Contraindicação
Profenid Entérico não deve ser utilizado nos seguintes casos:
- - Pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao cetoprofeno, como crises asmáticas (doença pulmonar caracterizada pela contração das vias respiratórias ocasionando falta de ar) ou outros tipos de reações alérgicas ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais - AINES (ex: diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno). Nestes pacientes foram relatados casos de reações anafiláticas severas (reação alérgica grave e imediata), raramente fatais.
- - Pacientes que já tiveram ou têm úlcera péptica/hemorrágica (lesão localizada no estômago e/ou intestino).
- - Pacientes que já tiveram sangramento ou perfuração gastrintestinal (estômago e/ou intestino), relacionada ao uso de AINES.
- - Pacientes com insuficiência severa (redução acentuada da função do órgão) do coração, do fígado e/ou dos rins.
- - Mulheres no terceiro trimestre da gravidez.
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência do coração, fígado e/ou dos rins severas, pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais - AINES e por pacientes que já tiveram ou têm úlcera péptica/hemorrágica.
Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (3° trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico ou cirurgião-dentista em caso de suspeita de gravidez.
Instruções de Uso
As cápsulas devem ser ingeridas sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente 1⁄2 a 1 copo), de preferência durante ou logo após as refeições.
A dose usual é de 200 mg por dia, dividida em 2 doses. Assim que se atingir o efeito terapêutico desejado, o tratamento deve ser mantido com a menor dose eficaz possível.
Em casos severos ou se uma resposta satisfatória não pode ser obtida com doses menores, pode-se aumentar a posologia, desde que não se ultrapasse o máximo de 300 mg por dia.
Crianças:
A segurança e eficácia do uso de cetoprofeno cápsulas em crianças ainda não foram estabelecidas.
Pacientes com insuficiência dos rins e idosos:
É aconselhável reduzir a dose inicial e manter estes pacientes com a menor dose eficaz. Um ajuste posológico individual deve ser considerado pelo seu médico, somente após ter apurado boa tolerância individual.
Pacientes com insuficiência do fígado:
Estes pacientes devem ser cuidadosamente monitorados e deve-se manter a menor dose eficaz diária.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Profenid?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, do seu médico ou cirurgião-dentista.
Reações Adversa
- - Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- - Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- - Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- - Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- - Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- - Reação desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).
A lista a seguir de reações adversas está relacionada a eventos apresentados com o uso de cetoprofeno no tratamento de condições agudas ou crônicas:
Distúrbios no sistema sanguíneo e linfático:
- - Rara: anemia hemorrágica (anemia devido a sangramento).
- - Desconhecida: agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de células brancas do sangue), trombocitopenia (diminuição no número de plaquetas sanguíneas), aplasia medular (disfunção da medula óssea que altera a produção de células do sangue), anemia hemolítica (diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue em decorrência da destruição prematura dos mesmos), leucopenia (redução dos glóbulos brancos no sangue).
Distúrbios no sistema imune:
- - Desconhecida: reações anafiláticas (reação alérgica grave e imediata), incluindo choque.
Distúrbios psiquiátricos:
- - Desconhecida: depressão, alucinação, confusão, distúrbios de humor.
Distúrbios no sistema nervoso:
- - Incomum: dor de cabeça, vertigem e sonolência.
- - Rara: parestesia (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira, percebidos na pele e sem motivo aparente).
- - Desconhecida: meningite asséptica (inflamação nas membranas e tecidos que envolvem o cérebro sem causa infecciosa), convulsões (contrações e relaxamentos musculares involuntários), disgeusia (alteração ou diminuição do paladar).
Distúrbios visuais:
- - Rara: visão embaçada, tal como visão borrada.
Distúrbios auditivos e do labirinto:
Distúrbios cardíacos:
- - Desconhecida: exacerbação da insuficiência cardíaca, fibrilação atrial (tipo de arritmia cardíaca, na qual ritmo cardíaco é geralmente irregular e rápido).
Distúrbios vasculares:
- - Desconhecida: hipertensão (pressão arterial elevada), vasodilatação (aumento do calibre dos vasos sanguíneos), vasculite (inflamação da parede do vaso sanguíneo), incluindo vasculite leucocitoclástica (um tipo específico de inflamação da parede do vaso sanguíneo).
Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastinais:
- - Rara: asma (doença pulmonar caracterizada pela contração das vias respiratórias ocasionando falta de ar).
- - Desconhecida: broncoespasmo (contração dos brônquios levando a chiado no peito), principalmente em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao ácido acetilsalicílico e/ou a AINES.
Distúrbios gastrintestinais:
- - Comum: dispepsia (má digestão), náusea, dor abdominal, vômito.
- - Incomum: constipação (prisão de ventre), diarreia, flatulência (excesso de gases no estômago ou intestinos) e gastrite (inflamação do estômago).
- - Rara: estomatite (inflamação da mucosa da boca), úlcera péptica.
- - Desconhecida: exacerbação da colite e doença de Crohn, hemorragia e perfuração gastrintestinais, pancreatite (inflamação do pâncreas).
Distúrbios hepatobiliares:
- - Rara: casos de hepatite, aumento dos níveis das transaminases (enzima presente nas células do fígado).
Distúrbios cutâneos e subcutâneos:
- - Incomum: erupção cutânea (rash), prurido (coceira).
- - Desconhecida: reação de fotossensibilidade (sensibilidade exagerada da pele à luz), alopecia (perda de cabelo e pelos), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica), erupções bolhosas incluindo síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e pustulose exantematosa aguda generalizada, que são tipos distintos de reações bolhosas na pele.
Distúrbios dos rins e urinário:
- - Desconhecida: insuficiência aguda nos rins, nefrite túbulo-intersticial (um tipo de inflamação nos rins), síndrome nefrótica (condição grave caracterizada por presença de proteína na urina) e anormalidade nos testes de função renal.
Distúrbios gerais:
- - Incomum: edema (inchaço).
Distúrbios do metabolismo e nutrição
- - Desconhecida: hiponatremia (redução dos níveis de sódio no sangue), hiperpotassemia (nível alto de potássio no sangue).
Investigações:
Especificações
Genero:Unissex
Descrição Marketplace:<H2>Profenid Entérico 100mg caixa com 20 comprimidos revestidos</H2>
<P>Profenid é um medicamento de ação anti-inflamatória, analgésica e antitérmica, amplamente utilizado no tratamento de inflamações, dores e febres relacionadas a condições reumáticas, traumatismos e dores em geral. Disponível em diferentes apresentações, adapta-se às necessidades específicas de cada paciente.</P>
<H3>Características</H3>
<P>Profenid tem como princípio ativo o cetoprofeno, um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) que age inibindo a síntese de prostaglandinas, substâncias responsáveis pelos sintomas inflamatórios como dor, febre e inchaço. Além disso, possui propriedades que previnem a agregação plaquetária, contribuindo para o alívio dos sintomas inflamatórios. O medicamento apresenta rápida absorção e eficácia, variando conforme sua forma de administração.</P>
<H3>Indicação e Contraindicação</H3>
<P>Profenid é indicado para o alívio de dores e inflamações associadas a processos reumáticos, traumas e dores gerais. Está contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao cetoprofeno ou a outros componentes da fórmula, com histórico de úlcera péptica ativa ou sangramento gastrointestinal, insuficiência renal ou hepática severa, ou para aqueles com reações alérgicas ao ácido acetilsalicílico ou outros AINEs.</P>
<H3>Instruções de Uso</H3>
<P>A posologia de Profenid varia conforme a forma de apresentação e a necessidade clínica do paciente. Comprimidos devem ser ingeridos inteiros com líquido, de preferência após as refeições, para minimizar possíveis desconfortos gástricos. A solução injetável deve ser administrada por profissionais qualificados, respeitando as orientações médicas específicas.</P>
<H3>Composição Química</H3>
<P>Cada apresentação de Profenid contém cetoprofeno como princípio ativo, além de excipientes específicos que garantem sua estabilidade e eficácia. O comprimido revestido possui proteção gastrorresistente para melhor tolerância gástrica.</P>
<H3>Recomendações de Segurança</H3>
<P>Informe ao médico qualquer alergia, uso de medicamentos concomitantes ou condições de saúde preexistentes antes de iniciar o tratamento. Evite o uso prolongado sem orientação médica e não exceda a dose prescrita. Caso ocorram reações adversas como dores abdominais ou sintomas gastrointestinais, procure orientação médica imediatamente.</P>
<P>Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.</P>
<P>Imagens Meramente Ilustrativas. O produto refere-se apenas ao Profenid Entérico 100mg caixa com 20 comprimidos.</P>
Indicação:<P>Profenid é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, sendo indicado para o tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos (doenças que podem afetar músculos, articulações e esqueleto), traumatismos (lesão interna ou externa resultante de um agente externo) e de dores em geral.</P>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Contraindicação:<h3>Profenid Entérico não deve ser utilizado nos seguintes casos:</h3>
<ul>
<li>- Pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao cetoprofeno, como crises asmáticas (doença pulmonar caracterizada pela contração das vias respiratórias ocasionando falta de ar) ou outros tipos de reações alérgicas ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais - AINES (ex: diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno). Nestes pacientes foram relatados casos de reações anafiláticas severas (reação alérgica grave e imediata), raramente fatais.</li>
<li>- Pacientes que já tiveram ou têm úlcera péptica/hemorrágica (lesão localizada no estômago e/ou intestino).</li>
<li>- Pacientes que já tiveram sangramento ou perfuração gastrintestinal (estômago e/ou intestino), relacionada ao uso de AINES.</li>
<li>- Pacientes com insuficiência severa (redução acentuada da função do órgão) do coração, do fígado e/ou dos rins.</li>
<li>- Mulheres no terceiro trimestre da gravidez.</li>
</ul>
<p><strong>Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência do coração, fígado e/ou dos rins severas, pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais - AINES e por pacientes que já tiveram ou têm úlcera péptica/hemorrágica.</strong></p>
<p><strong>Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (3° trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico ou cirurgião-dentista em caso de suspeita de gravidez.</strong></p>
Reações Adversas:<ul>
<li>- Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>
<li>- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>
<li>- Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>
<li>- Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>
<li>- Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>
<li>- Reação desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).</li>
</ul>
<p>A lista a seguir de reações adversas está relacionada a eventos apresentados com o uso de cetoprofeno no tratamento de condições agudas ou crônicas:</p>
<h3>Distúrbios no sistema sanguíneo e linfático:</h3>
<ul>
<li><strong>- Rara:</strong> anemia hemorrágica (anemia devido a sangramento).</li>
<li><strong>- Desconhecida:</strong> agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de células brancas do sangue), trombocitopenia (diminuição no número de plaquetas sanguíneas), aplasia medular (disfunção da medula óssea que altera a produção de células do sangue), anemia hemolítica (diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue em decorrência da destruição prematura dos mesmos), leucopenia (redução dos glóbulos brancos no sangue).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios no sistema imune:</h3>
<ul>
<li><strong>- Desconhecida:</strong> reações anafiláticas (reação alérgica grave e imediata), incluindo choque.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios psiquiátricos:</h3>
<ul>
<li><strong>- Desconhecida:</strong> depressão, alucinação, confusão, distúrbios de humor.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios no sistema nervoso:</h3>
<ul>
<li><strong>- Incomum:</strong> dor de cabeça, vertigem e sonolência.</li>
<li><strong>- Rara: </strong>parestesia (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira, percebidos na pele e sem motivo aparente).</li>
<li><strong>- Desconhecida: </strong>meningite asséptica (inflamação nas membranas e tecidos que envolvem o cérebro sem causa infecciosa), convulsões (contrações e relaxamentos musculares involuntários), disgeusia (alteração ou diminuição do paladar).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios visuais:</h3>
<ul>
<li><strong>- Rara: </strong>visão embaçada, tal como visão borrada.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios auditivos e do labirinto:</h3>
<ul>
<li><strong>- Rara:</strong> zumbidos.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios cardíacos:</h3>
<ul>
<li><strong>- Desconhecida:</strong> exacerbação da insuficiência cardíaca, fibrilação atrial (tipo de arritmia cardíaca, na qual ritmo cardíaco é geralmente irregular e rápido).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios vasculares:</h3>
<ul>
<li><strong>- Desconhecida:</strong> hipertensão (pressão arterial elevada), vasodilatação (aumento do calibre dos vasos sanguíneos), vasculite (inflamação da parede do vaso sanguíneo), incluindo vasculite leucocitoclástica (um tipo específico de inflamação da parede do vaso sanguíneo).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastinais:</h3>
<ul>
<li><strong>- Rara: </strong>asma (doença pulmonar caracterizada pela contração das vias respiratórias ocasionando falta de ar).</li>
<li><strong>- Desconhecida: </strong>broncoespasmo (contração dos brônquios levando a chiado no peito), principalmente em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao ácido acetilsalicílico e/ou a AINES.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios gastrintestinais:</h3>
<ul>
<li><strong>- Comum:</strong> dispepsia (má digestão), náusea, dor abdominal, vômito.</li>
<li><strong>- Incomum:</strong> constipação (prisão de ventre), diarreia, flatulência (excesso de gases no estômago ou intestinos) e gastrite (inflamação do estômago).</li>
<li><strong>- Rara: </strong>estomatite (inflamação da mucosa da boca), úlcera péptica.</li>
<li><strong>- Desconhecida</strong>: exacerbação da colite e doença de Crohn, hemorragia e perfuração gastrintestinais, pancreatite (inflamação do pâncreas).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios hepatobiliares:</h3>
<ul>
<li><strong>- Rara:</strong> casos de hepatite, aumento dos níveis das transaminases (enzima presente nas células do fígado).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios cutâneos e subcutâneos:</h3>
<ul>
<li><strong>- Incomum:</strong> erupção cutânea (rash), prurido (coceira).</li>
<li><strong>- Desconhecida:</strong> reação de fotossensibilidade (sensibilidade exagerada da pele à luz), alopecia (perda de cabelo e pelos), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica), erupções bolhosas incluindo síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e pustulose exantematosa aguda generalizada, que são tipos distintos de reações bolhosas na pele.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios dos rins e urinário:</h3>
<ul>
<li><strong>- Desconhecida:</strong> insuficiência aguda nos rins, nefrite túbulo-intersticial (um tipo de inflamação nos rins), síndrome nefrótica (condição grave caracterizada por presença de proteína na urina) e anormalidade nos testes de função renal.</li>
</ul>
<h3>Distúrbios gerais:</h3>
<ul>
<li><strong>- Incomum: </strong>edema (inchaço).</li>
</ul>
<h3>Distúrbios do metabolismo e nutrição</h3>
<ul>
<li><strong>- Desconhecida:</strong> hiponatremia (redução dos níveis de sódio no sangue), hiperpotassemia (nível alto de potássio no sangue).</li>
</ul>
<h3>Investigações:</h3>
<ul>
<li><strong>- Rara:</strong> ganho de peso.</li>
</ul>
Como Usar:<p>As cápsulas devem ser ingeridas sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente 1⁄2 a 1 copo), de preferência durante ou logo após as refeições.</p>
<p>A dose usual é de 200 mg por dia, dividida em 2 doses. Assim que se atingir o efeito terapêutico desejado, o tratamento deve ser mantido com a menor dose eficaz possível.</p>
<p>Em casos severos ou se uma resposta satisfatória não pode ser obtida com doses menores, pode-se aumentar a posologia, desde que não se ultrapasse o máximo de 300 mg por dia.</p>
<h3>Crianças:</h3>
<p>A segurança e eficácia do uso de cetoprofeno cápsulas em crianças ainda não foram estabelecidas.</p>
<h3>Pacientes com insuficiência dos rins e idosos:</h3>
<p>É aconselhável reduzir a dose inicial e manter estes pacientes com a menor dose eficaz. Um ajuste posológico individual deve ser considerado pelo seu médico, somente após ter apurado boa tolerância individual.</p>
<h3>Pacientes com insuficiência do fígado:</h3>
<p>Estes pacientes devem ser cuidadosamente monitorados e deve-se manter a menor dose eficaz diária.</p>
<p><strong>Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.</strong></p>
<p><strong>Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.</strong></p>
<hr>
<h2>O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Profenid?</h2>
<p>Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.</p>
<p><strong>Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, do seu médico ou cirurgião-dentista.</strong></p>
Classe do Medicamento:Anti-inflamatórios
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bula-profenid-enterico-paciente_731ef836-45d5-4354-b56e-067462f322fc.pdf
Quantidade:20 Comprimidos
Fases da Vida:Para adultos
Parte do Corpo:Para o sistema nervoso
Principio Ativo:Cetoprofeno
Doencas e Complicacoes:Para dor
Forma de Administracao:Uso oral
Prescrição Medica:Sim
Tipo de Medicamento:Referência