Insuficiências hepática e renal graves; úlcera gástrica e duodenal ativa; tendência elevada à sangramento. Hipersensibilidade a salicilatos e aos componentes da fórmula de mesalazina comprimido. Crianças abaixo de 2 anos de idade.
Descrição do Produto
Contraindicação
Insuficiências hepática e renal graves; úlcera gástrica e duodenal ativa; tendência elevada à sangramento. Hipersensibilidade a salicilatos e aos componentes da fórmula de mesalazina comprimido. Crianças abaixo de 2 anos de idade.
Instruções de Uso
Aspecto físico e organolépticos: comprimido na cor vermelha, oblongo, biconvexo e monossectado.
Posologia e modo de uso: a dose recomendada para adultos é de 800 - 2400mg por dia, igualmente dividida a critério médico na dependência da gravidade do caso. Nos casos mais graves a posologia pode ser aumentada para 4.800mg ao dia.
De forma geral recomenda-se as seguintes posologias para adultos em doses divididas diariamente:
Colite ulcerativa
- Indução da remissão: dose de 2.400 - 4.800mg.
- Manutenção da remissão: dose de 1.200-2.400 mg podendo ser aumentada para 4.800mg.
Baixas concentrações de mesalazina e de seu metabólito N-acetilado foram detectadas no leite materno, mas o significado clínico desta evidência ainda não foi determinado. Portanto, deve-se ter cautela na administração da mesalazina à lactantes.
Ainda não está estabelecida a segurança do produto em crianças.
O produto contém lactose e deve ser evitado por pacientes com intolerância a esta substância.
A diminuição da contagem e função dos espermatozoides observada com a sulfassalazina parece não estar associada à mesalazina.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Mesalazina deve ser administrado com cautela em pacientes idosos (acima de 65 anos).
Não há dose recomendada para crianças, portanto não deve ser usado por crianças menores de 2 anos.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informe ao seu médico se estiver amamentando.
Reações Adversa
As reações adversas ocorrem em uma pequena proporção de pacientes que, previamente, não toleraram a sulfassalazina, tais como náuseas, diarreia, vômitos, dor abdominal, cefaleia e flutuações do humor.
Têm sido relatadas reações de hipersensibilidade, como exantema alérgico, febre, broncoespasmo, lúpus eritematoso, rashes e artralgia.
Estes efeitos ocorrem independentemente da dose administrada.
Pode haver aumento dos níveis de meta-hemoglobina.
Mesalazina pode estar associado com a exacerbação dos sintomas da colite nos pacientes que tiveram previamente problemas com a sulfassalazina. Foram relatados casos de pancreatite, miocardite, pericardite, nefrite intersticial, síndrome nefrótica e insuficiência renal com o tratamento por via oral; geralmente estes sintomas regridem com a suspensão do tratamento. Há raros relatos de reações alérgicas pulmonares, pneumonia eosinofílica, hepatite e discrasias sanguíneas, tais como leucopenia, neutropenia, trombocitopenia e anemia aplástica.
Especificações
Indicação:<p>A mesalazina está indicado para o tratamento das doenças inflamatórias do intestino.</p>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Contraindicação:<p>Insuficiências hepática e renal graves; úlcera gástrica e duodenal ativa; tendência elevada à sangramento. Hipersensibilidade a salicilatos e aos componentes da fórmula de mesalazina comprimido. Crianças abaixo de 2 anos de idade.</p>
Reações Adversas:<p>As reações adversas ocorrem em uma pequena proporção de pacientes que, previamente, não toleraram a sulfassalazina, tais como náuseas, diarreia, vômitos, dor abdominal, cefaleia e flutuações do humor.<br /> Têm sido relatadas reações de hipersensibilidade, como exantema alérgico, febre, broncoespasmo, lúpus eritematoso, rashes e artralgia.<br /> Estes efeitos ocorrem independentemente da dose administrada.<br /> Pode haver aumento dos níveis de meta-hemoglobina.<br /> Mesalazina pode estar associado com a exacerbação dos sintomas da colite nos pacientes que tiveram previamente problemas com a sulfassalazina. Foram relatados casos de pancreatite, miocardite, pericardite, nefrite intersticial, síndrome nefrótica e insuficiência renal com o tratamento por via oral; geralmente estes sintomas regridem com a suspensão do tratamento. Há raros relatos de reações alérgicas pulmonares, pneumonia eosinofílica, hepatite e discrasias sanguíneas, tais como leucopenia, neutropenia, trombocitopenia e anemia aplástica.</p>
Como Usar:<p>Aspecto físico e organolépticos: comprimido na cor vermelha, oblongo, biconvexo e monossectado.<br /> Posologia e modo de uso: a dose recomendada para adultos é de 800 - 2400mg por dia, igualmente dividida a critério médico na dependência da gravidade do caso. Nos casos mais graves a posologia pode ser aumentada para 4.800mg ao dia.<br /> De forma geral recomenda-se as seguintes posologias para adultos em doses divididas diariamente:<br /> Colite ulcerativa<br /> - Indução da remissão: dose de 2.400 - 4.800mg.<br /> - Manutenção da remissão: dose de 1.200-2.400 mg podendo ser aumentada para 4.800mg.<br /> Baixas concentrações de mesalazina e de seu metabólito N-acetilado foram detectadas no leite materno, mas o significado clínico desta evidência ainda não foi determinado. Portanto, deve-se ter cautela na administração da mesalazina à lactantes.<br /> Ainda não está estabelecida a segurança do produto em crianças.<br /> O produto contém lactose e deve ser evitado por pacientes com intolerância a esta substância.<br /> A diminuição da contagem e função dos espermatozoides observada com a sulfassalazina parece não estar associada à mesalazina.<br /> Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.<br /> Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco<br /> Mesalazina deve ser administrado com cautela em pacientes idosos (acima de 65 anos).<br /> Não há dose recomendada para crianças, portanto não deve ser usado por crianças menores de 2 anos.<br /> Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.<br /> Informe ao seu médico se estiver amamentando.</p>
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Medicamento genérico - Lei N.º 9.787/99.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/mesalazina_ranbaxy_c3f2039c-ad11-4c2b-af31-ec7517c24b52.pdf
Parte do Corpo:Para o intestino
Prescrição Medica:Não
Tipo de Medicamento:Genérico