Este medicamento não deve ser usado se você já teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico, à nistatina e/ou aos demais componentes do produto.
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes pediátricos.
Descrição do Produto
O Metronidazol 100mg + Nistatina 20.000UI Prati-Donaduzzi é um creme vaginal que combina duas potentes substâncias ativas, proporcionando um tratamento eficaz para infecções vaginais causadas por fungos e bactérias. Este produto é indicado especialmente para mulheres que apresentam sintomas desconfortáveis relacionados a essas infecções, como coceira, ardência e secreção anormal.
A formulação do creme vaginal possui Metronidazol, um antibiótico conhecido por sua ação contra bactérias anaeróbias e protozoários, e Nistatina, um antifúngico amplamente utilizado para combater infecções por fungos do tipo Candida. Juntas, essas substâncias atuam em sinergia, oferecendo um tratamento mais completo e eficaz.
A classe dos remédios antifúngicos, da qual a Nistatina faz parte, é fundamental no tratamento de infecções fúngicas, especialmente as causadas pelo gênero Candida. Esses medicamentos atuam diretamente na membrana celular dos fungos, inibindo sua reprodução e promovendo a eliminação dos patógenos. A Nistatina é geralmente bem tolerada e raramente causa efeitos colaterais significativos, sendo uma escolha segura para o tratamento de candidíase vaginal.
Por outro lado, o Metronidazol, que se insere na classe dos antibióticos, é utilizado não apenas para infecções bacterianas, mas também para algumas infecções parasitárias. Ele age inibindo a síntese de ácidos nucleicos nas células bacterianas, resultando na morte das bactérias. Combinado com a Nistatina, oferece um tratamento abrangente para infecções que envolvem tanto fungos quanto bactérias.
O creme vaginal Metronidazol + Nistatina é indicado para o tratamento de infecções vaginais causadas por micro-organismos sensíveis às suas substâncias ativas. É especialmente útil para mulheres que apresentam sintomas de vaginite, vaginose bacteriana e candidíase. A aplicação do creme deve ser realizada conforme orientação médica para garantir a eficácia do tratamento.
Contudo, este produto é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, mulheres grávidas ou em fase de amamentação devem consultar um médico antes de utilizar este medicamento, a fim de avaliar os riscos e benefícios de seu uso.
Para a correta aplicação do creme vaginal, recomenda-se utilizar um aplicador para facilitar a inserção. A dose habitual consiste na aplicação de uma bisnaga do creme pela manhã e à noite, durante um período que deve ser determinado pelo médico, geralmente entre 5 a 7 dias. É fundamental seguir rigorosamente as orientações do profissional de saúde para garantir a eficácia do tratamento e evitar a recorrência da infecção.
O Metronidazol + Nistatina Prati-Donaduzzi é composto por:
É importante manter o creme vaginal em local fresco e seco, longe da luz solar e fora do alcance de crianças. Caso ocorra qualquer reação adversa ou desconforto durante o tratamento, o uso do produto deve ser interrompido imediatamente e um médico consultado. Além disso, lembre-se de que a higiene íntima é fundamental para evitar novas infecções, por isso, recomenda-se o uso de roupas íntimas de algodão e evitar duchas vaginais desnecessárias.
Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Imagens Meramente Ilustrativas. O produto refere-se apenas ao Metronidazol 100mg + Nistatina 20.000UI Prati-Donaduzzi Creme Vaginal
Contraindicação
Este medicamento não deve ser usado se você já teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico, à nistatina e/ou aos demais componentes do produto.
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes pediátricos.
Instruções de Uso
Modo de aplicação
Para a segurança da paciente, a bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer uso de objetos cortantes, portanto, perfure o lacre da bisnaga introduzindo o pino perfurante da tampa.
A bisnaga contém quantidade suficiente para 10 aplicações. O aplicador preenchido até a trava do êmbolo consome, por dose, a quantidade máxima de 5g do produto, considerando-se inclusive a quantidade de medicamento que permanece no aplicador após a administração. O conteúdo de Metronidazol + Nistatina (substância ativa) é calculado para dez dias de tratamento contínuos ou a critério médico.
Lavar as mãos antes e após o uso de Metronidazol + Nistatina (substância ativa) e evitar o contato direto das mãos com o local da aplicação.
1- Remover a tampa da bisnaga e rosquear completamente o aplicador ao bico da bisnaga, garantindo o alcance até o final do bocal.
2- Segurar a bisnaga com uma das mãos, e com a outra puxar o êmbolo do aplicador até encostar ao final da cânula.
3- Com o êmbolo puxado e em posição horizontal, apertar vagarosamente a base da bisnaga com os dedos, de maneira a empurrar o creme e preencher a cânula do aplicador até a trava. Cuidar para que o creme não extravase a posição em que o êmbolo travou. Para facilitar a aplicação, exceder apenas um pouco do produto na ponta.
Atenção: apertar a bisnaga com cuidado para que o creme não extravase o êmbolo.
4- Retirar o aplicador e fechar imediatamente a bisnaga.
5- Introduzir o aplicador profundamente na cavidade vaginal e empurrar o êmbolo até esvaziar completamente o aplicador. Para facilitar a aplicação, recomenda-se que a paciente esteja deitada, com as pernas elevadas.
A cada aplicação, utilizar um novo aplicador e após o uso, inutiliza-lo.
Posologia
Fazer 1 aplicação de preferência à noite, ao deitar-se, durante 10 dias.
Cada aplicação (5g de creme vaginal) contém 500mg de metronidazol e 24,4mg (100.000UI) de nistatina.
Não há estudos dos efeitos do Metronidazol + Nistatina (substância ativa) administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, o uso deve ser somente ginecológico.
Reações Adversa
Reação muito comum (> 1/10);
Reação comum (> 1/100 e ≤ 1/10);
Reação incomum (> 1/1.000 e ≤ 1/100);
Reação rara (> 1/10.000 e ≤ 1.000);
Reação muito rara (≤ 1/10.000).
Reações adversas atribuídas ao metronidazol:
Distúrbios gastrintestinais:
Dor epigástrica, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral, alterações no paladar incluindo gosto metálico, anorexia casos reversíveis de pancreatite, descoloração da língua/língua peluda (devido ao crescimento de fungos, por exemplo).
Distúrbios no sistema imunológico:
Angioedema, choque anafilático, foram relatados raros casos de dermatite alérgica de contato devido à nistatina.
Distúrbios no sistema nervoso:
Neuropatia sensorial periférica, cefaleia, convulsões, vertigem, relatos de encefalopatia (por exemplo, confusão) e síndrome cerebelar subaguda (por exemplo, ataxia, disartria, alteração da marcha, nistagmo e tremor), que podem ser resolvidos com a descontinuação do medicamento, meningite asséptica.
Distúrbios psiquiátricos:
Alterações psicóticas incluindo confusão e alucinações, humor depressivo.
Distúrbios visuais:
Alterações visuais transitórias como diplopia e miopia, visão borrada, diminuição da acuidade visual, alteração da visualização de cores, neuropatia óptica/neurite.
Distúrbios do ouvido e labirinto:
Deficiência auditiva / perda da audição (incluindo neurossensorial), tinido.
Distúrbios no sangue e sistema linfático:
Foram relatados casos de agranulocitose, neutropenia e trombocitopenia.
Distúrbios hepatobiliares:
Foram relatados casos de aumento das enzimas hepáticas (AST, ALT, fosfatase alcalina), hepatite colestática ou mista e lesão hepatocelular, algumas vezes com icterícia. Foram relatados casos de falência hepática necessitando de transplante hepático em pacientes tratados com metronidazol em associação com outras drogas antibióticas.
Distúrbios na pele e tecido subcutâneo:
Rash, prurido, rubor, urticária, erupções pustulosas, erupção fixa medicamentosa, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica.
Distúrbios gerais:
Febre.
Reações adversas atribuídas à nistatina:
Distúrbios no sistema imunológico:
Foram relatados raros casos de dermatite alérgica de contato devido à nistatina.
Reações dermatológicas:
Foram relatados vários tipos de erupções cutâneas; pode ocorrer ocasionalmente irritação cutânea de grau moderado a severo após a administração tópica de nistatina; foi relatado caso de Síndrome de Stevens-Johnson após o uso de nistatina pomada.
Sistema geniturinário:
Foram relatados raros casos de vaginites como irritação e dor na área vulvovaginal após o uso intravaginal.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Especificações
Genero:Feminino
Descrição Marketplace:<H2>Metronidazol 100mg + Nistatina 20.000UI Prati-Donaduzzi Creme Vaginal </H2> <P>O Metronidazol 100mg + Nistatina 20.000UI Prati-Donaduzzi é um creme vaginal que combina duas potentes substâncias ativas, proporcionando um tratamento eficaz para infecções vaginais causadas por fungos e bactérias. Este produto é indicado especialmente para mulheres que apresentam sintomas desconfortáveis relacionados a essas infecções, como coceira, ardência e secreção anormal.</P> <P>A formulação do creme vaginal possui Metronidazol, um antibiótico conhecido por sua ação contra bactérias anaeróbias e protozoários, e Nistatina, um antifúngico amplamente utilizado para combater infecções por fungos do tipo Candida. Juntas, essas substâncias atuam em sinergia, oferecendo um tratamento mais completo e eficaz.</P> <H3>Características do Antifúngico e Antibiótico</H3> <P>A classe dos remédios antifúngicos, da qual a Nistatina faz parte, é fundamental no tratamento de infecções fúngicas, especialmente as causadas pelo gênero Candida. Esses medicamentos atuam diretamente na membrana celular dos fungos, inibindo sua reprodução e promovendo a eliminação dos patógenos. A Nistatina é geralmente bem tolerada e raramente causa efeitos colaterais significativos, sendo uma escolha segura para o tratamento de candidíase vaginal.</P> <P>Por outro lado, o Metronidazol, que se insere na classe dos antibióticos, é utilizado não apenas para infecções bacterianas, mas também para algumas infecções parasitárias. Ele age inibindo a síntese de ácidos nucleicos nas células bacterianas, resultando na morte das bactérias. Combinado com a Nistatina, oferece um tratamento abrangente para infecções que envolvem tanto fungos quanto bactérias.</P> <H3>Indicação e Contraindicação</H3> <P>O creme vaginal Metronidazol + Nistatina é indicado para o tratamento de infecções vaginais causadas por micro-organismos sensíveis às suas substâncias ativas. É especialmente útil para mulheres que apresentam sintomas de vaginite, vaginose bacteriana e candidíase. A aplicação do creme deve ser realizada conforme orientação médica para garantir a eficácia do tratamento.</P> <P>Contudo, este produto é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, mulheres grávidas ou em fase de amamentação devem consultar um médico antes de utilizar este medicamento, a fim de avaliar os riscos e benefícios de seu uso.</P> <H3>Instruções de uso</H3> <P>Para a correta aplicação do creme vaginal, recomenda-se utilizar um aplicador para facilitar a inserção. A dose habitual consiste na aplicação de uma bisnaga do creme pela manhã e à noite, durante um período que deve ser determinado pelo médico, geralmente entre 5 a 7 dias. É fundamental seguir rigorosamente as orientações do profissional de saúde para garantir a eficácia do tratamento e evitar a recorrência da infecção.</P> <H3>Composição Química</H3> <P>O Metronidazol + Nistatina Prati-Donaduzzi é composto por:</P> <UL> <LI>Metronidazol 100mg <LI>Nistatina 20.000UI <LI>Excipientes q.s.p. 50g. </LI></UL> <H3>Recomendações de Segurança</H3> <P>É importante manter o creme vaginal em local fresco e seco, longe da luz solar e fora do alcance de crianças. Caso ocorra qualquer reação adversa ou desconforto durante o tratamento, o uso do produto deve ser interrompido imediatamente e um médico consultado. Além disso, lembre-se de que a higiene íntima é fundamental para evitar novas infecções, por isso, recomenda-se o uso de roupas íntimas de algodão e evitar duchas vaginais desnecessárias.</P> <UL> <LI>Uso exclusivo para uso vaginal <LI>Não utilizar em áreas da pele que estejam lesionadas ou irritadas <LI>Evitar relações sexuais durante o tratamento para prevenir a transmissão de infecções. </LI></UL> <P>Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.</P> <P>Imagens Meramente Ilustrativas. O produto refere-se apenas ao Metronidazol 100mg + Nistatina 20.000UI Prati-Donaduzzi Creme Vaginal </P>
Indicação:<p>Este medicamento é indicado para o tratamento de vaginites (inflamação na vagina) específicas por Trichomonas vaginalis, Candida albicans ou por associação de ambos.</p> <p>Como o Metronidazol + Nistatina Prati-Donaduzzi funciona?<br /> Este medicamento é um anti-infeccioso de uso local que apresenta atividade antiparasitária e antimicrobiana.<br /> A absorção máxima ocorre entre 8 a 12 horas.</p>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Tipo Modalidade:Controlados
Contraindicação:<p>Este medicamento não deve ser usado se você já teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico, à nistatina e/ou aos demais componentes do produto.<br /> Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes pediátricos.<br /> </p>
Reações Adversas:<p>Reação muito comum (> 1/10);<br /> Reação comum (> 1/100 e ≤ 1/10);<br /> Reação incomum (> 1/1.000 e ≤ 1/100);<br /> Reação rara (> 1/10.000 e ≤ 1.000);<br /> Reação muito rara (≤ 1/10.000).</p> <p>Reações adversas atribuídas ao metronidazol:<br /> Distúrbios gastrintestinais:<br /> Dor epigástrica, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral, alterações no paladar incluindo gosto metálico, anorexia casos reversíveis de pancreatite, descoloração da língua/língua peluda (devido ao crescimento de fungos, por exemplo).</p> <p>Distúrbios no sistema imunológico:<br /> Angioedema, choque anafilático, foram relatados raros casos de dermatite alérgica de contato devido à nistatina.</p> <p>Distúrbios no sistema nervoso:<br /> Neuropatia sensorial periférica, cefaleia, convulsões, vertigem, relatos de encefalopatia (por exemplo, confusão) e síndrome cerebelar subaguda (por exemplo, ataxia, disartria, alteração da marcha, nistagmo e tremor), que podem ser resolvidos com a descontinuação do medicamento, meningite asséptica.</p> <p>Distúrbios psiquiátricos:<br /> Alterações psicóticas incluindo confusão e alucinações, humor depressivo.</p> <p>Distúrbios visuais:<br /> Alterações visuais transitórias como diplopia e miopia, visão borrada, diminuição da acuidade visual, alteração da visualização de cores, neuropatia óptica/neurite.</p> <p>Distúrbios do ouvido e labirinto:<br /> Deficiência auditiva / perda da audição (incluindo neurossensorial), tinido.</p> <p>Distúrbios no sangue e sistema linfático:<br /> Foram relatados casos de agranulocitose, neutropenia e trombocitopenia.</p> <p>Distúrbios hepatobiliares:<br /> Foram relatados casos de aumento das enzimas hepáticas (AST, ALT, fosfatase alcalina), hepatite colestática ou mista e lesão hepatocelular, algumas vezes com icterícia. Foram relatados casos de falência hepática necessitando de transplante hepático em pacientes tratados com metronidazol em associação com outras drogas antibióticas.</p> <p>Distúrbios na pele e tecido subcutâneo:<br /> Rash, prurido, rubor, urticária, erupções pustulosas, erupção fixa medicamentosa, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica.</p> <p>Distúrbios gerais:<br /> Febre.</p> <p>Reações adversas atribuídas à nistatina:<br /> Distúrbios no sistema imunológico:<br /> Foram relatados raros casos de dermatite alérgica de contato devido à nistatina.</p> <p>Reações dermatológicas:<br /> Foram relatados vários tipos de erupções cutâneas; pode ocorrer ocasionalmente irritação cutânea de grau moderado a severo após a administração tópica de nistatina; foi relatado caso de Síndrome de Stevens-Johnson após o uso de nistatina pomada.</p> <p>Sistema geniturinário:<br /> Foram relatados raros casos de vaginites como irritação e dor na área vulvovaginal após o uso intravaginal.</p> <p>Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. </p>
Como Usar:<p>Modo de aplicação<br /> Para a segurança da paciente, a bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer uso de objetos cortantes, portanto, perfure o lacre da bisnaga introduzindo o pino perfurante da tampa.</p> <p>A bisnaga contém quantidade suficiente para 10 aplicações. O aplicador preenchido até a trava do êmbolo consome, por dose, a quantidade máxima de 5g do produto, considerando-se inclusive a quantidade de medicamento que permanece no aplicador após a administração. O conteúdo de Metronidazol + Nistatina (substância ativa) é calculado para dez dias de tratamento contínuos ou a critério médico.</p> <p>Lavar as mãos antes e após o uso de Metronidazol + Nistatina (substância ativa) e evitar o contato direto das mãos com o local da aplicação.</p> <p>1- Remover a tampa da bisnaga e rosquear completamente o aplicador ao bico da bisnaga, garantindo o alcance até o final do bocal.<br /> 2- Segurar a bisnaga com uma das mãos, e com a outra puxar o êmbolo do aplicador até encostar ao final da cânula.<br /> 3- Com o êmbolo puxado e em posição horizontal, apertar vagarosamente a base da bisnaga com os dedos, de maneira a empurrar o creme e preencher a cânula do aplicador até a trava. Cuidar para que o creme não extravase a posição em que o êmbolo travou. Para facilitar a aplicação, exceder apenas um pouco do produto na ponta.</p> <p>Atenção: apertar a bisnaga com cuidado para que o creme não extravase o êmbolo.<br /> 4- Retirar o aplicador e fechar imediatamente a bisnaga.<br /> 5- Introduzir o aplicador profundamente na cavidade vaginal e empurrar o êmbolo até esvaziar completamente o aplicador. Para facilitar a aplicação, recomenda-se que a paciente esteja deitada, com as pernas elevadas.</p> <p>A cada aplicação, utilizar um novo aplicador e após o uso, inutiliza-lo.</p> <p>Posologia<br /> Fazer 1 aplicação de preferência à noite, ao deitar-se, durante 10 dias.<br /> Cada aplicação (5g de creme vaginal) contém 500mg de metronidazol e 24,4mg (100.000UI) de nistatina.<br /> Não há estudos dos efeitos do Metronidazol + Nistatina (substância ativa) administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, o uso deve ser somente ginecológico.</p>
Classe do Medicamento:Antibióticos
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Com retenção de receita. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Medicamento genérico - Lei N.º 9.787/99.
Quantidade:50g
Fases da Vida:Para adultos
Parte do Corpo:Para a região Intima
Principio Ativo:Metronidazol
Doencas e Complicacoes:Para infeções
Forma de Administracao:Uso vaginal
Prescrição Medica:Sim
Tipo de Medicamento:Genérico
O Metronidazol é um creme vaginal que combina duas potentes substâncias ativas, proporcionando um tratamento eficaz para infecções vaginais causadas por fungos e bactérias.Ver mais