Uso oral (pela boca). Administre CREON exatamente como seu médico prescreveu.
Sua dose é medida em unidades de lipase. Lipase é uma enzima da pancreatina. Diferentes concentrações de CREON® contêm diferentes quantidades de lipase.
Sempre sigaa recomendação do seu médico sobre a dose de CREON a ser administrada. O seu médico ajustará a dose às suas necessidades, que vão depender da sua doença, do seu peso, da sua dieta e quantidade de gordura nas suas fezes. Caso você note fezes gordurosas ou outros problemas no estômago ou intestino (sintomas gastrointestinais), converse com seu médico sobre um possível ajuste de dose. Administre as cápsulas de CREON durante as refeições ou lanches, com o auxílio de um líquido, isso irá permitir que as enzimas se misturem com a comida e façam a sua digestão quando passarem pelo intestino. Engula as cápsulas inteiras, sem mastigá-las ou amassá-las. Se for difícil de engulir as cápsulas (por exemplo, crianças muito pequenas ou idosos) você pode abrir cuidadosamente as cápsulas e adicionar as minimicroesferas em pequenas quantidades de alimentos pastosos, levemente ácidos, tais como creme de maçã ou iogurte, ou você pode ingerir as minimicroesferas com o auxílio de um líquido ácidos, por exemplo suco de maçã, laranja ou abacaxi. A mistura das minimicroesferas com o alimento deve ser ingerida imediatamente, sem mastigá-la ou amassá-la, e com a ajuda de água ou suco. Não armazene a mistura. Misturar CREON com comida ou líquidos não ácidos, amassar ou mastigar as minimicroesferas pode causar irritação na sua boca ou mudar a forma que CREON atua no seu corpo. Certifique-se que nenhuma cápsula do CREON permaneceu na boca do paciente. É importante sempre garantir adequada hidratação, especialmente em períodos de grande perda de líquidos (por exemplo, diarreia ou vômito). Uma hidratação inadequada pode piorar a constipação. Beba bastante líquido todos os dias. Você deve tomar este medicamento até que o seu médico o suspenda. Muitos pacientes necessitam do medicamento durante toda a vida. Não interrompa o tratamento com CREON antes de conversar com seu médico. Posologia na fibrose cística (FC): A dose geralmente recomendada para crianças, adolescentes e adultos com fibrose cística é baseada no peso:
- A dose deve começar com 1000 unidades de lipase/kg/refeição para crianças com menos de 4 anos de idade, e com 500 unidades de lipase/kg/refeição para crianças com mais de 4 anos; O seu médico ajustará a dose de acordo com a gravidade da doença, o controle da esteatorreia (gordura nas fezes) e a manutenção de um bom estado nutricional.
- De um modo geral, os pacientes não devem exceder a dose de 10.000 unidades de lipase/kg de peso por dia. Posologia na insuficiência exócrina do pâncreas: A sua dose individual será determinada conforme o grau de má absorção e o conteúdo de gordura das refeições. O número de cápsulas a serem administradas durante as refeições ou lanches deve ser aquele que reduz a esteatorreia a um mínimo e garante um bom estado nutricional. CREON (pancreatina) 10.000: A dose inicial habitual é de 1 ou 2 cápsulas de CREON 10.000 por refeição ou lanche. A prática clínica sugere que se administrem por refeição, no mínimo, 2 a 4 cápsulas de CREON 10.000 e, durante o lanche, 2 cápsulas. CREON (pancreatina) 25.000: A dose inicial habitual é de 1 cápsula de CREON® 25.000 por refeição ou lanche. A prática clínica sugere que se administrem por refeição, no mínimo, 1 a 2 cápsulas de CREON 25.000 e, durante o lanche, 1 cápsula. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.