MedicamentosAntiglaucomatosoMaleato de Timolol 0,25% Biosintética Solução Oftálmica Estéril 5ml

Descrição do Produto

Contraindicação

O maleato de timolol está contraindicado em pacientes com: asma ou histórico de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica grave, ou doenças do coração. Também está contraindicado em hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente deste medicamento. 
Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Instruções de Uso

O maleato de timolol é uma solução límpida e livre de partículas.
Antes das aplicações, lave as mãos com água e sabão. 
Deite ou incline a cabeça para trás e, com o dedo indicador, puxe a pálpebra inferior de modo a formar uma bolsa. Aplique a quantidade de gotas prescrita pelo médico. Pressione o dedo contra a parte interna do olho por um minuto. Mantenha os olhos fechados por 1 ou 2 minutos.
Não toque, limpe ou enxague o gotejador.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Posologia
A dose usual inicial é de uma gota da solução de 0,25% no olho afetado duas vezes ao dia.
Se a resposta clínica não for adequada, a posologia pode ser modificada para uma gota da solução a 0,5% no(s) olho(s) afetado(s), duas vezes ao dia.
Como em alguns pacientes a resposta da diminuição da pressão pelo maleato de timolol pode requerer algumas semanas para ser alcançada, a avaliação da determinação da pressão ocular deve ser feita aproximadamente 4 semanas após o início do tratamento.
Se a pressão intraocular for mantida em níveis satisfatórios, muitos pacientes podem ser colocados na terapia de uma vez por dia.
Se o paciente estiver utilizando outro colírio com a mesma finalidade (agente betabloqueador oftálmico tópico) e for substituí-lo por maleato de timolol, deve descontinuar o outro agente e iniciar o tratamento com maleato de timolol no dia seguinte. 
Quando o paciente estiver em uso de um único agente para tratamento da pressão alta intraocular, que não seja betabloqueador, e se opte por um agente betabloqueador, deve-se continuar com o agente que está sendo usado e acrescentar uma gota de maleato de timolol 0,25% em cada olho afetado, duas vezes ao dia. No dia seguinte, interromper completamente o tratamento previamente usado. Se for necessária uma posologia maior de maleato de timolol, substituir por uma solução 0,5% em cada olho afetado, duas vezes ao dia.
Uso pediátrico: a dose usual inicial é de uma gota de maleato de timolol 0,25% no(s) olho(s) a cada 12 horas, em adição à outra medicação de pressão alta intraocular. A posologia pode ser aumentada para uma gota da solução 0,5% no(s) olho(s) afetado(s) a cada 12 horas, se necessário. O uso de maleato de timolol não é recomendado para prematuros ou recém-nascidos. 
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Dose perdida: se a prescrição é de uma aplicação ao dia, aplique a dose assim que possível.
Se não lembrar até o dia seguinte, utilize o medicamento somente uma vez.
Caso a prescrição seja mais de uma vez ao dia, aplique assim que possível, ao menos que esteja próximo ao horário da aplicação seguinte.
Ao lembrar da dose perdida próxima ao horário da dose seguinte, desconsidere a dose perdida e volte ao horário normal de aplicação.
Não aplique duas doses ao mesmo tempo.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Reações Adversa

Maleato de timolol é geralmente bem tolerado e as seguintes reações adversas têm sido relatadas:
Sentidos Especiais: sinais e sintomas de irritação ocular, inclusive conjuntivite, blefarite, ceratite e diminuição da sensibilidade corneana. Distúrbios visuais, inclusive modificações na refração (devido à retirada da terapia miótica em alguns casos), diplopia e ptose. 
Cardiovasculares: bradicardia (frequência cardíaca baixa), arritmia, hipotensão, síncope, bloqueio cardíaco, acidente vascular cerebral, isquemia cerebral, insuficiência cardíaca congestiva, palpitação e parada cardíaca. 
Respiratórios: broncoespasmos (chiados no peito) predominantemente em pacientes com bronquite preexistente, insuficiência respiratória e dispneia. 
Gerais: cefaleia (dor de cabeça), astenia (cansaço), fadiga (desânimo) e dor no peito. 
Tegumentares: reações alérgicas, inclusive vermelhidão localizada e generalizada e urticária; queda de cabelo. 
Sistema Nervoso/Psiquiátrico: tontura, depressão, aumento dos sintomas e sinais de miastenia gravis. 
Digestivo: náusea, diarreia, dispepsia e boca seca. 
Imunológicos: lúpus eritematoso.
Conduta em caso de superdose
Remover as lentes de contato (se for o caso) e enxaguar os olhos com soro fisiológico, à temperatura ambiente, em abundância ou água por, no mínimo, 15 minutos. Se após 15 minutos de enxague persistir a dor, irritação, lacrimação ou fotofobia (incômodo pela luz), deve-se procurar assistência médica.
Cuidados de conservação e uso
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.
O medicamento deve ser armazenado na embalagem original até sua total utilização. Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde. 
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Especificações

Indicação:<p>O maleato de timolol está indicado no tratamento de pressão intra-ocular (em pacientes com pressão alta e glaucoma de ângulo aberto e alguns pacientes com glaucoma secundário e em pacientes com ângulo estreito ou histórico de fechamento de ângulo estreito).<br /> Também é indicado como terapia concomitante em pacientes com pressão alta da infância (glaucoma pediátrico) que não estão adequadamente controlados com outro tratamento.<br /> Riscos do medicamento</p>

Classificação:Tarja vermelha

BloqueioVenda:Não

Contraindicação:<p>O maleato de timolol está contraindicado em pacientes com: asma ou histórico de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica grave, ou doenças do coração. Também está contraindicado em hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente deste medicamento. <br /> Não há contraindicação relativa a faixas etárias.</p>

Reações Adversas:<p>Maleato de timolol é geralmente bem tolerado e as seguintes reações adversas têm sido relatadas:<br /> Sentidos Especiais: sinais e sintomas de irritação ocular, inclusive conjuntivite, blefarite, ceratite e diminuição da sensibilidade corneana. Distúrbios visuais, inclusive modificações na refração (devido à retirada da terapia miótica em alguns casos), diplopia e ptose. <br /> Cardiovasculares: bradicardia (frequência cardíaca baixa), arritmia, hipotensão, síncope, bloqueio cardíaco, acidente vascular cerebral, isquemia cerebral, insuficiência cardíaca congestiva, palpitação e parada cardíaca. <br /> Respiratórios: broncoespasmos (chiados no peito) predominantemente em pacientes com bronquite preexistente, insuficiência respiratória e dispneia. <br /> Gerais: cefaleia (dor de cabeça), astenia (cansaço), fadiga (desânimo) e dor no peito. <br /> Tegumentares: reações alérgicas, inclusive vermelhidão localizada e generalizada e urticária; queda de cabelo. <br /> Sistema Nervoso/Psiquiátrico: tontura, depressão, aumento dos sintomas e sinais de miastenia gravis. <br /> Digestivo: náusea, diarreia, dispepsia e boca seca. <br /> Imunológicos: lúpus eritematoso.<br /> Conduta em caso de superdose<br /> Remover as lentes de contato (se for o caso) e enxaguar os olhos com soro fisiológico, à temperatura ambiente, em abundância ou água por, no mínimo, 15 minutos. Se após 15 minutos de enxague persistir a dor, irritação, lacrimação ou fotofobia (incômodo pela luz), deve-se procurar assistência médica.<br /> Cuidados de conservação e uso<br /> Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.<br /> O medicamento deve ser armazenado na embalagem original até sua total utilização. Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde. <br /> TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.<br /> INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE</p>

Como Usar:<p>O maleato de timolol é uma solução límpida e livre de partículas.<br /> Antes das aplicações, lave as mãos com água e sabão. <br /> Deite ou incline a cabeça para trás e, com o dedo indicador, puxe a pálpebra inferior de modo a formar uma bolsa. Aplique a quantidade de gotas prescrita pelo médico. Pressione o dedo contra a parte interna do olho por um minuto. Mantenha os olhos fechados por 1 ou 2 minutos.<br /> Não toque, limpe ou enxague o gotejador.<br /> Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.<br /> Posologia<br /> A dose usual inicial é de uma gota da solução de 0,25% no olho afetado duas vezes ao dia.<br /> Se a resposta clínica não for adequada, a posologia pode ser modificada para uma gota da solução a 0,5% no(s) olho(s) afetado(s), duas vezes ao dia.<br /> Como em alguns pacientes a resposta da diminuição da pressão pelo maleato de timolol pode requerer algumas semanas para ser alcançada, a avaliação da determinação da pressão ocular deve ser feita aproximadamente 4 semanas após o início do tratamento.<br /> Se a pressão intraocular for mantida em níveis satisfatórios, muitos pacientes podem ser colocados na terapia de uma vez por dia.<br /> Se o paciente estiver utilizando outro colírio com a mesma finalidade (agente betabloqueador oftálmico tópico) e for substituí-lo por maleato de timolol, deve descontinuar o outro agente e iniciar o tratamento com maleato de timolol no dia seguinte. <br /> Quando o paciente estiver em uso de um único agente para tratamento da pressão alta intraocular, que não seja betabloqueador, e se opte por um agente betabloqueador, deve-se continuar com o agente que está sendo usado e acrescentar uma gota de maleato de timolol 0,25% em cada olho afetado, duas vezes ao dia. No dia seguinte, interromper completamente o tratamento previamente usado. Se for necessária uma posologia maior de maleato de timolol, substituir por uma solução 0,5% em cada olho afetado, duas vezes ao dia.<br /> Uso pediátrico: a dose usual inicial é de uma gota de maleato de timolol 0,25% no(s) olho(s) a cada 12 horas, em adição à outra medicação de pressão alta intraocular. A posologia pode ser aumentada para uma gota da solução 0,5% no(s) olho(s) afetado(s) a cada 12 horas, se necessário. O uso de maleato de timolol não é recomendado para prematuros ou recém-nascidos. <br /> Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.<br /> Dose perdida: se a prescrição é de uma aplicação ao dia, aplique a dose assim que possível.<br /> Se não lembrar até o dia seguinte, utilize o medicamento somente uma vez.<br /> Caso a prescrição seja mais de uma vez ao dia, aplique assim que possível, ao menos que esteja próximo ao horário da aplicação seguinte.<br /> Ao lembrar da dose perdida próxima ao horário da dose seguinte, desconsidere a dose perdida e volte ao horário normal de aplicação.<br /> Não aplique duas doses ao mesmo tempo.<br /> Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.</p>

Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Medicamento genérico - Lei N.º 9.787/99.

Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula-paciente-maleato-de-timolol_07eadf97-73fb-4cc9-8e5f-7e4ea151f715.pdf

Prescrição Medica:Não

Tipo de Medicamento:Genérico

Maleato de Timolol 0,25% Biosintética Solução Oftálmica Estéril 5ml

Biosintética
Cód: 1982290

Avaliações

Carregando…
Carregando avaliações…