Contraindicação
Stelazine não deve ser utilizado por pacientes sensíveis à trifluoperazina (substância ativa) ou aos outros componentes deste medicamento. Também é contraindicado para pacientes que usam, em grandes quantidades, medicamentos depressores do sistema nervoso central (como barbitúricos) e álcool. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que você use, antes do início ou durante o tratamento.
Instruções de Uso
Este medicamento deve ser administrado exclusivamente por via oral.
Posologia As dosagens devem ser ajustadas cuidadosamente de acordo com as necessidades do indivíduo. A resposta terapêutica ótima geralmente ocorre dentro de duas a três semanas do início do tratamento. Quando o controle satisfatório for alcançado, a dose poderá ser gradualmente reduzida até que um nível de manutenção eficaz seja estabelecido.
Pacientes hospitalizados ou sob cuidadosa supervisão A dosagem inicial é de 2 a 5 mg, duas vezes ao dia. A maioria dos pacientes apresenta resposta ótima com 15 ou 20 mg diários, embora uns poucos possam necessitar de 40 mg ao dia ou mais. Os níveis ótimos de dosagem terapêutica devem ser atingidos dentro de duas ou três semanas. Adultos (pacientes hospitalizados e ambulatoriais) A dosagem é de 1 ou 2 mg, duas vezes ao dia. Raramente é necessário exceder 4 mg por dia, exceto em pacientes em condições mais graves. Tratamento da ansiedade não-psicótica Não exceder 5 mg por dia ou 12 semanas de tratamento. Crianças O médico deverá ajustar a dosagem ao peso da criança e à gravidade dos sintomas. Estas dosagens são para crianças de 6 a 12 anos que estão hospitalizadas ou sob cuidadosa supervisão. A dosagem inicial é de 1 mg, uma ou duas vezes ao dia. Pode ser aumentada gradualmente até que os sintomas sejam controlados ou até que os efeitos colaterais se tornem um problema. Apesar de não ser geralmente necessário exceder a dose de 15 mg diários, algumas crianças mais velhas com sintomas graves podem necessitar de doses mais altas. Idosos Em geral, dosagens no limite inferior são suficientes para a maioria dos pacientes idosos.
Reações Adversa
Reações neuromusculares, como: -Agitação motora (agitação, tremores e, ocasionalmente, insônia); -Distonia, que apresenta sintomas como: contração dos músculos do pescoço, torcicolo, rigidez dos músculos das costas, que pode progredir para postura anormal com rigidez e curvatura acentuada das costas, desenvolvimento de tetania (contrações involuntárias dos músculos), contratura da mandíbula e dos dentes, dificuldade de engolir, olhos desviados para cima, para baixo ou para os lados e deslocamento da língua para a frente; -Pseudoparkinsonismo, que apresenta sintomas como: redução ou ausência de expressão no rosto, salivação, tremores, movimento circular ou tremor das pontas do dedo polegar sobre o indicador, rigidez dos dentes e marcha arrastada (passos curtos e incertos); - Discinesia tardia (particularmente em altas doses), síndrome caracterizada por movimentos involuntários dos músculos da face e, algumas vezes, das extremidades. - Outras reações do SNC, como: sonolência; tontura; cansaço; visão turva; convulsões, principalmente em pacientes com anormalidades no EEG (eletroencefalograma, um exame do cérebro); alteração das proteínas do líquido cerebral; edema cerebral (inchaço e acúmulo de líquido no cérebro); prolongamento da ação de depressores do SNC (opiáceos, álcool, barbitúricos); reações autonômicas (boca seca, entupimento nasal, dor de cabeça, náusea, prisão de ventre, obstrução do intestino, impotência, retenção urinária, ereção prolongada do pênis, diminuição ou dilatação da pupila); síndrome neuroléptica maligna (complicação grave e potencialmente fatal), fraqueza nos músculos. - Reações no coração e vasos sanguíneos, como edema periférico (inchaço nos membros), alterações no ECG (eletrocardiograma, um exame do coração), pressão baixa, parada cardíaca. - Alterações nos elementos do sangue, incluindo baixos índices de células do sangue, falta ou número insuficiente de glóbulos brancos (de defesa) do tipo granulócito, diminuição do número de plaquetas (células responsáveis pela coagulação do sangue), diminuição das células de defesa, aumento de eosinófilos (tipo de célula de defesa), diminuição dos glóbulos vermelhos. - Reações no fígado, como icterícia (coloração amarelada da pele, causada por acúmulo de bilirrubina) e estase biliar (interrupção ou diminuição do fluxo de bile pelo fígado). - Reações endócrinas, como aumento ou diminuição de glicose (açúcar) no sangue, presença de açúcar na urina, produção de leite em pessoas que não estão amamentando, crescimento das mamas em homens, níveis elevados de prolactina (hormônio que estimula o crescimento das mamas e produção de leite), ausência de menstruação, testes de gravidez falso-positivos. - Reações na pele, como sensibilidade à luz, pele avermelhada, urticária (reações alérgicas com coceira e placas vermelhas na pele), eczema (irritação na pele, deixando-a vermelha e escamosa), pigmentação da pele, aparecimento de bolhas.
Composição
Cada comprimido 5 mg contém:
trifluoperazina............................................................................................................................................................. 5 mg
(equivalentes a 6,195 mg de dicloridrato de trifluoperazina )
excipientes* q.s.p. .........................................................................................................................................1 comprimido
*Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, Opadry azul e Opadry branco.
Especificações
Genero:Unissex
Descrição Marketplace:<STRONG><FONT size=5>Para que serve o medicamento Stelazine?<BR></FONT></STRONG><STRONG>Stelazine</STRONG> é utilizado no tratamento de <STRONG>manifestações psicóticas</STRONG>, ou seja, distúrbios que podem afetar seus pensamentos, atitudes e emoções. Com a <STRONG>supervisão</STRONG> <STRONG>médica</STRONG>, pode ser utilizado por adultos e crianças.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Qual o princípio ativo de Stelazine?<BR></H2>O componente ativo de Stelazine é a <STRONG>trifluoperazina</STRONG>, uma <STRONG>fenotiazina</STRONG>, classe de drogas <STRONG>psicotrópicas</STRONG>.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como devo tomar Stelazine?<BR></H2>
<H3 style="DISPLAY: inline">Posologia<BR></H3>As dosagens devem ser ajustadas cuidadosamente de acordo com as necessidades do indivíduo. A resposta terapêutica ótima geralmente ocorre dentro de duas a três semanas do início do tratamento. Quando o controle satisfatório for alcançado, a dose poderá ser gradualmente reduzida até que um nível de manutenção eficaz seja estabelecido.<BR><STRONG>Pacientes hospitalizados ou sob cuidadosa supervisão:</STRONG> A dosagem inicial é de 2 a 5 mg, duas vezes ao dia. A maioria dos pacientes apresenta resposta ótima com 15 ou 20 mg diários, embora uns poucos possam necessitar de 40 mg ao dia ou mais. Os níveis ótimos de dosagem terapêutica devem ser atingidos dentro de duas ou três semanas.<BR><STRONG>Adultos (pacientes hospitalizados e ambulatoriais):</STRONG> A dosagem é de 1 ou 2 mg, duas vezes ao dia. Raramente é necessário exceder 4 mg por dia, exceto em<BR>pacientes em condições mais graves.<BR><STRONG>Tratamento da ansiedade não-psicótica</STRONG>: Não exceder 5 mg por dia ou 12 semanas de tratamento.<BR><STRONG>Crianças:</STRONG> O médico deverá ajustar a dosagem ao peso da criança e à gravidade dos sintomas. Estas dosagens são para crianças de 6 a 12 anos que estão hospitalizadas ou sob cuidadosa supervisão. A dosagem inicial é de 1 mg, uma ou duas vezes ao dia. Pode ser aumentada gradualmente até que os<BR>sintomas sejam controlados ou até que os efeitos colaterais se tornem um problema. Apesar de não ser geralmente necessário exceder a dose de 15 mg diários, algumas crianças mais velhas com sintomas graves podem necessitar de doses mais altas.<BR><STRONG>Idosos:</STRONG> Em geral, dosagens no limite inferior são suficientes para a maioria dos pacientes idosos. Como eles parecem ser mais propensos à hipotensão (pressão baixa) e a reações neuromusculares, devem sercuidadosamente observados pelo médico durante o tratamento. A dose deve ser adaptada ao indivíduo, e a resposta, cuidadosamente monitorada. Nesses pacientes, a dose deve ser aumentada de forma mais gradual. <FONT size=2 face="Times New Roman"><FONT size=2 face="Times New Roman">Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.</FONT></FONT>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Como funciona Stelazine?<BR></H2>A maneira como a trifluoperazina age no organismo não foi precisamente determinada, mas pode estar principalmente relacionada aos efeitos das fenotiazinas sobre o neurotransmissor (substância produzida pelo cérebro) chamado dopamina.
<P></P>
<P>
<H2 style="DISPLAY: inline">Quais reações adversas podem se apresentar durante o tratamento com Stelazine?<BR></H2><STRONG>Reações neuromusculares:<BR>- Agitação motora agitação: </STRONG>Tremores e, ocasionalmente, insônia.<BR><STRONG>- Distonia:</STRONG> que apresenta sintomas como: Contração dos músculos do pescoço, torcicolo, rigidez dos músculos das costas, que pode progredir para postura anormal com rigidez e curvatura acentuada das costas, desenvolvimento de tetania (contrações involuntárias dos músculos), contratura da mandíbula e<BR>dos dentes, dificuldade de engolir, olhos desviados para cima, para baixo ou para os lados e deslocamento da língua para a frente.<BR><STRONG>- Pseudoparkinsonismo:</STRONG> que apresenta sintomas como redução ou ausência de expressão no rosto, salivação, tremores, movimento circular ou tremor das pontas do dedo polegar sobre o indicador, rigidez dos dentes e marcha arrastada (passos curtos e incertos).<BR><STRONG>- Discinesia tardia:</STRONG> (particularmente em altas doses), síndrome caracterizada por movimentos involuntários dos músculos da face e, algumas vezes, das extremidades.
Composição:<P>Cada comprimido 5 mg contém: <BR>trifluoperazina............................................................................................................................................................. 5 mg <BR>(equivalentes a 6,195 mg de dicloridrato de trifluoperazina ) <BR>excipientes* q.s.p. .........................................................................................................................................1 comprimido<BR>*Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, Opadry azul e Opadry branco. </P>
Indicação:<P>Stelazine é utilizado no tratamento de manifestações psicóticas, ou seja, distúrbios que podem afetar seus pensamentos, atitudes e emoções. </P>
BloqueioVenda:Sim
Tipo Modalidade:Controlados
Contraindicação:<P>Stelazine não deve ser utilizado por pacientes sensíveis à trifluoperazina (substância ativa) ou aos outros componentes deste medicamento. Também é contraindicado para pacientes que usam, em grandes quantidades, medicamentos depressores do sistema nervoso central (como barbitúricos) e álcool. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que você use, antes do início ou durante o tratamento. </P>
Reações Adversas:<P>Reações neuromusculares, como: -Agitação motora (agitação, tremores e, ocasionalmente, insônia); -Distonia, que apresenta sintomas como: contração dos músculos do pescoço, torcicolo, rigidez dos músculos das costas, que pode progredir para postura anormal com rigidez e curvatura acentuada das costas, desenvolvimento de tetania (contrações involuntárias dos músculos), contratura da mandíbula e dos dentes, dificuldade de engolir, olhos desviados para cima, para baixo ou para os lados e deslocamento da língua para a frente; -Pseudoparkinsonismo, que apresenta sintomas como: redução ou ausência de expressão no rosto, salivação, tremores, movimento circular ou tremor das pontas do dedo polegar sobre o indicador, rigidez dos dentes e marcha arrastada (passos curtos e incertos); - Discinesia tardia (particularmente em altas doses), síndrome caracterizada por movimentos involuntários dos músculos da face e, algumas vezes, das extremidades. - Outras reações do SNC, como: sonolência; tontura; cansaço; visão turva; convulsões, principalmente em pacientes com anormalidades no EEG (eletroencefalograma, um exame do cérebro); alteração das proteínas do líquido cerebral; edema cerebral (inchaço e acúmulo de líquido no cérebro); prolongamento da ação de depressores do SNC (opiáceos, álcool, barbitúricos); reações autonômicas (boca seca, entupimento nasal, dor de cabeça, náusea, prisão de ventre, obstrução do intestino, impotência, retenção urinária, ereção prolongada do pênis, diminuição ou dilatação da pupila); síndrome neuroléptica maligna (complicação grave e potencialmente fatal), fraqueza nos músculos. - Reações no coração e vasos sanguíneos, como edema periférico (inchaço nos membros), alterações no ECG (eletrocardiograma, um exame do coração), pressão baixa, parada cardíaca. - Alterações nos elementos do sangue, incluindo baixos índices de células do sangue, falta ou número insuficiente de glóbulos brancos (de defesa) do tipo granulócito, diminuição do número de plaquetas (células responsáveis pela coagulação do sangue), diminuição das células de defesa, aumento de eosinófilos (tipo de célula de defesa), diminuição dos glóbulos vermelhos. - Reações no fígado, como icterícia (coloração amarelada da pele, causada por acúmulo de bilirrubina) e estase biliar (interrupção ou diminuição do fluxo de bile pelo fígado). - Reações endócrinas, como aumento ou diminuição de glicose (açúcar) no sangue, presença de açúcar na urina, produção de leite em pessoas que não estão amamentando, crescimento das mamas em homens, níveis elevados de prolactina (hormônio que estimula o crescimento das mamas e produção de leite), ausência de menstruação, testes de gravidez falso-positivos. - Reações na pele, como sensibilidade à luz, pele avermelhada, urticária (reações alérgicas com coceira e placas vermelhas na pele), eczema (irritação na pele, deixando-a vermelha e escamosa), pigmentação da pele, aparecimento de bolhas. </P>
Como Usar:<P>Este medicamento deve ser administrado exclusivamente por via oral. <BR>Posologia As dosagens devem ser ajustadas cuidadosamente de acordo com as necessidades do indivíduo. A resposta terapêutica ótima geralmente ocorre dentro de duas a três semanas do início do tratamento. Quando o controle satisfatório for alcançado, a dose poderá ser gradualmente reduzida até que um nível de manutenção eficaz seja estabelecido. <BR>Pacientes hospitalizados ou sob cuidadosa supervisão A dosagem inicial é de 2 a 5 mg, duas vezes ao dia. A maioria dos pacientes apresenta resposta ótima com 15 ou 20 mg diários, embora uns poucos possam necessitar de 40 mg ao dia ou mais. Os níveis ótimos de dosagem terapêutica devem ser atingidos dentro de duas ou três semanas. Adultos (pacientes hospitalizados e ambulatoriais) A dosagem é de 1 ou 2 mg, duas vezes ao dia. Raramente é necessário exceder 4 mg por dia, exceto em pacientes em condições mais graves. Tratamento da ansiedade não-psicótica Não exceder 5 mg por dia ou 12 semanas de tratamento. Crianças O médico deverá ajustar a dosagem ao peso da criança e à gravidade dos sintomas. Estas dosagens são para crianças de 6 a 12 anos que estão hospitalizadas ou sob cuidadosa supervisão. A dosagem inicial é de 1 mg, uma ou duas vezes ao dia. Pode ser aumentada gradualmente até que os sintomas sejam controlados ou até que os efeitos colaterais se tornem um problema. Apesar de não ser geralmente necessário exceder a dose de 15 mg diários, algumas crianças mais velhas com sintomas graves podem necessitar de doses mais altas. Idosos Em geral, dosagens no limite inferior são suficientes para a maioria dos pacientes idosos. </P>
Classe do Medicamento:Antipsicóticos
Aviso Legal:Venda sob prescrição médica. Com retenção de receita. Seu uso pode trazer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.
Bula:https://bulas-ecommerce.s3.sa-east-1.amazonaws.com/19127bc5-9b68-417b-8b0a-b43fd29b66e3_59cd5c19-6c8f-4108-9f71-5401fa1b9182.pdf
Quantidade:20 Comprimidos
Fases da Vida:Para adulto e infantil
Parte do Corpo:Para o sistema nervoso
Principio Ativo:Dicloridrato De Trifluoperazina
Doencas e Complicacoes:Para psicose
Forma de Administracao:Uso oral
Tipo de Medicamento:Referência