Contraindicação
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres:
com alergia a qualquer ingrediente da fórmula de Rubia;
com trombose, que é a formação de um coágulo em um vaso sanguíneo (por exemplo, das pernas [trombose venosa profunda] ou dos pulmões [embolia pulmonar]);
que já teve icterícia (cor amarela da pele) ou doença grave no fígado e se a função do fígado ainda não tiver normalizado;
que tem ou suspeita que tem um câncer sensível aos esteróides sexuais, tais como determinados tipos de câncer de mama;
com qualquer sangramento vaginal de origem desconhecida;
Se você apresentar qualquer uma dessas condições, informe ao seu médico antes de iniciar o uso de Rubia. Ele poderá lhe aconselhar a utilizar um método não hormonal para o planejamento familiar. Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez enquanto estiver tomando Rubia, consulte seu médico imediatamente.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.
Instruções de Uso
A cartela de Rubia contém 28 comprimidos. As setas e os dias da semana estão impressos na cartela. Cada dia corresponde a um comprimido. A cada nova cartela de Rubia, inicie pelo comprimido da 1ª linha (linha de cima) marcado com o dia da semana correspondente. Não comece a tomar por um comprimido qualquer. Por exemplo, se você iniciar sua nova cartela em uma quarta-feira, você deve tomar o comprimido da primeira fileira marcado na parte de trás da cartela com “QUA”.
Continue a tomar um comprimido por dia até terminar a cartela, sempre seguindo a direção indicada pelas setas. Assim, você pode verificar facilmente se tomou o comprimido do dia olhando a parte de trás de sua cartela. Tome o seu comprimido diariamente, aproximadamente no mesmo horário. Engula seu comprimido inteiro, com o auxílio de um copo de água. Pode ocorrer algum sangramento durante o uso de Rubia, mas você deve continuar a tomar os seus comprimidos normalmente. Quando terminar uma cartela, deve ser iniciada uma nova cartela de Rubia no dia seguinte – sem interrupção e sem esperar a menstruação.
Começando a tomar sua primeira cartela de Rubia
Se não tiver utilizado nenhum anticoncepcional hormonal no último mês
Espere pelo início de sua menstruação. No 1º dia de sua menstruação, tome o 1º comprimido de Rubia. Você não precisa tomar precauções anticonceptivas adicionais. Você também poderá iniciar entre o 2º e o 5º dia de sua menstruação, mas, neste caso, certifique-se de usar um método anticonceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias de tratamento.
Se você tomou uma pílula combinada, ou usou um anel vaginal ou um adesivo na pele
Você pode começar a tomar Rubia no dia seguinte depois de ter tomado o último comprimido de sua cartela, ou no dia da retirada do seu anel vaginal ou do adesivo (ou seja, sem fazer nenhum intervalo). Caso a cartela de pílulas atual contenha comprimidos inativos, você pode começar a tomar Rubia no dia seguinte depois de ter tomado o último comprimido ativo (caso você não tenha certeza sobre qual é este comprimido, pergunte ao seu médico ou farmacêutico). Seguindo essas instruções, não será necessário utilizar nenhuma precaução anticonceptiva adicional.
Você também pode iniciar no mais tardar no intervalo sem o uso do comprimido, anel ou adesivo, ou no intervalo do placebo do seu método anticonceptivo atual. Se você usar esse método, certifique-se de usar durante o primeiro ciclo, um método anticonceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias de tratamento.
Se você tomou outra pílula à base de progestagênio isolado (minipílula)
Você pode parar de tomar a minipílula em qualquer dia e começar a tomar Rubia imediatamente. Não será necessário utilizar nenhuma precaução anticonceptiva adicional.
Se você utilizou um método anticonceptivo injetável, implante ou um dispositivo intrauterino que libera progestagênio – DIU
Comece a tomar Rubia no dia em que deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que remover o implante ou o DIU. Não será necessário utilizar nenhuma precaução anticonceptiva adicional.
Após o parto
Você pode iniciar Rubia entre o 21º e o 28º dia após o parto. Se iniciar mais tarde, certifique-se de usar no primeiro ciclo um método anticonceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias de tratamento. Entretanto, se já teve uma relação sexual, deve ser afastada a possibilidade de você estar grávida antes de iniciar o uso do Rubia. Informações adicionais sobre mulheres que estão amamentando encontram-se em outro item desta bula (veja item “4. O que devo saber antes de usar este medicamento?” – “Lactação”). Você pode, também, obter informações com seu médico.
Após um aborto
Seu médico vai orientá-la sobre o assunto.
Se você tiver distúrbios gastrintestinais (por exemplo, vômitos ou diarreia grave)
Siga as instruções para comprimidos esquecidos (veja item “7. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?”). Se vomitar ou usar carvão ativado dentro de 3-4 horas após ter tomado o seu comprimido de Rubia, ou se tiver diarreia grave, o componente ativo pode não ter sido absorvido completamente.
Interrupção de tratamento
Você pode parar de tomar Rubia a qualquer momento. A partir do dia em que parar de tomar os comprimidos, você não mais estará protegida contra a gravidez. Se tiver qualquer outra dúvida sobre o uso desse produto, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Reações Adversa
Assim como qualquer medicamento, Rubia pode causar reações adversas, embora nem todas as mulheres as apresentem. As reações adversas graves associadas com o uso das pílulas anticonceptivas são descritas nos itens “4. o que devo saber antes de usar este medicamento?” – “Câncer de mama” e “Trombose”. Leia esses itens para informações adicionais e consulte o seu médico se necessário. As reações a seguir foram relatadas por pacientes que estavam tomando Rubia:
Reações comuns (ocorrem em mais do que 1% das pacientes que utilizam este medicamento): espinhas
(acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso.
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizam este medicamento): dificuldade em usar lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, menstruação dolorosa, aparecimento de cistos no ovário, cansaço e vômito.
Reações raras (ocorrem em menos do que 0,1% das pacientes que utilizam este medicamento): vermelhidão na pele, urticária, eritema nodoso (nódulos vermelho-azulados dolorosos na pele).
Além desses efeitos colaterais, pode ocorrer secreção das mamas.
Adicionalmente, foram relatadas reações alérgicas (hipersensibilidade), incluindo inchaço no rosto, lábios, língua e/ou garganta causando dificuldade em respirar ou engolir (angioedema e/ou anafilaxia).
Se alguma dessas reações adversas se tornar grave, ou se você apresentar qualquer reação adversa que não esteja mencionada nesta bula, informe ao seu médico ou farmacêutico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Especificações
Genero:Feminino
Descrição Marketplace:<H2>Rubia 75mcg - 28 Comprimidos Revestidos</H2>
<P>Rubia 75mcg é um medicamento indicado para o tratamento de condições relacionadas à saúde hormonal. Com sua dosagem precisa e formulação de alta qualidade, Rubia é uma opção eficaz para o manejo de sintomas associados a distúrbios hormonais. Cada embalagem contém 28 comprimidos revestidos, prontos para proporcionar alívio e conforto em sua rotina.</P>
<P>Os comprimidos de Rubia são projetados para serem facilmente ingeridos, oferecendo uma experiência de uso prática e conveniente. A tecnologia de revestimento utilizada garante que os ingredientes ativos sejam liberados de forma controlada, maximizando a eficácia do tratamento. É importante respeitar a dose prescrita pelo profissional de saúde para garantir os melhores resultados.</P>
<H3>Características do Anticoncepcional</H3>
<P>A classe dos medicamentos anticoncepcionais, da qual Rubia faz parte, é utilizada principalmente para prevenir a gravidez, mas também desempenha um papel importante no tratamento de condições menstruais e hormonais. Os anticoncepcionais combinados, como Rubia, geralmente contêm hormônios sintéticos que imitam os efeitos dos hormônios naturais do corpo, como estrogênio e progesterona. Esses medicamentos funcionam ao inibir a ovulação, alterar o muco cervical e modificar o revestimento uterino, tornando a fertilização mais difícil.</P>
<P>Além de sua função primária de contracepção, os anticoncepcionais podem ajudar a regular o ciclo menstrual, diminuir a intensidade das cólicas menstruais e tratar condições como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e acne hormonal. O uso contínuo e adequado desses medicamentos pode levar a uma melhora significativa na qualidade de vida de muitas mulheres, proporcionando um controle eficaz sobre suas funções reprodutivas.</P>
<H3>Indicação e Contraindicação</H3>
<P>Rubia é indicado para mulheres que desejam contracepção, bem como para aquelas que sofrem de distúrbios hormonais. No entanto, o uso do medicamento é contraindicado em situações como histórico de trombose, doenças hepáticas graves e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. É fundamental que o uso de Rubia seja realizado sob orientação médica, garantindo que este medicamento seja apropriado para suas condições de saúde.</P>
<H3>Instruções de uso</H3>
<P>Para obter os melhores resultados com Rubia, recomenda-se iniciar o tratamento conforme orientação de um profissional de saúde. Geralmente, a administração deve ser feita diariamente, no mesmo horário, para garantir a eficácia do medicamento. Em caso de esquecimento de uma dose, siga as instruções contidas na bula ou consulte seu médico para orientações específicas.</P>
<H3>Composição Química</H3>
<P>Rubia contém como princípio ativo a substância hormonal desogestrel em uma dosagem de 75mcg. A composição exata e todos os excipientes presentes devem ser consultados na bula do produto, que fornece informações detalhadas sobre os componentes e suas funções. Essa precisão é importante para garantir a segurança e a eficácia do tratamento.</P>
<H3>Recomendações de Segurança</H3>
<P>Antes de iniciar o uso de Rubia, é essencial realizar uma avaliação médica completa, incluindo histórico de saúde pessoal e familiar. Mulheres que fumam, especialmente aquelas com mais de 35 anos, devem discutir os riscos potenciais com seu médico. Além disso, é importante relatar qualquer efeito colateral ou reação adversa imediatamente ao profissional de saúde.</P>
<UL>
<LI>Indicado para contracepção e tratamento de distúrbios hormonais.
<LI>Comprimidos revestidos para fácil ingestão.
<LI>Uso deve ser orientado por um profissional de saúde.
<LI>Contraindicado em casos de trombose e doenças hepáticas graves.
<LI>Deve ser tomado diariamente no mesmo horário.
<LI>Consultar a bula para informações detalhadas sobre composição. </LI></UL>
<P>Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.</P>
<P>Imagens Meramente Ilustrativas. O produto refere-se apenas ao Rubia 75mcg 28 Comprimidos Revestidos.</P>
Indicação:<p>Rubia é usado para evitar a gravidez. <br />
</p>
Classificação:Tarja vermelha
BloqueioVenda:Não
Contraindicação:<p>Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres: <br />
com alergia a qualquer ingrediente da fórmula de Rubia; <br />
com trombose, que é a formação de um coágulo em um vaso sanguíneo (por exemplo, das pernas [trombose venosa profunda] ou dos pulmões [embolia pulmonar]); <br />
que já teve icterícia (cor amarela da pele) ou doença grave no fígado e se a função do fígado ainda não tiver normalizado; <br />
que tem ou suspeita que tem um câncer sensível aos esteróides sexuais, tais como determinados tipos de câncer de mama; <br />
com qualquer sangramento vaginal de origem desconhecida; <br />
Se você apresentar qualquer uma dessas condições, informe ao seu médico antes de iniciar o uso de Rubia. Ele poderá lhe aconselhar a utilizar um método não hormonal para o planejamento familiar. Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez enquanto estiver tomando Rubia, consulte seu médico imediatamente. <br />
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.</p>
Reações Adversas:<p>Assim como qualquer medicamento, Rubia pode causar reações adversas, embora nem todas as mulheres as apresentem. As reações adversas graves associadas com o uso das pílulas anticonceptivas são descritas nos itens “4. o que devo saber antes de usar este medicamento?” – “Câncer de mama” e “Trombose”. Leia esses itens para informações adicionais e consulte o seu médico se necessário. As reações a seguir foram relatadas por pacientes que estavam tomando Rubia: <br />
Reações comuns (ocorrem em mais do que 1% das pacientes que utilizam este medicamento): espinhas <br />
(acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso. <br />
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizam este medicamento): dificuldade em usar lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, menstruação dolorosa, aparecimento de cistos no ovário, cansaço e vômito. <br />
Reações raras (ocorrem em menos do que 0,1% das pacientes que utilizam este medicamento): vermelhidão na pele, urticária, eritema nodoso (nódulos vermelho-azulados dolorosos na pele). <br />
Além desses efeitos colaterais, pode ocorrer secreção das mamas. <br />
Adicionalmente, foram relatadas reações alérgicas (hipersensibilidade), incluindo inchaço no rosto, lábios, língua e/ou garganta causando dificuldade em respirar ou engolir (angioedema e/ou anafilaxia). <br />
Se alguma dessas reações adversas se tornar grave, ou se você apresentar qualquer reação adversa que não esteja mencionada nesta bula, informe ao seu médico ou farmacêutico. <br />
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento. <br />
</p>
Como Usar:<p>A cartela de Rubia contém 28 comprimidos. As setas e os dias da semana estão impressos na cartela. Cada dia corresponde a um comprimido. A cada nova cartela de Rubia, inicie pelo comprimido da 1ª linha (linha de cima) marcado com o dia da semana correspondente. Não comece a tomar por um comprimido qualquer. Por exemplo, se você iniciar sua nova cartela em uma quarta-feira, você deve tomar o comprimido da primeira fileira marcado na parte de trás da cartela com “QUA”. <br />
Continue a tomar um comprimido por dia até terminar a cartela, sempre seguindo a direção indicada pelas setas. Assim, você pode verificar facilmente se tomou o comprimido do dia olhando a parte de trás de sua cartela. Tome o seu comprimido diariamente, aproximadamente no mesmo horário. Engula seu comprimido inteiro, com o auxílio de um copo de água. Pode ocorrer algum sangramento durante o uso de Rubia, mas você deve continuar a tomar os seus comprimidos normalmente. Quando terminar uma cartela, deve ser iniciada uma nova cartela de Rubia no dia seguinte – sem interrupção e sem esperar a menstruação. <br />
Começando a tomar sua primeira cartela de Rubia <br />
Se não tiver utilizado nenhum anticoncepcional hormonal no último mês <br />
Espere pelo início de sua menstruação. No 1º dia de sua menstruação, tome o 1º comprimido de Rubia. Você não precisa tomar precauções anticonceptivas adicionais. Você também poderá iniciar entre o 2º e o 5º dia de sua menstruação, mas, neste caso, certifique-se de usar um método anticonceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias de tratamento. <br />
Se você tomou uma pílula combinada, ou usou um anel vaginal ou um adesivo na pele <br />
Você pode começar a tomar Rubia no dia seguinte depois de ter tomado o último comprimido de sua cartela, ou no dia da retirada do seu anel vaginal ou do adesivo (ou seja, sem fazer nenhum intervalo). Caso a cartela de pílulas atual contenha comprimidos inativos, você pode começar a tomar Rubia no dia seguinte depois de ter tomado o último comprimido ativo (caso você não tenha certeza sobre qual é este comprimido, pergunte ao seu médico ou farmacêutico). Seguindo essas instruções, não será necessário utilizar nenhuma precaução anticonceptiva adicional. <br />
Você também pode iniciar no mais tardar no intervalo sem o uso do comprimido, anel ou adesivo, ou no intervalo do placebo do seu método anticonceptivo atual. Se você usar esse método, certifique-se de usar durante o primeiro ciclo, um método anticonceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias de tratamento. <br />
Se você tomou outra pílula à base de progestagênio isolado (minipílula) <br />
Você pode parar de tomar a minipílula em qualquer dia e começar a tomar Rubia imediatamente. Não será necessário utilizar nenhuma precaução anticonceptiva adicional. <br />
Se você utilizou um método anticonceptivo injetável, implante ou um dispositivo intrauterino que libera progestagênio – DIU <br />
Comece a tomar Rubia no dia em que deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que remover o implante ou o DIU. Não será necessário utilizar nenhuma precaução anticonceptiva adicional. <br />
Após o parto <br />
Você pode iniciar Rubia entre o 21º e o 28º dia após o parto. Se iniciar mais tarde, certifique-se de usar no primeiro ciclo um método anticonceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias de tratamento. Entretanto, se já teve uma relação sexual, deve ser afastada a possibilidade de você estar grávida antes de iniciar o uso do Rubia. Informações adicionais sobre mulheres que estão amamentando encontram-se em outro item desta bula (veja item “4. O que devo saber antes de usar este medicamento?” – “Lactação”). Você pode, também, obter informações com seu médico. <br />
Após um aborto <br />
Seu médico vai orientá-la sobre o assunto. <br />
Se você tiver distúrbios gastrintestinais (por exemplo, vômitos ou diarreia grave) <br />
Siga as instruções para comprimidos esquecidos (veja item “7. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?”). Se vomitar ou usar carvão ativado dentro de 3-4 horas após ter tomado o seu comprimido de Rubia, ou se tiver diarreia grave, o componente ativo pode não ter sido absorvido completamente. <br />
Interrupção de tratamento <br />
Você pode parar de tomar Rubia a qualquer momento. A partir do dia em que parar de tomar os comprimidos, você não mais estará protegida contra a gravidez. Se tiver qualquer outra dúvida sobre o uso desse produto, consulte o seu médico ou farmacêutico. <br />
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. <br />
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.</p>
Classe do Medicamento:Anticoncepcionais
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/bu-rubia-75mcg-comr_c8830662-b7b1-4b24-8166-37c81a4005cf.pdf
Quantidade:28 Comprimidos
Fases da Vida:Para adultos
Parte do Corpo:Para sistema reprodutor
Principio Ativo:Desogestrel
Doencas e Complicacoes:Para evitar gravidez
Forma de Administracao:Uso oral
Prescrição Medica:Não
Tipo de Medicamento:Similar