
<li>- Insonia;</li>
<li>- Inquietação.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios do Sistema Nervoso</h3>
<ul>
<li>- Disgeusia;</li>
<li>- Cefaleia;</li>
<li>- Enxaqueca;</li>
<li>- Parestesia.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios oculares</h3>
<ul>
<li>- Xantopsia;</li>
<li>- Visão turva momentânea.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios cardíacos</h3>
<ul>
<li>- Palpitação;</li>
<li>- Taquicardia.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios vasculares</h3>
<ul>
<li>- Efeitos ortostáticos dose-dependentes;</li>
<li>- Angeíte necrosante (vasculite) (vasculite cutânea).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios respiratórios, toráxicos e mediastinais</h3>
<ul>
<li>- Tosse;</li>
<li>- Congestão nasal;</li>
<li>- Faringite;</li>
<li>- Distúrbio sinuvial;</li>
<li>- Infecção das vias aéreas superiores;</li>
<li>- Desconforto respiratório (incluindo pneumonite e edema pulmonar).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios gastrintestinais</h3>
<ul>
<li>- Dispepsia;</li>
<li>- Dor abdominal;</li>
<li>- Irritação gástrica;</li>
<li>- Cólicas;</li>
<li>- Diarreia;</li>
<li>- Constipação;</li>
<li>- Náusea;</li>
<li>- Vômitos;</li>
<li>- Pancreatite;</li>
<li>- Sialodenite.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios hepato-biliares</h3>
<ul>
<li>- Hepatite;</li>
<li>- Icterícia (icterícia colestática intra-hepática).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios da pele e dos tecidos sub-cutâneos</h3>
<ul>
<li>- Erupção cutânea;</li>
<li>- Prurido;</li>
<li>- Púrpura (incluindo púrpura de Henoch-Schoenlein);</li>
<li>- Necrólise epidermal tóxica;</li>
<li>- Urticária;</li>
<li>- Eritrodermia;</li>
<li>- Fotossensibilidade;</li>
<li>- Lúpus cutâneo eritematoso.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios dos tecidos musculoesquelético e conjuntivo</h3>
<ul>
<li>- Dor nas costas;</li>
<li>- Cãimbras musculares;</li>
<li>- Espasmos musculares;</li>
<li>- Mialgia;</li>
<li>- Artralgia.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios renais e urinários</h3>
<ul>
<li>- Glicosúria;</li>
<li>- Disfunção renal;</li>
<li>- Nefrite intersticial;</li>
<li>- Insuficiência renal.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios do sistema reprodutivo e da mama</h3>
<ul>
<li>- Disfunção erétil/impotência.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios gerais e alterações no local de administração</h3>
<ul>
<li>- Dor no peito;</li>
<li>- Edema/inchaço;</li>
<li>- Mal-estar;</li>
<li>- Febre;</li>
<li>- Fraqueza.</li>
</ul>
<h3>Investigações</h3>
<ul>
<li>- Anormalidades da função hepática.</li>
</ul>
<h2>Achados de Testes Laboratoriais</h2>
<p>Em estudos clínicos controlados, alterações clínicas importantes nos parâmetros laboratoriais padrão foram raramente associadas à administração de losartana potássica + hidroclorotiazida.</p>
<p>Hipercalemia (potássio sérico > 5,5 mEq/L) ocorreu em 0,7% dos pacientes; nesses estudos, porém, não foi necessária a descontinuação de losartana potássica + hidroclorotiazida em razão da hipercalemia.</p>
<p>Raramente ocorreram elevações de ALT, em geral solucionadas com a descontinuação do tratamento.</p>
Como Usar:<p>O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida pode ser administrado com outros agentes anti-hipertensivos.</p>
<p>O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida pode ser administrado com ou sem alimentos.</p>
<h3>Hipertensão</h3>
<p>A dose usual inicial e a dose de manutenção de losartana potássica + hidroclorotiazida é de um comprimido de losartana potássica + hidroclorotiazida 50/ 12,5mg uma vez ao dia.</p>
<p>Para os pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento com losartana potássica + hidroclorotiazida 50/ 12,5mg, a dose pode ser aumentada para 1 comprimido de losartana potássica + hidroclorotiazida 100/25 mg uma vez ao dia ou 2 comprimidos de losartana potássica + hidroclorotiazida 50/12,5 mg uma vez ao dia.</p>
<p>A dose máxima é de 1 comprimido de losartana potássica + hidroclorotiazida 100/25 mg uma vez ao dia ou 2 comprimidos de losartana potássica + hidroclorotiazida 50/12,5 mg uma vez ao dia.</p>
<p>Em geral, atinge-se o efeito anti-hipertensivo em três semanas após o início do tratamento.</p>
<p>O tratamento com losartana potássica + hidroclorotiazida não deve ser iniciado em pacientes que apresentam depleção de volume intravascular (por exemplo, pacientes que estejam utilizando altas doses de diuréticos).</p>
<p>O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida não é recomendado para pacientes com insuficiência renal severa (depuração de creatinina ≤ 30mL/min) ou para pacientes com insuficiência hepática.</p>
<p>Não é necessário ajuste posológico inicial de losartana potássica + hidroclorotiazida 50-12,5 em pacientes idosos. A losartana potássica + hidroclorotiazida 100-25 não deve ser usado como tratamento inicial em pacientes idosos.</p>
<h3>Redução do risco de morbidade e de mortalidade cardiovasculares em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda</h3>
<p>A dose inicial usual é de 50mg de losartana uma vez ao dia. Se a meta da pressão arterial não for atingida com 50mg de losartana, a terapia deve ser titulada utilizando-se uma combinação de losartana e uma dose baixa de hidroclorotiazida (12,5mg).</p>
<p>Se necessário, a dose deve ser aumentada para 100mg de losartana e 25mg de hidroclorotiazida uma vez ao dia.</p>
<p>Os medicamentos losartana potássica + hidroclorotiazida 50/12,5 e losartana potássica + hidroclorotiazida 100/25 são formulações alternativas adequadas para pacientes que poderiam receber losartana e hidroclorotiazida concomitantemente.</p>
<p><strong>Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.</strong></p>
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Medicamento genérico - Lei N.º 9.787/99.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula_1657824488229_7cbcd831-63b8-45ed-9ddb-e412b42df08c.pdf
Forma de Administracao:Uso oral
Prescrição Medica:Não
Tipo de Medicamento:Genérico